Buscar

Sobre o modelo de Mundell-Fleming (renda no eixo X e juro no eixo Y): Com taxas fixas de câmbio e mobilidade imperfeita de capitais, apenas a polít...

Sobre o modelo de Mundell-Fleming (renda no eixo X e juro no eixo Y):
Com taxas fixas de câmbio e mobilidade imperfeita de capitais, apenas a política fiscal será eficaz para influenciar a renda.
Em um regime de taxas flutuantes de câmbio e perfeita mobilidade de capitais, expansões fiscais são ineficazes para influenciar a renda.
Neste modelo, a curva que explicita o equilíbrio externo será horizontal caso haja plena mobilidade de capitais, e negativamente inclinada, caso a mobilidade não seja plena.
Havendo plena mobilidade de capitais, o equilíbrio com taxas fixas de câmbio é encontrado na interseção da curva IS com a curva BP, que representa o equilíbrio externo. Neste caso, a curva LM é redundante.
Em um regime de taxas flutuantes de câmbio, uma expansão monetária gera uma alta inicial dos investimentos, mas uma queda das exportações líquidas.
Resolução:
(0) Verdadeiro.
Com câmbio fixo, a política monetária não altera nem Y nem i no equilíbrio de longo prazo. Porém:
Só a política fiscal é capaz de afetar Y, nesse contexto.
(1) Verdadeiro.
E2: Superávit (entra US$ e seu preço (e) cai X.
(2) Falso.
Na mobilidade imperfeita, BP é positivamente inclinada.
(3) Verdadeiro.
EI: Superávit RI (com e fixo) LM vai para a direita até onde BP = IS.
EII: Déficit RI LM vai para a esquerda até BP = IS.
(4) Falso.
E2: Déficit demanda US$ e seu preço aumenta (e ) X IS para a direita. Há também o impacto associado à queda da taxa de juros sobre investimentos. Mas o que ocorre com NX?
No caso da mobilidade perfeita, se vale a condição Marshall-Lerner, as exportações líquidas aumentam por conta da desvalorização cambial. É importante notar que o aumento da renda interna provoca aumento das importações, mas a hipótese da condição subjacente garante que o efeito líquido sobre as exportações líquidas (NX) é positivo.

(a) Verdadeiro
(b) Verdadeiro
(c) Falso
(d) Falso
(e) Falso

Essa pergunta também está no material:

Macroeconomia_Anpec
440 pág.

Macroeconomia I

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada alternativa: (a) Verdadeiro: Com câmbio fixo, a política monetária não altera nem Y nem i no equilíbrio de longo prazo. Porém, apenas a política fiscal é capaz de afetar Y, nesse contexto. Portanto, essa afirmação está correta. (b) Verdadeiro: Em um regime de taxas flutuantes de câmbio, uma expansão monetária gera uma alta inicial dos investimentos, mas uma queda das exportações líquidas. Essa afirmação está correta. (c) Falso: Na mobilidade imperfeita, a Balança de Pagamentos (BP) é positivamente inclinada. Portanto, essa afirmação está incorreta. (d) Falso: Com plena mobilidade de capitais, o equilíbrio com taxas fixas de câmbio é encontrado na interseção da curva IS com a curva BP, que representa o equilíbrio externo. Neste caso, a curva LM não é redundante. Portanto, essa afirmação está incorreta. (e) Falso: No caso da mobilidade perfeita, se vale a condição Marshall-Lerner, as exportações líquidas aumentam por conta da desvalorização cambial. Portanto, essa afirmação está incorreta. Resposta: As alternativas corretas são (a) Verdadeiro e (b) Verdadeiro.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina