Buscar

No quadro de normalidade do desvio, Durkheim identifica três categorias de desviantes, também correlatos à teoria da anomia: o desviante biológico,...

No quadro de normalidade do desvio, Durkheim identifica três categorias de desviantes, também correlatos à teoria da anomia: o desviante biológico, o rebelde funcional e o desviante por inclinação. Com base no tema, assinale a alternativa correta.
A) O desviante biológico de Durkheim se aproxima às determinações biológicas do criminoso nato tracejado por Lombroso.
B) O desviante por inclinação é o indivíduo socializado de modo adequado em uma sociedade doente.
C) O rebelde funcional atua a partir de uma consciência individual e egoística.
D) A importância do conceito de anomia está na ruptura sociológica com a criminologia biopsicológica anterior.
E) Em sociedades de forçada divisão do trabalho, como é o caso das sociedades capitalistas, o comportamento criminoso pode ser atribuído a defeitos pessoais, biológicos ou psicológicos.

Essa pergunta também está no material:

4 Simulado DPC_SP - Simulado OBJETIVO - COMENTADO -
113 pág.

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada alternativa: A) O desviante biológico de Durkheim se aproxima às determinações biológicas do criminoso nato tracejado por Lombroso. - Errado. Durkheim não associa o desvio a determinações biológicas como Lombroso. B) O desviante por inclinação é o indivíduo socializado de modo adequado em uma sociedade doente. - Errado. O desviante por inclinação não é necessariamente socializado de modo adequado. C) O rebelde funcional atua a partir de uma consciência individual e egoística. - Errado. O rebelde funcional age em resposta a disfunções na estrutura social, não por motivos egoístas. D) A importância do conceito de anomia está na ruptura sociológica com a criminologia biopsicológica anterior. - Errado. A anomia de Durkheim não se relaciona diretamente com a criminologia biopsicológica. E) Em sociedades de forçada divisão do trabalho, como é o caso das sociedades capitalistas, o comportamento criminoso pode ser atribuído a defeitos pessoais, biológicos ou psicológicos. - Errado. Durkheim não atribui o comportamento criminoso a defeitos pessoais, biológicos ou psicológicos. Portanto, nenhuma das alternativas está correta.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image