Buscar

Sobre o rastreio e o diagnóstico de toxoplasmose na gestação, assinalar a alternativa CORRETA: Na ausência de anticorpos IgG e IgM no primeiro trim...

Sobre o rastreio e o diagnóstico de toxoplasmose na gestação, assinalar a alternativa CORRETA:
Na ausência de anticorpos IgG e IgM no primeiro trimestre da gestação, não é necessário repetir os exames nos demais trimestres, e inicia-se a instrução da adoção de práticas preventivas.
Solicitar rotineiramente sorologia para toxoplasmose é justificado apenas em regiões de alta prevalência dessa parasitose devido ao elevado risco de acometimento fetal.
Na presença de anticorpos IgG-positivos e IgM-negativos, deve-se solicitar imediatamente o teste de avidez de IgG.
O risco da transmissão e da infecção congênita é menor com o avanço da gestação, mas a gravidade é maior.
A
B
C
D

Essa pergunta também está no material:

Questões de Ginecologia e Obstetrícia 46
4 pág.

Ginecologia e Obstetrícia Universidade do Oeste PaulistaUniversidade do Oeste Paulista

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada alternativa: A) Na ausência de anticorpos IgG e IgM no primeiro trimestre da gestação, não é necessário repetir os exames nos demais trimestres, e inicia-se a instrução da adoção de práticas preventivas. Essa afirmação está incorreta. Na ausência de anticorpos IgG e IgM no primeiro trimestre, é recomendado repetir os exames nos trimestres seguintes para monitorar a sorologia da gestante. B) Solicitar rotineiramente sorologia para toxoplasmose é justificado apenas em regiões de alta prevalência dessa parasitose devido ao elevado risco de acometimento fetal. Essa afirmação está incorreta. A sorologia para toxoplasmose deve ser solicitada rotineiramente durante o pré-natal, independentemente da região, devido aos riscos para o feto. C) Na presença de anticorpos IgG-positivos e IgM-negativos, deve-se solicitar imediatamente o teste de avidez de IgG. Essa afirmação está correta. O teste de avidez de IgG é indicado para avaliar a fase da infecção por toxoplasmose em gestantes com IgG positivo e IgM negativo. D) O risco da transmissão e da infecção congênita é menor com o avanço da gestação, mas a gravidade é maior. Essa afirmação está incorreta. O risco de transmissão e infecção congênita aumenta com o avanço da gestação, e a gravidade da infecção é menor no início da gestação. Portanto, a alternativa correta é a letra C) Na presença de anticorpos IgG-positivos e IgM-negativos, deve-se solicitar imediatamente o teste de avidez de IgG.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina