Buscar

Um médico, ao iniciar seus trabalhos em uma nova equipe de saúde da família, é questionado por seu colega enfermeiro sobre como deve formatar sua a...

Um médico, ao iniciar seus trabalhos em uma nova equipe de saúde da família, é questionado por seu colega enfermeiro sobre como deve formatar sua agenda. Para poder responder à dúvida, o médico pergunta sobre os trabalhos comunitários desenvolvidos, tempo para visitas e grupos. Seu colega fica sem atitude, afirmando que o médico anterior apenas atendia consultas, 16 por turno e com isso ganhava uma tarde de liberação para estudo. Diante do exposto, o médico iniciante, em conjunto com sua equipe, decide realizar um planejamento e um diagnóstico situacional. Nesse caso seria essencial:
A Conhecer as patologias com menor prevalência presentes no seu território, no sentido de se preparar caso as mesmas apareçam.
B Realizar levantamento de dados epidemiológicos e sanitários do território e levar em conta os determinantes de saúde levantados pelas lideranças comunitárias.
C Pedir para os agentes comunitários de saúde realizarem a territorialização para que o médico possa centrar seus esforços no atendimento da livre demanda.
D Conhecer bem a clínica individual, uma vez que esta é a principal causa da demanda espontânea, responsável pela pressão assistencial das áreas limítrofes.
B Realizar levantamento de dados epidemiológicos e sanitários do território e levar em conta os determinantes de saúde levantados pelas lideranças comunitárias.

Essa pergunta também está no material:

Atencao Primaria a Saude (APS) - Questões
195 pág.

Atenção Primária à Saúde Faculdade Santo Agostinho de Vitória da ConquistaFaculdade Santo Agostinho de Vitória da Conquista

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Vou analisar as opções: A) Conhecer as patologias com menor prevalência presentes no seu território, no sentido de se preparar caso as mesmas apareçam. B) Realizar levantamento de dados epidemiológicos e sanitários do território e levar em conta os determinantes de saúde levantados pelas lideranças comunitárias. C) Pedir para os agentes comunitários de saúde realizarem a territorialização para que o médico possa centrar seus esforços no atendimento da livre demanda. D) Conhecer bem a clínica individual, uma vez que esta é a principal causa da demanda espontânea, responsável pela pressão assistencial das áreas limítrofes. A alternativa correta é a B) Realizar levantamento de dados epidemiológicos e sanitários do território e levar em conta os determinantes de saúde levantados pelas lideranças comunitárias. Isso é essencial para um planejamento adequado e eficaz na atuação em uma equipe de saúde da família.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image