Buscar

Leia o trecho a seguir: “O consumo de substâncias psicoativas está presente em toda a história da humanidade; no entanto, sofreu modificações ao lo...

Leia o trecho a seguir:
“O consumo de substâncias psicoativas está presente em toda a história da humanidade; no entanto, sofreu modificações ao longo do tempo. Recentemente, o consumo de substâncias psicoativas se tornou tanto um problema de quanto de segurança pública, algo que ocorreu concomitantemente aos avanços científicos na indústria química, na medicina e na farmacologia. Com esses avanços e as modificações que eles produziram na sociedade, algumas substâncias psicoativas acederam ao estatuto de droga.”
Fonte: SCHIMITH, P. B.; MURTA, G. A. V.; QUEIROZ, S. S. A abordagem dos termos dependência química, toxicomania e drogadição no campo da psicologia brasileira. Psicologia USP, São Paulo, n. 30, 2019. Disponível em: . Acesso em: 02 set 2021.
O trecho reflete sobre a situação da dependência química no Brasil. Assim, considerando essas informações e o conteúdo estudado, pode-se afirmar que:
a dependência química é uma doença sem cura.
as drogas de dependência são classificadas em cinco grupos: estimulantes, depressoras, indutores do sono, calmantes e alucinógenos.
o diagnóstico de uso de substância psicoativa depende da observação do padrão patológico e dos critérios diagnósticos.
o uso, o abuso e a dependência foram conceitos criados em 1977, para a formulação dos modelos de mudança do comportamento.
o que caracteriza o transtorno por uso de substância são os sintomas físicos.
a) II e IV.
b) II, III, e IV.
c) I, III, e IV.

Essa pergunta também está no material:

psiquiatria basica aol 2
3 pág.

Psiquiatria I Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar as alternativas: a) II e IV: A afirmação II está correta, pois as drogas de dependência são classificadas em cinco grupos: estimulantes, depressoras, indutores do sono, calmantes e alucinógenos. No entanto, a afirmação IV está incorreta, pois o uso, o abuso e a dependência não foram conceitos criados em 1977 para a formulação dos modelos de mudança do comportamento. b) II, III, e IV: A afirmação II está correta, como mencionado anteriormente. A afirmação III também está correta, pois o diagnóstico de uso de substância psicoativa depende da observação do padrão patológico e dos critérios diagnósticos. No entanto, a afirmação IV está incorreta, como explicado anteriormente. c) I, III, e IV: A afirmação I está incorreta, pois a dependência química não é uma doença sem cura. A afirmação III está correta, como mencionado anteriormente. A afirmação IV está incorreta, como explicado anteriormente. Portanto, a alternativa correta é a letra b) II, III, e IV.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina