Buscar

Nos materiais semicondutores, os locais onde existe falta de elétron são chamados de lacunas. Em relação à quantidade de lacunas nos semicondutores...

Nos materiais semicondutores, os locais onde existe falta de elétron são chamados de lacunas. Em relação à quantidade de lacunas nos semicondutores intrínsecos, podemos afirmar que:
a. Em um semicondutor intrínseco, a quantidade de lacunas é sempre igual ao número de elétrons livres dos átomos pentavalentes das impurezas dopadas no semicondutor, pois as lacunas são atraídas pelos elétrons.
b. Em um semicondutor intrínseco, a quantidade de lacunas é sempre igual ao número de elétrons do átomo utilizado no processo de dopagem, pois é ele que cede seus elétrons ao semicondutor.
c. Em um semicondutor intrínseco, a quantidade de lacunas é sempre muito maior do que a quantidade de elétrons, pois as ligações covalentes são geradas pelas dopagens.
d. Nos semicondutores intrínsecos, sempre há três ou cinco lacunas, de acordo com o seu tipo, que pode ser tipo – P ou tipo – N.
e. Em um semicondutor intrínseco, a quantidade de lacunas é sempre igual ao número de elétrons covalentes, pois sempre que uma ligação covalente é gerada ou rompida, um par elétron-lacuna é formado ou destruído no processo.

Essa pergunta também está no material:

Exercícios de Eletrônica Analógica
5 pág.

Eletrônica Analógica Universidade Salgado de OliveiraUniversidade Salgado de Oliveira

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar as afirmações: a. Em um semicondutor intrínseco, a quantidade de lacunas é sempre igual ao número de elétrons livres dos átomos pentavalentes das impurezas dopadas no semicondutor, pois as lacunas são atraídas pelos elétrons. Essa afirmação está incorreta, pois as lacunas nos semicondutores intrínsecos não estão relacionadas às impurezas dopadas. b. Em um semicondutor intrínseco, a quantidade de lacunas é sempre igual ao número de elétrons do átomo utilizado no processo de dopagem, pois é ele que cede seus elétrons ao semicondutor. Essa afirmação está incorreta, pois nos semicondutores intrínsecos não há dopagem intencional. c. Em um semicondutor intrínseco, a quantidade de lacunas é sempre muito maior do que a quantidade de elétrons, pois as ligações covalentes são geradas pelas dopagens. Essa afirmação está incorreta, pois as lacunas nos semicondutores intrínsecos não são geradas pelas dopagens. d. Nos semicondutores intrínsecos, sempre há três ou cinco lacunas, de acordo com o seu tipo, que pode ser tipo – P ou tipo – N. Essa afirmação está incorreta, pois a quantidade de lacunas nos semicondutores intrínsecos pode variar. e. Em um semicondutor intrínseco, a quantidade de lacunas é sempre igual ao número de elétrons covalentes, pois sempre que uma ligação covalente é gerada ou rompida, um par elétron-lacuna é formado ou destruído no processo. Essa afirmação está correta. Em um semicondutor intrínseco, a quantidade de lacunas é igual ao número de elétrons covalentes. Portanto, a alternativa correta é a letra e.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina