Logo Passei Direto
Buscar
Considere o seguinte investimento de cinco anos, calculado com uma taxa de atratividade de 10% ao ano. Analise as asserções abaixo:
I. Em uma lógica de decisão por seleção, esse investimento seria escolhido.
II. Um VPL maior que zero indica, em geral, um projeto aceitável.
A A asserção I é Verdadeira e a II é Falsa
B A asserção I é Falsa e a II é Verdadeira
C As duas asserções são verdadeiras e a II complementa a I.
D As duas asserções são verdadeiras, mas não estão relacionadas.
E As duas asserções são falsas.
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar cada asserção: I. Em uma lógica de decisão por seleção, esse investimento seria escolhido. - Para que um investimento seja escolhido em uma lógica de decisão por seleção, ele deve ter um VPL (Valor Presente Líquido) positivo. Sem informações adicionais sobre os fluxos de caixa do investimento, não podemos afirmar se essa asserção é verdadeira ou falsa. II. Um VPL maior que zero indica, em geral, um projeto aceitável. - Esta asserção é verdadeira. Um VPL maior que zero significa que o investimento gera um retorno superior à taxa de atratividade, tornando-o aceitável. Dado que a primeira asserção não pode ser confirmada como verdadeira sem mais informações, mas a segunda é verdadeira, a alternativa correta é: B) A asserção I é Falsa e a II é Verdadeira.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para esse investimento de cinco anos com uma taxa de atratividade de 10% ao ano, podemos analisar as asserções: I. Em uma lógica de decisão por seleção, esse investimento seria escolhido. II. Um VPL maior que zero indica, em geral, um projeto aceitável. Analisando as asserções: - A asserção I é Verdadeira e a II é Falsa. Portanto, a resposta correta é: A) A asserção I é Verdadeira e a II é Falsa.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Questão 2/10 - Gestão Orçamentária

Existem diversas metodologias de planejamento orçamentário. O orçamento matricial é uma dessas metodologias, que alocação recursos durante a elaboração do orçamento ao mesmo tempo que aponta erros na fase do controle orçamentário. Também chamado de gerenciamento matricial de despesas, nele as receitas e despesas são analisadas, cruzando linhas e colunas, como em uma matriz. Ao invés de gerir as despesas e as receitas por centros de custos, o faz pela visão cruzada de entidades (unidades da estrutura organizacional da empresa) e pacotes (conjunto de receitas e despesas de uma mesma natureza).

Sobre a prática do orçamento matricial, marque (V) para Verdadeiro e (F) para Falso:

( ) Cada pacote é controlado por um gestor, responsável pela conta de despesas

( ) Para clareza da execução orçamentária, é fundamental que apenas um gestor acompanhe a execução de cada conta

( ) Os gestores de departamentos monitoram as despesas da entidade sob sua responsabilidade

( ) O controle matricial se aplica às despesas, mas por sua natureza, não cabe às receitas.

A sequência correta é:

A V, F, F, V

B F, V, F, F

C V, F, V, F Gabarito: C. A metodologia do orçamento matricial pode ser exemplificada por uma empresa que possui um Departamento Comercial e uma conta/pacote de despesas de viagem, com recursos pré-determinados, controlada pelo gestor de linha (dono do pacote) responsável pela conta de despesas de viagem. No cruzamento, a despesa é monitorada pelo gestor de coluna, que pode ser o Gestor do departamento Comercial. Pelo menos 2 dois gestores acompanham a despesa ou receita, aumentando o nível de responsabilidade e justificando os gastos continuamente (Aula 2, Tema 5)

D F, V, V, V

E V, V, V, F

A V, F, F, V
B F, V, F, F
C V, F, V, F
D F, V, V, V
E V, V, V, F

Questão 3/10 - Gestão Orçamentária

Vantagem competitiva é o que resulta quando a empresa é capaz de neutralizar ou diminuir a ação dos concorrentes em seu mercado, por meio da diferenciação de seu produto ou serviço. Uma empresa competitiva está menos sujeita a crises e às variações do mercado, melhorando sua lucratividade

É frequente ver empresas que consideram sua eficiência operacional como uma vantagem competitiva. No entanto, ainda que ela permita se diferenciar da concorrência com preços mais baixos, a otimização de processos e capacidade técnica é um objetivo perseguido por qualquer empresa. Para complicar, operações de referência em eficiência são frequentemente imitadas e podem ser superadas.

Considerando a importância da prática orçamentária para a competitividade de uma empresa, marque (V) para Verdadeiro e (F) para Falso:

( ) a prática orçamentária, ao orientar as despesas da empresa, pode contribuir para a eficiência em custo da operação, que é quando o custo cumulativo é menor que o dos concorrentes.

( ) considerar o orçamento empresarial uma prática apenas burocrática e de controle, que não contribui para o desempenho do negócio, ignora a importância de qualquer empresa controlar suas despesas.

( ) mesmo empresas que tenham como diferencial um produto singular ou único podem ganhar competitividade por meio de práticas de orçamento modernas.

( ) para uma empresa que se dedica a produzir o mais eficientemente possível, a prática orçamentária tem enorme potencial de encarecer indevidamente o processo administrativo.

A sequência correta é:

A V, F, F, V

B F, V, F, F

C V, F, V, F

D F, V, V, V

E V, V, V, F. Gabarito: E. Duas estratégias de competitividade diferentes são a vantagem em custo ( quando o custo cumulativo da execução de todas as atividades é de valor mais baixo do que os custos dos concorrentes) e vantagem em diferencial (quando oferece um produto ou serviço singularmente valioso) (Aula 1, Tema 2). Como o contexto da questão nos mostra, independente da abordagem de vantagem competitiva da empresa, a prática orçamentária pode contribuir para uma operação eficiente, perseguido por qualquer empresa.

A V, F, F, V
B F, V, F, F
C V, F, V, F
D F, V, V, V
E V, V, V, F

Questão 4/10 - Gestão Orçamentária

O orçamento é “[...] um plano de ação futuro da administração para determinado período” [LUNKES, 2009], abrangendo tanto aspectos financeiros quanto aspectos não financeiros, e funcionando como direcionamento a ser seguido por uma organização em períodos vindouros. Como uma atividade ligada ao planejamento, execução e controle nas organizações, o orçamento apresenta uma série de vantagens, entre elas, a exigência de definição prévia de objetivos, diretrizes e políticas de desempenho; a indução da comunicação, integração e participação ao longo de toda a organização; foco no futuro por parte dos colaboradores; formação de uma estrutura com atribuições de responsabilidade; promoção de visão sistêmica; aumento da coordenação e controle das atividades entre outras (LYRIO, 2014)

Entre os efeitos da prática de orçamentos nas empresas, incluem-se:

I. a existência de padrões de desempenho para a avaliação do desempenho das operações da empresa.

II. as decisões estratégicas dos departamentos da empresa ganham coerência entre si, com todos trabalhado de forma mais alinhada.

III. redução do volume de despesas

São corretas:

A Apenas I

B I e II Gabarito: B. Além das vantagens apresentadas no contexto, o orçamento contribui com ao criar padrões de desempenho: com os indicadores de desempenho, tornar mais claros e possíveis os objetivos e metas, além de orientar para as decisões e estratégias departamentais (Aula 1, Tema 4)

C I e III

D II e III

E I, II e III

A Apenas I
B I e II
C I e III
D II e III
E I, II e III

A V, F, F, V. B F, V, F, F. C V, F, V, F. D F, V, V, V. Gabarito: D. Orçamento de vendas é ponto de partida do orçamento, ao apresentar os sacrifícios para entidade vender e comercializar seus produtos. O orçamento de produção projeta o volume de produção necessário para o período, quantificando a mão-de-obra necessária para cumprir com a produção. O orçamento de compras de materiais e estoques levanta a necessidade de materiais diretos, embalagens e matéria-prima, por exemplo. Nesse orçamento, são também levadas em consideração as projeções dos estoques iniciais e finais para todos os períodos (Aula 1, Tema 3)

a) II and IV are correct.
b) II, III, and IV are correct.
c) I, III, and IV are correct.

II. Orçamento de Mão de obra direta III. Orçamento de Custos Indiretos de produção São corretas: A Apenas I. B I e II C I e III D II e III E I, II e III

A Apenas I.
B I e II
C I e III
D II e III
E I, II e III

Mais conteúdos dessa disciplina