Logo Passei Direto
Buscar
Um texto, para ser coerente, deve recorrer aos seus conhecimentos de mundo, verificando se são compatíveis com o texto apresentado. Além disso, é necessário saber o fator textualidade, a fim de perceber se sua ocorrência afeta a produção de sentido. Dentre os fatores de textualidade estudados, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
A intencionalidade está relacionada com a cooperação entre o produtor e o receptor do texto, ou seja, com o esforço feito por ambos para garantir sentido ao texto.
A aceitabilidade é formada por fatores que tornam um texto relevante para determinada situação de comunicação.
A intertextualidade é a relação que um determinado texto estabelece com outros textos, produzidos em outras situações comunicacionais.
A situacionalidade está relacionada com as pretensões do autor/produtor/emissor, com o que ele pretende com aquele texto.

A F - F - V - V.
B F - V - F - F.
C V - F - V - V.
D F - F - V - F.
User badge image
SegurancaPrivadaBR

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Vamos analisar cada alternativa: A) A intencionalidade está relacionada com a cooperação entre o produtor e o receptor do texto, ou seja, com o esforço feito por ambos para garantir sentido ao texto. - Verdadeiro B) A aceitabilidade é formada por fatores que tornam um texto relevante para determinada situação de comunicação. - Falso C) A intertextualidade é a relação que um determinado texto estabelece com outros textos, produzidos em outras situações comunicacionais. - Verdadeiro D) A situacionalidade está relacionada com as pretensões do autor/produtor/emissor, com o que ele pretende com aquele texto. - Verdadeiro Portanto, a classificação correta é: C) V - F - V - V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre a coerência textual, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Em geral, os textos não trazem muita informação implícita ou subentendida e, também, não mencionam todas as relações entre as informações expostas.
( ) Apesar de todo cuidado que o autor do texto tem, o leitor pode não ter os conhecimentos necessários para entender se o texto é coerente ou não.
( ) Todos nós, ao longo de nossa vida, temos experiências e leituras diferentes, o que representa a maneira como lemos e interpretamos os textos que nos são apresentados.
( ) A construção do sentido depende das informações, conhecimentos e intenções de quem falou e dos conhecimentos, informações disponíveis de quem ouviu.
Assinale a alternativa que apresenta a CORRETA:

A V - V - F - V.
B F - F - V - V.
C V - F - V - F.
D F - V - V - V.

A partir da análise desse trecho, assinale a alternativa CORRETA:
A O trecho sugere a conexão dos conhecimentos com a realidade vivida pelas pessoas, de maneira crítica e atuante em sociedade.
B A autora compreende que estratégias bem empregadas são garantia de que o aluno compreenderá cada um dos gêneros e temas ensinados nas escolas.
C A autora entende que escrever texto tem a ver com a produção da identidade, ou seja, toda vez que alguém escreve está decidindo se despersonalizar, abrir mão de si.
D O texto afirma que a educação crítica, em uma perspectiva linguística, é inviável; caso o aluno seja crítico, terá dificuldade de produzir textos que se adaptem.

A
B
C
D

A partir da análise do texto, assinale a alternativa CORRETA:
O texto cita uma característica dos textos da internet: todos eles possuem cunho jornalístico e pretendem ser mais verbais que não verbais.
O texto define o que é conhecimento prévio, diferenciando essa forma de saber aos discursos presentes em hipertextos e outras leituras modernas.
O texto aponta a multiplicidade dos textos verbais presente em formas tradicionais de leitura como livros e jornais impressos.
O texto aponta uma forma de ler na atualidade - a pluralidade das conexões, interconexões; a multiplicidade que exige um ir e vir.

A O texto cita uma característica dos textos da internet: todos eles possuem cunho jornalístico e pretendem ser mais verbais que não verbais.
B O texto define o que é conhecimento prévio, diferenciando essa forma de saber aos discursos presentes em hipertextos e outras leituras modernas.
C O texto aponta a multiplicidade dos textos verbais presente em formas tradicionais de leitura como livros e jornais impressos.
D O texto aponta uma forma de ler na atualidade - a pluralidade das conexões, interconexões; a multiplicidade que exige um ir e vir.

Mais conteúdos dessa disciplina