Conforme a Constituição de 1988, a educação pré-escolar é vista como necessária e de direito de todos, além de ser dever do Estado, deve ser integrada ao sistema de ensino, tanto para creches como para escolas. A partir daí, temos mudanças como:
a. A inclusão na política educacional, seguindo uma concepção pedagógica, complementando a ação familiar, e não mais assistencialista.
b. A inclusão na política assistencial, seguindo uma concepção assistencialista, agora reafirmada, complementando a ação familiar, e não pedagógica.
c. A inclusão na política assistencial e educacional, seguindo as concepções assistencialista e pedagógica, complementando a ação familiar, pedagógica e assistencialista.
d. A inclusão na política educacional, seguindo uma concepção assistencialista, complementando a ação familiar, e também uma organização pedagógica quando possível.
e. A inclusão na política educacional, seguindo uma concepção de relações pedagógicas e psíquicas, complementando a ação
a. A inclusão na política educacional, seguindo uma concepção pedagógica, complementando a ação familiar, e não mais assistencialista. b. A inclusão na política assistencial, seguindo uma concepção assistencialista, agora reafirmada, complementando a ação familiar, e não pedagógica. c. A inclusão na política assistencial e educacional, seguindo as concepções assistencialista e pedagógica, complementando a ação familiar, pedagógica e assistencialista. d. A inclusão na política educacional, seguindo uma concepção assistencialista, complementando a ação familiar, e também uma organização pedagógica quando possível. e. A inclusão na política educacional, seguindo uma concepção de relações pedagógicas e psíquicas, complementando a ação