Buscar

V.M. 3 anos de vida, proveniente de Martinópolis. Pai relata que o menor está apresentando febre há um dia. Passou pela Santa Casa da cidade, sendo...

V.M. 3 anos de vida, proveniente de Martinópolis. Pai relata que o menor está apresentando febre há um dia. Passou pela Santa Casa da cidade, sendo atendido pelo médico clínico geral que prescreveu sintomático e orientou os cuidados quanto aos episódios de febre e retorno em 2 dias se não houver melhora do quadro febril. Ao exame: BEG, corado, hidratado, eupneico, afebril, acianótico, anictérico, Glasgow 15. BRNF 2 T S/ sopro. MV + bilateral sem RA. Abd com RHA +, flácido, indolor à palpação com fígado palpável 2 cm do RCD. Membros simétricos e sem edema com boa perfusão. Orofaringe e ostoscopia sem alteração. A conduta neste caso é:

a) Liberar o menor para casa, prescrever amoxacilina por 7 dias, orientar quanto aos sinais de gravidade e retornar se não houver melhora do quadro em 2 dias.
b) Internar o menor, coletar exames laboratoriais e concordar com o pai que o médico da cidade de origem se equivocou na conduta frente ao quadro clínico da criança.
c) Deixar em observação por 24 horas, coletar Hemograma, urina 1 e realizar radiografia de tórax. Realizar curva térmica para diferenciar febre de hipertermia.
d) Liberar o menor para casa, prescrever paracetamol, orientar quanto aos sinais de gravidade e retornar se não houver melhora do quadro em 2 dias.

Essa pergunta também está no material:

Questões para estudo
21 pág.

Pediatria I Universidade do Oeste PaulistaUniversidade do Oeste Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as opções: a) Liberar o menor para casa, prescrever amoxicilina por 7 dias, orientar quanto aos sinais de gravidade e retornar se não houver melhora do quadro em 2 dias. b) Internar o menor, coletar exames laboratoriais e concordar com o pai que o médico da cidade de origem se equivocou na conduta frente ao quadro clínico da criança. c) Deixar em observação por 24 horas, coletar Hemograma, urina 1 e realizar radiografia de tórax. Realizar curva térmica para diferenciar febre de hipertermia. d) Liberar o menor para casa, prescrever paracetamol, orientar quanto aos sinais de gravidade e retornar se não houver melhora do quadro em 2 dias. A conduta correta neste caso seria a opção: c) Deixar em observação por 24 horas, coletar Hemograma, urina 1 e realizar radiografia de tórax. Realizar curva térmica para diferenciar febre de hipertermia.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais