Buscar

A teoria da empresa, baseou-se no artigo 2.082 do Código Civil italiano, que possui a seguinte redação: "Art. 2.082. (Empresário). É empresário que...

A teoria da empresa, baseou-se no artigo 2.082 do Código Civil italiano, que possui a seguinte redação: "Art. 2.082. (Empresário). É empresário quem exercita profissionalmente atividade econômica organizada para o fim da produção ou troca de bens ou de serviços". No direito brasileiro, ao consagrar a teoria da empresa, o art. 966 do Código Civil busca definir o empresário com base no direito italiano: "Art.  966. Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços" (Vieira, 2024, on-line).

Sobre a teoria da empresa e a definição de empresário no direito brasileiro, analise as sentenças a seguir:

I. O direito brasileiro adotou a teoria da empresa e a definição de empresário do direito italiano, adaptando-as às peculiaridades e necessidades do contexto nacional.

II. O artigo 966 do Código Civil brasileiro, ao definir o empresário, reflete a influência do direito italiano, buscando estabelecer critérios semelhantes aos do artigo 2.082 italiano.

III. A teoria da empresa teve como base o artigo 2.082 do Código Civil italiano, que define empresário como aquele que exerce atividade econômica organizada para a produção ou troca de bens ou serviços.

IV. O artigo 2.082 do Código Civil italiano tanto quanto o artigo 966 do Código Civil brasileiro destacam a importância da atividade econômica organizada como critério para determinar quem é considerado empresário.

É correto o que se afirma em:

A) III e IV, apenas.

B) I, II e III, apenas.

C) II e IV, apenas.

D) I, II, III e IV.

E) I, apenas.





































































































Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as sentenças fornecidas: I. O direito brasileiro adotou a teoria da empresa e a definição de empresário do direito italiano, adaptando-as às peculiaridades e necessidades do contexto nacional. - Correto. O direito brasileiro adotou a teoria da empresa e a definição de empresário do direito italiano, adaptando-as às peculiaridades nacionais. II. O artigo 966 do Código Civil brasileiro, ao definir o empresário, reflete a influência do direito italiano, buscando estabelecer critérios semelhantes aos do artigo 2.082 italiano. - Correto. O artigo 966 do Código Civil brasileiro reflete a influência do direito italiano ao definir o empresário. III. A teoria da empresa teve como base o artigo 2.082 do Código Civil italiano, que define empresário como aquele que exerce atividade econômica organizada para a produção ou troca de bens ou serviços. - Correto. A teoria da empresa teve como base o artigo 2.082 do Código Civil italiano. IV. O artigo 2.082 do Código Civil italiano tanto quanto o artigo 966 do Código Civil brasileiro destacam a importância da atividade econômica organizada como critério para determinar quem é considerado empresário. - Correto. Ambos os artigos destacam a importância da atividade econômica organizada para definir quem é considerado empresário. Portanto, a alternativa correta é: A) III e IV, apenas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image