Buscar

Assinale a opção correta acerca dos negócios jurídicos. A Os negócios jurídicos podem ser praticados pelo titular do direito negociado ou por seu r...

Assinale a opção correta acerca dos negócios jurídicos.
A Os negócios jurídicos podem ser praticados pelo titular do direito negociado ou por seu representante; assim, qualquer manifestação de vontade do representante produz efeitos em relação ao representado.
B Na análise de um negócio jurídico bilateral, deve-se, em atendimento ao princípio da autonomia da vontade, aplicar o sentido literal da linguagem consubstanciado no negócio, e não, o da intenção dos contratantes.
C Ocorrerá defeito no negócio jurídico quando as declarações de vontade emanarem de erro substancial que poderia ser percebido por pessoa de diligência normal, em face das circunstâncias do negócio; assim, considera-se substancial o erro quando, sendo de direito e não implicando recusa à aplicação da lei, for ele o motivo único ou principal do negócio jurídico.
D O dolo provoca a nulidade dos negócios jurídicos, exceto quando praticado por terceiro, e, se ambas as partes procederem com dolo, nenhuma delas poderá alegá-lo para anular o negócio ou reclamar indenização.
E Não provoca vício ao negócio jurídico o fato de as suas condições se sujeitarem ao puro arbítrio de uma das partes.

Essa pergunta também está no material:

Questoes Objetivas - Monitoria TGDP II - Prova I
15 pág.

Teoria Geral do Direito Privado Humanas / SociaisHumanas / Sociais

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada alternativa: A) Os negócios jurídicos podem ser praticados pelo titular do direito negociado ou por seu representante; assim, qualquer manifestação de vontade do representante produz efeitos em relação ao representado. - Esta afirmação está correta de acordo com o princípio da representação. B) Na análise de um negócio jurídico bilateral, deve-se, em atendimento ao princípio da autonomia da vontade, aplicar o sentido literal da linguagem consubstanciado no negócio, e não, o da intenção dos contratantes. - Esta afirmação está incorreta, pois a interpretação do negócio jurídico deve levar em consideração a vontade real das partes, não apenas o sentido literal. C) Ocorrerá defeito no negócio jurídico quando as declarações de vontade emanarem de erro substancial que poderia ser percebido por pessoa de diligência normal, em face das circunstâncias do negócio; assim, considera-se substancial o erro quando, sendo de direito e não implicando recusa à aplicação da lei, for ele o motivo único ou principal do negócio jurídico. - Esta afirmação está correta, pois o erro substancial pode levar à anulação do negócio jurídico. D) O dolo provoca a nulidade dos negócios jurídicos, exceto quando praticado por terceiro, e, se ambas as partes procederem com dolo, nenhuma delas poderá alegá-lo para anular o negócio ou reclamar indenização. - Esta afirmação está incorreta, pois o dolo pode levar à anulação do negócio jurídico, independentemente de quem o praticou. E) Não provoca vício ao negócio jurídico o fato de as suas condições se sujeitarem ao puro arbítrio de uma das partes. - Esta afirmação está incorreta, pois o arbítrio de uma das partes pode caracterizar um vício de consentimento. Portanto, a alternativa correta é a letra A.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais