Buscar

Em consulta de puericultura, mãe relata que lactente com 5 meses de vida, em aleitamento materno exclusivo desde o nascimento, vem apresentando reg...

Em consulta de puericultura, mãe relata que lactente com 5 meses de vida, em aleitamento materno exclusivo desde o nascimento, vem apresentando regurgitações frequentes, cerca de 10 vezes por dia, associadas a irritabilidade e recusa do seio materno, há quase 2 meses. Refere que sintomas pioraram há 1 mês, desde que mãe voltou a trabalhar e introduziu fórmula infantil de partida, que é oferecida apenas na sua ausência. Ganho de peso neste período de 5g/dia. Paciente nasceu de parto cesárea, a termo, sem intercorrências. Pai com história de rinite alérgica. Ao exame, o lactente apresentava-se choroso, abdome ácido, indolor a palpação superficial e profunda, com placas eritemato-descamativas em tronco e membros, associado a xerodermia. Diante do caso, qual a conduta imediata a considerar?

A Trocar fórmula infantil de partida por fórmula antirrefluxo e orientar a mãe medidas antirrefluxo.
B Iniciar IBP (inibidor de bomba de prótons) e domperidona durante 30 dias e reavaliar.
C Orientar dieta materna sem leite de vaca e derivados, trocar fórmula infantil por fórmula extensamente hidrolisada com lactose por 4-6 semanas e programar o teste de provocação oral.
D Suspender aleitamento materno e introduzir fórmula de aminoácidos.
E Todas as alternativas acima estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

Questões de Concurso sobre Medicina pela UNIOESTE 2
4 pág.

Medicina Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar as opções: A) Trocar fórmula infantil de partida por fórmula antirrefluxo e orientar a mãe medidas antirrefluxo. B) Iniciar IBP (inibidor de bomba de prótons) e domperidona durante 30 dias e reavaliar. C) Orientar dieta materna sem leite de vaca e derivados, trocar fórmula infantil por fórmula extensamente hidrolisada com lactose por 4-6 semanas e programar o teste de provocação oral. D) Suspender aleitamento materno e introduzir fórmula de aminoácidos. E) Todas as alternativas acima estão corretas. Diante do caso descrito, a conduta imediata a considerar seria a opção: C) Orientar dieta materna sem leite de vaca e derivados, trocar fórmula infantil por fórmula extensamente hidrolisada com lactose por 4-6 semanas e programar o teste de provocação oral.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais