Buscar

Questão 2 O advogado Érico, por suposta prática de crime inafiançável ligado ao exercício da advocacia, teve sua prisão em flagrante decretada por ...

Questão 2
O advogado Érico, por suposta prática de crime inafiançável ligado ao exercício da advocacia, teve sua prisão em flagrante decretada por autoridade competente que presidia determinado ato judicial. No ardor da discussão o advogado exigiu o direito de ter a presença de representante da OAB para lavratura do auto respectivo, o que lhe foi negado pela autoridade sob justificativa de que o mesmo não se encontrava em condições pertinentes para pleitear qualquer exigência, sendo o auto lavrado. Considerando a situação apresentada, nos termos do Estatuto da Advocacia, assinale a afirmativa correta.

A) A prática de crime inafiançável ligado ao exercício da advocacia afasta, em qualquer hipótese, o direito do advogado de ter a presença de representante da OAB para lavratura do auto respectivo.
B) O descumprimento pela autoridade do direito pleiteado pelo advogado constitui crime passível de detenção, de três meses a um ano e multa, além da nulidade do auto de prisão respectivo.
C) A anulabilidade do auto de prisão deverá ser pleiteada pelo advogado, e reconhecida em juízo, para que a conduta da autoridade configure crime punível com detenção de seis meses a dois anos e multa.
D) A autoridade desempenhou a prisão de forma adequada e não violou qualquer direito do advogado. O referido auto de prisão é anulável e poderá ser questionado oportunamente em juízo.

Essa pergunta também está no material:

OAB
17 pág.

Direito Penal III Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar as alternativas: A) A prática de crime inafiançável ligado ao exercício da advocacia afasta, em qualquer hipótese, o direito do advogado de ter a presença de representante da OAB para lavratura do auto respectivo. B) O descumprimento pela autoridade do direito pleiteado pelo advogado constitui crime passível de detenção, de três meses a um ano e multa, além da nulidade do auto de prisão respectivo. C) A anulabilidade do auto de prisão deverá ser pleiteada pelo advogado, e reconhecida em juízo, para que a conduta da autoridade configure crime punível com detenção de seis meses a dois anos e multa. D) A autoridade desempenhou a prisão de forma adequada e não violou qualquer direito do advogado. O referido auto de prisão é anulável e poderá ser questionado oportunamente em juízo. Com base na situação apresentada, a alternativa correta é a letra C) A anulabilidade do auto de prisão deverá ser pleiteada pelo advogado, e reconhecida em juízo, para que a conduta da autoridade configure crime punível com detenção de seis meses a dois anos e multa.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina