Logo Passei Direto
Buscar
Máquinas são sistemas com partes móveis que tem por objetivo transformar uma entrada de torque ou força em uma saída (torque ou força). Em máquinas pelo menos um dos elementos individuais é classificado como elemento multiforça submetido a mais de duas forças. Então não é possível aplicar diretamente os métodos criados para treliças, em que são considerados apenas esforços normais nas extremidades das barras. O fato dos métodos aplicados a treliças não ser suficientes para elementos de máquinas se deve a que _________________. Das alternativas a seguir, assinale a que melhor completa a frase acima. a. O elemento multiforça da máquina não estar sujeito a momentos fletores e forças cortantes. b. O elemento multiforça da máquina não estar sujeito a forças cortantes. c. O elemento multiforça seus esforços não estejam alinhadas o eixo transversal do membro. d. O elemento multiforça pode ser determinado de forma mais simples que elementos treliçados. e. O elemento multiforça seus esforços não estejam alinhadas o eixo longitudinal do membro.
User badge image
Aldo Silva

há 2 anos

User badge image
Aldo Silva

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

De acordo com o enunciado, as máquinas possuem pelo menos um elemento multiforça, o que significa que esse elemento está sujeito a mais de duas forças. Isso implica que os métodos aplicados a treliças, que consideram apenas esforços normais nas extremidades das barras, não são suficientes para analisar elementos de máquinas. A alternativa que melhor completa a frase acima é: a) O elemento multiforça da máquina não estar sujeito a momentos fletores e forças cortantes. Isso porque, além de estar sujeito a mais de duas forças, o elemento multiforça não está sujeito a momentos fletores e forças cortantes, que são considerados em métodos aplicados a treliças.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Um desafio da engenharia estrutural é vencer vãos cada vez maiores para que os espaços cobertos sejam esteticamente mais limpos e flexíveis, sem tantos pilares para apoio da cobertura. Uma das estruturas mais utilizadas para a realização destes feitos são as treliças. Pela definição de treliças são estruturas constituídas por elementos unidos entre si por articulações e sujeitos apenas a cargas aplicadas nas articulações (nós). Sabe-se que essa definição é uma simplificação aproximada do que ocorre na realidade.
Analise as alternativas a seguir e assinale a que melhor representa o motivo dessas simplificações poderem ser usadas na prática.
a. Articulações que atendem os requisitos de não transmitir esforço cortante e momento fletor não têm grande importância de projeto.
b. A magnitude dos esforços axiais é muito maior que a magnitude dos esforços cortantes e momentos fletores.
c. Articulações que atendem os requisitos de não transmitir esforço cortante e momento fletor são facilmente obtidas pela tecnologia atual.
d. Os membros de uma treliça estão submetidos apenas a cargas axiais trativas, que permitem simplificações apenas nestes casos.
e. Ao realizar um modelo de treliças é considerado sempre que há ligações rígidas, portanto, a definição não tem nenhuma utilidade para projeto.

Segundo Meriam e Kreige (2011), uma estrutura suporte possui pelo menos 1 de seus elementos multiforça. Geralmente os suportes são fixos em uma posição e são projetados para suportar cargas estáticas. Para solucionar casos de suportes pode-se iniciar localizando as reações nos suportes de tipo 2. Também pode-se aproveitar de que em análises estáticas se o corpo está em equilíbrio, então cada parte do corpo está em equilíbrio para realizar análise de esforços em cada membro.
Determine as reações em A e B do suporte apresentado. Assinale a alternativa que apresenta os valores, respetivamente, de Ax, Ay, Bx e By.
a. 29/4 kN; 10/3 kN; 17/4 kN e 8/3 kN.
b. 10/3 kN; 29/4 kN; 8/3 e 17/4 kN e 8/3 kN.
c. 17/4 kN; 8/3 kN; 29/4 kN e 10/3 kN.
d. 17/4 kN; 10/3 kN; 29/4 kN e 8/3 kN.
e. 29/4 kN; 8/3 kN; 17/4 kN e 10/3 kN.

O método dos nós é utilizado para calcular as forças internas presentes em uma treliça. Tal método também é conhecido como método de Cremona, em homenagem ao italiano Luigi Cremona. Durante o uso do método dos nós para calcular as forças atuantes nos membros da treliça, as equações de equilíbrio são aplicadas em juntas ou pinos individuais pertencentes a treliça.
Agora, selecione a alternativa que apresenta as afirmativas corretas.
1. A treliça se encontra em estado dinâmico.
2. Cada membro da treliça exerce uma força puramente axial.
3. Os membros da treliça só podem oferecer resistência a forças compressivas.
4. Os membros da treliça se encontram em equilíbrio harmônico.
5. O momento fletor transmitido pelo nó para membros adjacentes pode ser negligenciado.
a. I, III.
b. III, V.
c. II, V.
d. II, IV, V.
e. II, IV.

Com o advento da computação e desenvolvimento de métodos matemáticos cada vez mais poderosos, a análise de esforços em estruturas treliçadas com aplicações reais é frequentemente realizada por métodos matemáticos. Dentre esses métodos pode-se citar o Método de Elementos Finitos (MEF), que tem uma robustez capaz de obter boas aproximações desde que o modelo computacional utilizado seja coerente com a estrutura real.
Métodos matemáticos como MEF são importantes por qual motivo? Assinale a alternativa correta.
a. Para aplicar o MEF é necessário ter o cuidado de apenas utilizá-lo em uma estrutura estaticamente determinada.
b. Casos analíticos contemplam todas as aplicações reais, mas o MEF é mais rápido para determinar os esforços em uma treliça.
c. O MEF é mais preciso que o método analítico em todas as situações simples.
d. O cálculo de esforços em treliças por método numérico só é viável em situações em que as estruturas são simples.
e. Treliças complexas, geralmente não possuem solução analítica sendo necessário uma solução aproximada.

Engenheiros e arquitetos devem levar em consideração a estabilidade de uma estrutura a ser projetada. Segundo Almeida (2014), a estrutura é instável quando as forças reativas forem em número insuficiente, ou formarem um sistema de forças paralelas (incapaz de equilibrar forças perpendiculares a elas) ou concorrentes (incapaz de equilibrar momentos).
Uma treliça constituída de j nós, r reações de apoio e m membros é instável se:
a. m>2j−r
b. m>2j+r
c. m<2j+r
d. m=2j−r
e. m<2j−r

Treliças são estruturas formadas por elementos (ou membros) delgados conectados entre si pelas extremidades por meio de articulações. Observe a cobertura do tipo Howe, com as reações já determinadas, da ilustração a seguir.
Sabendo que a barra IH tem 5,33 metros de comprimento e que a distância horizontal entre nós subsequente é de 5 metros. Determine o esforço axial da barra GI, e assinale a alternativa que traz a resposta correta.
a. 0 kN.
b. 13.13 kN de compressão.
c. 6.5 kN de compressão.
d. 13.13 kN de tração.
e. 6.5 kN de tração.

Mais conteúdos dessa disciplina