Logo Passei Direto
Buscar
Sobre dano moral e dano material, assinale a alternativa correta:

a) Como estão previstos no Código Civil, não se aplicam às relações de emprego.
b) Como o dano moral trata de dano que não pode ser quantificado, pois se trata de dano a um bem imaterial, não é indenizável no Direito do Trabalho brasileiro.
c) Só geram o direito à indenização caso comprovada a culpa do agente causador do dano.
d) Nas relações de emprego, os empregados que sofrem dano material ou moral podem ser indenizados independentemente de culpa do empregador.
e) O primeiro significa dano patrimonial e o segundo dano extrapatrimonial.
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta sobre dano moral e dano material nas relações de emprego: a) Como estão previstos no Código Civil, não se aplicam às relações de emprego. - Incorreto, pois os danos morais e materiais podem sim ser aplicados nas relações de emprego. b) Como o dano moral trata de dano que não pode ser quantificado, pois se trata de dano a um bem imaterial, não é indenizável no Direito do Trabalho brasileiro. - Incorreto, pois o dano moral é indenizável no Direito do Trabalho. c) Só geram o direito à indenização caso comprovada a culpa do agente causador do dano. - Incorreto, pois no Direito do Trabalho, a responsabilidade do empregador é objetiva em muitos casos, ou seja, não é necessário provar a culpa. d) Nas relações de emprego, os empregados que sofrem dano material ou moral podem ser indenizados independentemente de culpa do empregador. - Correto, pois a responsabilidade do empregador é objetiva em relação a danos sofridos pelos empregados. e) O primeiro significa dano patrimonial e o segundo dano extrapatrimonial. - Incorreto, pois o dano material refere-se a danos patrimoniais, enquanto o dano moral refere-se a danos extrapatrimoniais. Portanto, a alternativa correta é: d) Nas relações de emprego, os empregados que sofrem dano material ou moral podem ser indenizados independentemente de culpa do empregador.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada alternativa: a) Como estão previstos no Código Civil, não se aplicam às relações de emprego. - Errado. Tanto o dano moral quanto o dano material podem ser aplicáveis nas relações de emprego. b) Como o dano moral trata de dano que não pode ser quantificado, pois se trata de dano a um bem imaterial, não é indenizável no Direito do Trabalho brasileiro. - Errado. O dano moral é indenizável no Direito do Trabalho brasileiro. c) Só geram o direito à indenização caso comprovada a culpa do agente causador do dano. - Errado. Em muitos casos, a responsabilidade é objetiva, ou seja, independe de comprovação de culpa. d) Nas relações de emprego, os empregados que sofrem dano material ou moral podem ser indenizados independentemente de culpa do empregador. - Correto. Nas relações de emprego, os empregados podem ser indenizados por danos materiais ou morais independentemente de culpa do empregador. e) O primeiro significa dano patrimonial e o segundo dano extrapatrimonial. - Errado. O dano material refere-se ao dano patrimonial, enquanto o dano moral refere-se ao dano extrapatrimonial. Portanto, a alternativa correta é a letra d) Nas relações de emprego, os empregados que sofrem dano material ou moral podem ser indenizados independentemente de culpa do empregador.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre o contrato de trabalho é correto afirmar que:
quando escrito, significa a própria realidade da relação de emprego.
só se concretiza se a CTPS do empregado for assinada, pois se trata de emprego formal.
pode assumir a forma oral ou escrita, mas deve ser sempre expresso.
admite a forma tácita caso estejam presentes todos os seus requisitos.
por ser pactuado, sempre prevalece sobre o legislado, em nome do princípio da autonomia da vontade.

a) II and IV are correct.
b) II, III, and IV are correct.
c) I, III, and IV are correct.

Sobre o processo judicial em matéria previdenciária, é correto afirmar que:

a) Causas que envolvam acidente do trabalho são julgadas na Justiça Estadual, mas eventual recurso de Apelação deve ser julgado pelo TRF - Tribunal Regional Federal.
b) É de 10 anos o prazo decadencial para pedidos de revisão da renda mensal inicial dos benefícios concedidos pelo INSS.
c) A revelia do INSS induz presunção de veracidade das informações trazidas pelo autor.
d) O prévio requerimento administrativo é sempre indispensável ao ajuizamento da ação.
e) Se o somatório das parcelas vencidas com 12 vincendas ultrapassar 60 salários-mínimos, a ação não poderá ser proposta no JEF, ainda que se apresente termo de renúncia ao excedente.

Mais conteúdos dessa disciplina