Logo Passei Direto
Buscar
Quanto aos recursos, é correto afirmar: A desistência pode ocorrer antes da interposição do recurso. A aquiescência gera preclusão lógica que impede a admissão do recurso. A renúncia ao direito de recorrer depende da aceitação da outra parte. A renúncia apenas pode ser expressa, não pode ser tácita. O recorrente poderá, desde que com a anuência do recorrido ou dos litisconsortes, desistir do recurso.
User badge image
Anderson Carvalho

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada afirmativa: 1. A desistência pode ocorrer antes da interposição do recurso. - Essa afirmativa está correta. A desistência pode ocorrer antes da interposição do recurso. 2. A aquiescência gera preclusão lógica que impede a admissão do recurso. - Essa afirmativa está incorreta. A aquiescência não impede a admissão do recurso, mas pode influenciar na sua eficácia. 3. A renúncia ao direito de recorrer depende da aceitação da outra parte. - Essa afirmativa está incorreta. A renúncia ao direito de recorrer é unilateral e não depende da aceitação da outra parte. 4. A renúncia apenas pode ser expressa, não pode ser tácita. - Essa afirmativa está correta. A renúncia ao direito de recorrer deve ser expressa, não podendo ser tácita. 5. O recorrente poderá, desde que com a anuência do recorrido ou dos litisconsortes, desistir do recurso. - Essa afirmativa está correta. O recorrente pode desistir do recurso com a anuência do recorrido ou dos litisconsortes. Portanto, as afirmativas corretas são: 1, 4 e 5.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em relação ao Recurso Especial, assinale a alternativa correta:
O prazo do Recurso Especial é de 15 dias.
Não cabe Recurso Adesivo sobre o Recurso Especial.
O Recurso Especial é recebido no efeito suspensivo.
O Recurso Especial e o Recurso Extraordinário podem ser apresentados na mesma petição.
A interposição de Recurso Especial impede a execução da sentença.

Dentre as competências originárias do Supremo Tribunal Federal previstas na Constituição Federal, consta o(a):
Litígio entre Estado estrangeiro e o Distrito Federal.
Habeas Corpus, quando o coator for o Comandante da Marinha.
Autorização das cartas rogatórias.
Homologação de sentença estrangeira.
Mandado de segurança contra ato de Ministro de Estado.

De acordo com as competências constitucionalmente atribuídas ao Supremo Tribunal Federal: Cabe-lhe julgar os conflitos de competência entre o Superior Tribunal de Justiça e quaisquer tribunais. Cabe-lhe julgar o mandado de injunção, quando a elaboração da norma regulamentadora for atribuição do Presidente da República, salvo se a ação visar ao exercício de direito trabalhista assegurado na Constituição. Não lhe cabe julgar recursos interpostos contra acórdãos que versem sobre direito do trabalho. Não lhe cabe julgar a reclamação por violação à súmula vinculante que verse sobre direito do trabalhador previsto na Constituição Federal. Não lhe cabe julgar a inconstitucionalidade de leis municipais em face da Constituição Federal, ainda que incidentalmente no processo.

No processamento de Recurso Extraordinário e de recurso especial, findo o prazo para apresentação de contrarrazões, os autos serão conclusos ao presidente ou ao vice-presidente do tribunal recorrido que:
Realizará o juízo de admissibilidade e, se positivo, remeterá o processo ao Supremo Tribunal Federal ou ao Superior Tribunal de Justiça, ainda que a matéria tenha sido submetida ao regime de Repercussão Geral ou de julgamento de recursos repetitivos.
Negará seguimento a Recurso Extraordinário ou a Recurso Especial interposto contra acórdão que esteja em conformidade com entendimento do Supremo Tribunal Federal ou Superior Tribunal de Justiça, respectivamente, exarado no regime de julgamento de recursos repetitivos e dessa decisão caberá agravo ao tribunal superior.
Negará seguimento a Recurso Extraordinário ou a Recurso Especial interposto contra acórdão que esteja em conformidade com entendimento do Supremo Tribunal Federal ou Superior Tribunal de Justiça, respectivamente, exarado no regime de julgamento de recursos repetitivos e essa decisão é irrecorrível.
Negará seguimento ao Recurso Extraordinário ou ao Recurso Especial interposto contra acórdão que esteja em conformidade com entendimento do Supremo Tribunal Federal ou Superior Tribunal de Justiça, respectivamente, exarado no regime de julgamento de recursos repetitivos e, dessa decisão caberá agravo interno.
Remeterá o processo ao Supremo Tribunal Federal ou ao Superior Tribunal de Justiça, onde será realizado o juízo de admissibilidade.

Considere as assertivas a seguir a respeito da apreciação e julgamento de Recurso Extraordinário e de Recurso Especial. I. Admitido o recurso extraordinário ou o recurso especial por um fundamento, não se devolve ao Tribunal Superior o conhecimento dos demais fundamentos para solução do capítulo impugnado. II. Se o Supremo Tribunal Federal considerar como reflexa a ofensa à Constituição afirmada no recurso extraordinário, por pressupor a revisão da interpretação de lei federal ou de tratado, remetê-lo-á ao Superior Tribunal de Justiça para julgamento como recurso especial. III. Se o relator, no Superior Tribunal de Justiça, entender que o recurso especial versa sobre questão constitucional, deverá conceder prazo de quinze dias para que o recorrente demonstre a existência de repercussão geral e se manifeste sobre a questão constitucional. IV. O Supremo Tribunal Federal, em decisão apenas recorrível por agravo interno, não conhecerá de recurso extraordinário quando a questão constitucional versada não tiver repercussão geral. V. O relator poderá solicitar ou admitir manifestação de pessoas, órgãos ou entidades com interesse na controvérsia, considerada a relevância da matéria e fixar data para, em audiência pública, ouvir depoimentos de pessoas com experiência e conhecimento na matéria, com a finalidade de instruir o procedimento. É correto o que se afirma APENAS em: I, II e V II, III e V III e IV II e IV I, III e V

A Constituição Federal traz a competência do Superior Tribunal de Justiça para o julgamento de Recurso Especial. Nesse sentido, NÃO enseja Recurso Especial a decisão que
Julgar válido ato de governo local contestado em face da Constituição Federal.
Julgar válido ato de governo local contestado em face de lei federal.
Der à lei federal interpretação divergente da que lhe haja atribuído outro Tribunal.
Negar vigência à lei federal.
Contrariar tratado.

Mais conteúdos dessa disciplina