Buscar

Na contemporaneidade, a preocupação de gestores e projetistas em proporcionar ambientes construídos mais sustentáveis e saudáveis tem sido fundamen...

Na contemporaneidade, a preocupação de gestores e projetistas em proporcionar ambientes construídos mais sustentáveis e saudáveis tem sido fundamental na concepção e execução de novos edifícios e intervenções urbanas. Ainda, gestores e projetistas têm se conscientizado que a sustentabilidade não se resume aos aspectos ambientais, tendo o seu conceito alargado e envolvendo preocupações sociais e econômicas. Por essa perspectiva, novas intervenções no espaço construído são guiadas pela intenção de promover melhorias nos aspectos ambientais, sociais e econômicos, contribuindo para uma vida e uma paisagem urbana mais saudáveis. 

 

Como exemplo dessas intervenções, temos a requalificação do Rio Cheonggyecheon em Seul, na Coreia do Sul: de um rio com margens favelizadas e águas deterioradas, posteriormente cobertas por um viaduto e autopistas, o rio coreano foi reaberto à população e recebeu um novo projeto de paisagismo. Entre os anos 2003 e 2008, o governo local saneou as águas e interviu nas margens do rio, obtendo um exitoso exemplo de paisagismo sustentável. Veja a imagem a seguir, que mostra o antes e o depois do Rio Cheonggyecheon.

Disponível em: https://www.landscapeperformance.org/case-study-briefs/cheonggyecheon-stream-restoration. Acesso em: 12 dez. 2021 (adaptado).

 

Os efeitos positivos da intervenção paisagística no rio coreano foram diversos: desde o aumento da biodiversidade até a criação de novos negócios locais, passando pela redução da temperatura, da poluição sonora e do ar, além do aumento substancial de visitantes em suas orlas.

 

Diante do exposto e em relação ao paisagismo sustentável, avalie as afirmações a seguir.

 

I. Os projetistas devem, no paisagismo sustentável urbano, privilegiar espécies exóticas de plantas resistentes a poluições da atmosfera e do solo.

 

II. Deve-se, no paisagismo sustentável, enfatizar prioritariamente os aspectos bioclimáticos, sendo os aspectos sociais e econômicos secundários nas decisões de projeto.

 

III. O paisagismo sustentável deve promover a melhoria ambiental dos espaços urbanos por meio da restauração de ecossistemas locais, observando os aspectos bioclimáticos.

 

IV. O paisagismo sustentável demanda atenção aos fatores climáticos globais (como a altitude) e locais (como a insolação) para especificação de plantas e decisões de projeto.

 

É correto o que se afirma em

A) 

I, III e IV, apenas. 

B) 

III e IV, apenas. 

C) 

I, II, III e IV. 

D) 

I e II, apenas. 

E) 

II, apenas. 


Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais