Buscar

O Direito Internacional Privado – DIPr recebeu os efeitos de uma transformação generalizada, em razão do progresso nas comunicações e dos avanços n...

O Direito Internacional Privado – DIPr recebeu os efeitos de uma transformação generalizada, em razão do progresso nas comunicações e dos avanços nos meios de transporte, que influenciou as relações humanas e alcançou povos de todos os continentes, resultando no que se nomeia de “fenômeno de aproximação e integração dos povos”. Considerado esse contexto, em relação à aplicação e ao desenvolvimento do DIPr, é correto se afirmar:
a. Constata-se que é muito pequena a quantidade de contratos que se realizam entre empresas e indivíduos domiciliados em países diferentes, o que tem feito que, nos últimos tempos, os juristas tenham se concentrado nos efeitos do Direito Internacional Público, que se aplica em maior extensão e com maior relevância às controvérsias existentes entre Estados.
b. É o ramo da ciência jurídica que se limita e observa a aplicação do princípio da territorialidade, pressuposto legal que a Constituição da República adota no trato dos conflitos internacionais.
c. Possui interesse pontual no sistema normativo interno a cada Estado, de modo a compatibilizar a jurisdição interna à jurisprudência dos Tribunais Internacionais, que possuem a competência para solução de conflitos jurídicos dos cidadãos que envolvam mais de um Continente.
d. Configura-se como ciência jurídica que não se limita ao princípio da territorialidade, na medida em que precisa definir quando, em que casos e em quais limites pode o direito estrangeiro ser aplicado pelo juiz nacional.
e. Considerando o elevado número de brasileiros que deixam o país para se dirigirem à União Europeia e aos Estados Unidos, com a finalidade de fazer turismo ou de estudar, e em razão de essa conjuntura potencializar o surgimento de conflitos de direito vinculando Estados soberanos diversos, o interesse dos Estados orienta-se pelo fortalecimento do Direito Internacional Público – DIP, em detrimento do DIPr, que alcança um reduzido contingente de pessoas.
A resposta correta é: Configura-se como ciência jurídica que não se limita ao princípio da territorialidade, na medida em que precisa definir quando, em que casos e em quais limites pode o direito estrangeiro ser aplicado pelo juiz nacional.

Essa pergunta também está no material:

Prova da disciplina (Valor_ 5,0 pontos)_ Revisão da tentativa (Direito internacional)
10 pág.

Direito Internacional Faculdade ProjeçãoFaculdade Projeção

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as alternativas, a correta é: "d. Configura-se como ciência jurídica que não se limita ao princípio da territorialidade, na medida em que precisa definir quando, em que casos e em quais limites pode o direito estrangeiro ser aplicado pelo juiz nacional."

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina