Logo Passei Direto
Buscar

Bases de Dados

Humanas / Sociais
Um grande cartório, sofreu o vazamento de diversos dados pessoais, pois o seu funcionário publicou acidentalmente uma planilha com dados de milhares de clientes, entre eles, dados considerados sensíveis. Quem é o responsável por este dano e tem a obrigação de comunicá-lo e repará-lo? a) O funcionário que publicou o dado pessoal é o responsável e ele deve comunicar diretamente a ANPD. b) O Cartório tem papel de controlador, acionará o seu plano de incidentes e deverá reparar o erro, além de comunicar a ANPD após as análises necessárias. c) O DPO será responsabilizado(a) e deverá sozinho(a) resolver o problema. Escolha uma opção: a. O funcionário que publicou o dado pessoal é o responsável e ele deve comunicar diretamente a ANPD. b. O Cartório tem papel de controlador, acionará o seu plano de incidentes e deverá reparar o erro, além de comunicar a ANPD após as análises necessárias. c. O DPO será responsabilizado(a) e deverá sozinho(a) resolver o problema
User badge image
Despachante mao Amiga

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para responder a essa questão, é importante entender as responsabilidades em casos de vazamento de dados pessoais, especialmente no contexto da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no Brasil. Analisando as opções: a) O funcionário que publicou o dado pessoal é o responsável e ele deve comunicar diretamente a ANPD. - Embora o funcionário tenha cometido o erro, a responsabilidade primária recai sobre a organização (neste caso, o cartório) como controlador dos dados. b) O Cartório tem papel de controlador, acionará o seu plano de incidentes e deverá reparar o erro, além de comunicar a ANPD após as análises necessárias. - Esta opção está correta, pois o cartório, como controlador, é responsável por gerenciar a situação, reparar o erro e comunicar a ANPD. c) O DPO será responsabilizado(a) e deverá sozinho(a) resolver o problema. - O DPO (Data Protection Officer) tem um papel importante, mas não é o único responsável por resolver a situação. A responsabilidade é da organização como um todo. Portanto, a alternativa correta é: b) O Cartório tem papel de controlador, acionará o seu plano de incidentes e deverá reparar o erro, além de comunicar a ANPD após as análises necessárias.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

A alternativa correta é: b) O Cartório tem papel de controlador, acionará o seu plano de incidentes e deverá reparar o erro, além de comunicar a ANPD após as análises necessárias.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina