Logo Passei Direto
Buscar
Pode-se atravessar uma barra de gelo usando-se uma arame com um peso adequado, sem que a barra fique dividida em duas partes. Qual é a explicação para o fenômeno?

a) A pressão exercida pelo arames obre o gelo abaixa seu ponto de fusão.
b) O gelo já cortado pelo arame, devido a baixa temperatura, se funde novamente.
c) A pressão exercida pelo arame sobre o gelo aumenta seu ponto de fusão, mantendo a barra sempre solida.
d) O arame, estando naturalmente mais aquecido, funde o gelo; essa energia, uma vez perdida para a atmosfera, deixa a barra novamente solida.
e) Há uma ligeira flexão da barra, e as duas partes, já cortadas pelo arame, são comprimidas uma contra a outra, soldando-se.
User badge image
Questões para Estudantes

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 meses

Para entender o fenômeno descrito, precisamos considerar como a pressão e a temperatura afetam o ponto de fusão do gelo. Quando um objeto exerce pressão sobre o gelo, isso pode alterar o ponto de fusão do gelo, permitindo que ele se torne líquido sob pressão, mesmo que a temperatura esteja abaixo de 0°C. Vamos analisar as alternativas: a) A pressão exercida pelo arame sobre o gelo abaixa seu ponto de fusão. - Esta afirmação está correta, pois a pressão pode realmente abaixar o ponto de fusão do gelo, permitindo que ele se torne líquido sem que a temperatura aumente. b) O gelo já cortado pelo arame, devido a baixa temperatura, se funde novamente. - Isso não explica o fenômeno, pois o gelo não se funde novamente apenas por estar em baixa temperatura. c) A pressão exercida pelo arame sobre o gelo aumenta seu ponto de fusão, mantendo a barra sempre sólida. - Esta afirmação é incorreta, pois a pressão não aumenta o ponto de fusão do gelo. d) O arame, estando naturalmente mais aquecido, funde o gelo; essa energia, uma vez perdida para a atmosfera, deixa a barra novamente sólida. - Isso não é uma explicação correta para o fenômeno. e) Há uma ligeira flexão da barra, e as duas partes, já cortadas pelo arame, são comprimidas uma contra a outra, soldando-se. - Isso não é uma explicação válida para o fenômeno. Portanto, a alternativa correta é: a) A pressão exercida pelo arame sobre o gelo abaixa seu ponto de fusão.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar as opções: a) A pressão exercida pelo arame sobre o gelo abaixa seu ponto de fusão. b) O gelo já cortado pelo arame, devido à baixa temperatura, se funde novamente. c) A pressão exercida pelo arame sobre o gelo aumenta seu ponto de fusão, mantendo a barra sempre sólida. d) O arame, estando naturalmente mais aquecido, funde o gelo; essa energia, uma vez perdida para a atmosfera, deixa a barra novamente sólida. e) Há uma ligeira flexão da barra, e as duas partes, já cortadas pelo arame, são comprimidas uma contra a outra, soldando-se. A explicação correta para o fenômeno é a opção: c) A pressão exercida pelo arame sobre o gelo aumenta seu ponto de fusão, mantendo a barra sempre sólida.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Pela análise dos dados da tabela, medidos a 1 atm, podemos afirmar que à temperatura de 40 ºC e 1 atm:
O éter e o etanol encontram-se na fase gasosa.
O éter se encontra na fase gasosa e o etanol na fase líquida.
Ambos encontram-se na fase líquida.
O éter encontra-se na fase líquida e o etanol na fase gasosa.
Ambos se encontram na fase sólida.
a) O éter e o etanol encontram-se na fase gasosa.
b) O éter se encontra na fase gasosa e o etanol na fase líquida.
c) Ambos encontram-se na fase líquida.
d) O éter encontra-se na fase líquida e o etanol na fase gasosa.
e) Ambos se encontram na fase sólida.

O naftaleno, comercialmente conhecido como naftalina, empregado para evitar baratas em roupas, funde em temperaturas superiores a 80°C. Sabe-se que bolinhas de naftalina, à temperatura ambiente, têm suas massas constantemente diminuídas, terminando por desaparecer sem deixar resíduo. Essa observação pode ser explicada pelo fenômeno da:

a) fusão.
b) sublimação.
c) solidificação.
d) liquefação.
e) ebulição.

O ponto de fusão do cobre é igual a 1083 ºC e o ponto de ebulição é de 2 310 ºC. Assinale a alternativa que indica corretamente o estado físico do cobre em 20ºC, 100ºC, 1000ºC e 2500ºC, respectivamente:

a) sólido, sólido, líquido, gasoso.
b) Sólido, sólido, sólido, sólido.
c) Sólido, sólido, sólido, gasoso.
d) Sólido, sólido, sólido, líquido.
e) Sólido, líquido, líquido, gasoso.

Mais conteúdos dessa disciplina