Buscar

Ao longo da história, observamos diferentes concepções de deficiência, marcadas e definidas pelos aspectos sociais, econômicos e culturais de cada ...

Ao longo da história, observamos diferentes concepções de deficiência, marcadas e definidas pelos aspectos sociais, econômicos e culturais de cada tempo. O modelo de concepção da deficiência ancorado pelo modelo social, iniciados e estruturado em meados da década de 1960 no Reino Unido, apresenta, em relação ao modelo médico/individual da deficiência, as seguintes críticas. Assinale as alternativas corretas:

  • As pessoas com deficiência enfrentam muitas dificuldades ao se locomover pelo espaço público, devendo permanecer somente em seus domicílios.
  • A deficiência é como a doença, são áreas que cabem somente ao saber médico cuidar, não devendo o poder público se envolver com questões relacionadas às dificuldades encontradas pelas pessoas com deficiência.
  • A deficiência é um desvio social que deve ser corrigido através da reabilitação e a constante busca da cura da deficiência.
  • A deficiência não pode ser entendida somente a partir do impedimento corporal, uma vez que depende da interação entre esses impedimentos e as barreiras sociais.
  • A deficiência é uma forma de opressão como o racismo e sexismo, não cabendo ao poder público influenciar na opinião que as pessoas têm sobre isso.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada alternativa: A) As pessoas com deficiência enfrentam muitas dificuldades ao se locomover pelo espaço público, devendo permanecer somente em seus domicílios. Essa afirmação está incorreta, pois o modelo social da deficiência busca a inclusão e acessibilidade das pessoas com deficiência na sociedade, não restringindo-as somente aos domicílios. B) A deficiência é como a doença, são áreas que cabem somente ao saber médico cuidar, não devendo o poder público se envolver com questões relacionadas às dificuldades encontradas pelas pessoas com deficiência. Essa afirmação está incorreta, pois o modelo social da deficiência defende que as questões relacionadas às dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência são de responsabilidade de toda a sociedade, incluindo o poder público. C) A deficiência é um desvio social que deve ser corrigido através da reabilitação e a constante busca da cura da deficiência. Essa afirmação está incorreta, pois o modelo social da deficiência não considera a deficiência como um desvio social a ser corrigido, mas sim como uma questão de direitos, inclusão e acessibilidade. D) A deficiência não pode ser entendida somente a partir do impedimento corporal, uma vez que depende da interação entre esses impedimentos e as barreiras sociais. Essa afirmação está correta. O modelo social da deficiência considera que a deficiência não é apenas um impedimento corporal, mas também é influenciada pelas barreiras sociais presentes na sociedade. E) A deficiência é uma forma de opressão como o racismo e sexismo, não cabendo ao poder público influenciar na opinião que as pessoas têm sobre isso. Essa afirmação está incorreta. O modelo social da deficiência reconhece a deficiência como uma forma de opressão, mas defende a atuação do poder público para promover a igualdade de direitos e combater a discriminação. Portanto, a alternativa correta é a letra D) A deficiência não pode ser entendida somente a partir do impedimento corporal, uma vez que depende da interação entre esses impedimentos e as barreiras sociais.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais