Buscar

Paciente do sexo feminino, tem 71 anos de idade, viúva e atualmente mora na casa da filha. Apresenta hipertensão arterial bem controlada com o uso ...

Paciente do sexo feminino, tem 71 anos de idade, viúva e atualmente mora na casa da filha. Apresenta hipertensão arterial bem controlada com o uso de medicações. Nessa ocasião vem à consulta queixando-se de que, há alguns meses, tem sentido mal estar e tontura. Traz anotado um controle pressórico, que demonstra que a média pressórica está sendo de 100x70 mmHg. Faz uso de valsartana 360 mg 1 x ao dia, anlodipino 5 mg à noite, queixa também de muito edema nas pernas que tiveram início após uso do anlodipino. Relata que antes de morar com a filha sua alimentação tinha muito sal e não usava as medicações nos horários adequados. Ao exame físico, mantém a pressão arterial controlada, está corada, hidratada, afebril, e todo exame físico sem alterações. A melhor conduta para este caso é:

a) Não há necessidade de propedêutica complementar no momento, uma vez que a paciente se encontra bem clinicamente.
b) O mal-estar deve ser interpretado como depressão unipolar, secundária às circunstâncias sociais da paciente. Logo, exames complementares não devem ser solicitados.
c) O médico deve suspender o anlodipino, manter a valsartana e manter o controle pressórico para avaliar se posteriormente será necessário ajustar a dose da valsartana, pois os sintomas muito provavelmente decorrem da queda da pressão.
d) Diante de um sintoma vago como mal-estar, deve ser solicitada propedêutica complementar nesse momento para uma melhor elucidação do diagnóstico, iniciando por uma tomografia de crânio.

Essa pergunta também está no material:

COMPILADO GABARITOS 8t 2020 - 1 e 2 Estagios
69 pág.

Saúde do Adulto e do Idoso Universidade do Oeste PaulistaUniversidade do Oeste Paulista

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Com base nas informações fornecidas, a melhor conduta para este caso é: c) O médico deve suspender o anlodipino, manter a valsartana e manter o controle pressórico para avaliar se posteriormente será necessário ajustar a dose da valsartana, pois os sintomas muito provavelmente decorrem da queda da pressão.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando