Logo Passei Direto
Buscar
007 Movimentos angulares ocorrem em torno de uma linha imaginária chamada eixo de rotação; desse modo, um atleta, ao realizar um giro em pé no eixo longitudinal (ou crânio caudal) ou um mortal para trás, no eixo transversal e na posição grupada, pratica movimentos que ocorrem em torno de um eixo que atravessa o centro de massa, mas com diferenças, principalmente, em relação ao grau de dificuldade. Assinale as alternativas corretas. I.O grau de dificuldade do giro em torno de eixo longitudinal será maior, pois o momento de inércia em torno do eixo é maior em relação ao giro no eixo transversal. Desse modo, a aceleração angular também será menor, devido o maior momento de inércia em relação ao eixo. II.A distribuição da massa em torno do eixo transversal é maior em relação ao eixo longitudinal, desse modo, a aceleração angular será maior no giro realizado no eixo longitudinal, já que há uma menor resistência à rotação em torno desse eixo. III.A massa do atleta está distribuída ao longo do eixo transversal com relativa proximidade a ele. Já com relação ao eixo longitudinal, a mesma massa estará a uma distância muito maior em relação ao eixo de rotação. Desse modo, o momento de inércia é maior no segundo caso. IV.A realização do giro em torno do eixo longitudinal terá um menor grau de dificuldade, pois o fator que influencia mais dramaticamente o momento angular é a distribuição de massa em relação ao eixo de rotação, porque o momento angular é proporcional ao quadrado do raio de giro. Estão relacionados, com um menor ou maior grau de dificuldade, aos giros: A) Apenas II e IV. B) Apenas I e III. C) Apenas I, III e IV. X D) Apenas I e II. E) Apenas I, II e IV.

User badge image
Desafios para Aprender

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada afirmativa: I. O grau de dificuldade do giro em torno do eixo longitudinal será maior, pois o momento de inércia em torno do eixo é maior em relação ao giro no eixo transversal. Desse modo, a aceleração angular também será menor, devido ao maior momento de inércia em relação ao eixo. Verdadeiro, pois o momento de inércia maior implica em maior dificuldade e menor aceleração angular. II. A distribuição da massa em torno do eixo transversal é maior em relação ao eixo longitudinal, desse modo, a aceleração angular será maior no giro realizado no eixo longitudinal, já que há uma menor resistência à rotação em torno desse eixo. Falso, a distribuição da massa em torno do eixo transversal é menor, o que significa que a aceleração angular será maior no eixo transversal, não no longitudinal. III. A massa do atleta está distribuída ao longo do eixo transversal com relativa proximidade a ele. Já com relação ao eixo longitudinal, a mesma massa estará a uma distância muito maior em relação ao eixo de rotação. Desse modo, o momento de inércia é maior no segundo caso. Verdadeiro, pois a distribuição da massa em relação ao eixo longitudinal aumenta o momento de inércia. IV. A realização do giro em torno do eixo longitudinal terá um menor grau de dificuldade, pois o fator que influencia mais dramaticamente o momento angular é a distribuição de massa em relação ao eixo de rotação, porque o momento angular é proporcional ao quadrado do raio de giro. Falso, o giro em torno do eixo longitudinal é mais difícil devido ao maior momento de inércia. Agora, vamos compilar as informações: - I e III são verdadeiros. - II e IV são falsos. Portanto, a alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: B) Apenas I e III.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada afirmativa: I. O grau de dificuldade do giro em torno do eixo longitudinal será maior, pois o momento de inércia em torno do eixo é maior em relação ao giro no eixo transversal. Desse modo, a aceleração angular também será menor, devido ao maior momento de inércia em relação ao eixo. Correto. Esta afirmativa está correta, pois o momento de inércia influencia diretamente na aceleração angular. II. A distribuição da massa em torno do eixo transversal é maior em relação ao eixo longitudinal, desse modo, a aceleração angular será maior no giro realizado no eixo longitudinal, já que há uma menor resistência à rotação em torno desse eixo. Falso. A distribuição da massa em relação ao eixo não determina diretamente a aceleração angular, mas sim o momento de inércia. Portanto, essa afirmativa está incorreta. III. A massa do atleta está distribuída ao longo do eixo transversal com relativa proximidade a ele. Já com relação ao eixo longitudinal, a mesma massa estará a uma distância muito maior em relação ao eixo de rotação. Desse modo, o momento de inércia é maior no segundo caso. Correto. Esta afirmativa está correta, pois a distribuição da massa em relação ao eixo de rotação influencia no momento de inércia. IV. A realização do giro em torno do eixo longitudinal terá um menor grau de dificuldade, pois o fator que influencia mais dramaticamente o momento angular é a distribuição de massa em relação ao eixo de rotação, porque o momento angular é proporcional ao quadrado do raio de giro. Correto. Esta afirmativa está correta, pois o momento angular é influenciado pela distribuição de massa em relação ao eixo de rotação. Portanto, as afirmativas corretas são I, III e IV. A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é: C) Apenas I, III e IV.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

001 Na Biomecânica aplicada à Educação Física as alavancas são estruturas rígidas capazes de se movimentar ao redor de um ponto de apoio, chamado de eixo ou fulcro, quando uma força é aplicada. Com base nessa afirmação, analise a figura a seguir: A figura representa uma A) alavanca mista. B) alavanca resistida. C) alavancas interpotente. D) alavanca inter-resistente. X E) alavanca interfixa.

003 Para realizar a alavancagem, as alavancas apresentam três pontos em sua constituição: o eixo (E), a força (F) e a resistência (R). Sendo assim, a disposição ou a localização dos três pontos em relação um ao outro determinam o tipo de alavanca e aplicação para a qual ela é mais adequada. Sabendo disso, como estão as disposições dos três pontos nas alavancas interfixa e na interpotente, respectivamente? A) E - R - F e F - E - R. X B) E - F - R e F - E - R. C) F - E - R e E - R - F. D) F - E - R e E - F - R. E) E - F - R e E - F - R.

004 Das opções abaixo, qual delas influencia significativamente no comportamento do centro de gravidade no corpo humano? X A) Características antropométricas e biomecânicas; Patologias e Sexo. B) Patologias; Composição Corporal e Aspectos Educacionais. C) Sexo; Composição Corporal e Nível Social. D) Patologias; Sexo e Características Psicológicas. E) Características antropométricas e biomecânicas; Hábitos de vida e Família.

005 (ADAPTADA – SEAP 2004) Uma máquina que opera sob o princípio de uma barra rígida que sofre ação de forças que tendem a rodar a barra em torno de seu ponto de apoio é chamada de alavanca. Em biomecânica, os princípios da alavanca são usados para visualizar o sistema mais complexo de forças que utilizam o movimento rotatório do corpo. Através dos princípios que norteiam o sistema de alavancas, pode-se facilitar o movimento de um segmento ou dificultá-lo. Sobre os sistemas de alavancas, considere as seguintes afirmativas. I.As três forças da alavanca mecânica são o Eixo (ou apoio), o Peso (ou resistência) e a Força (que o move ou mantém). II.Em movimentos angulares ou em postura do corpo, o osso (ou segmento) é a alavanca, cujo eixo está na articulação. A contração muscular é a força que move ou mantém, e a resistência é o peso do segmento do corpo ou resistências aplicadas. III.A vantagem mecânica da alavanca designa a razão entre o comprimento do braço de força e o comprimento do braço de peso. IV.Um aumento do comprimento do braço de força ou uma diminuição no comprimento do braço do peso (ou braço de resistência) resulta em maior vantagem mecânica. Assinale a alternativa correta. X A) As afirmativas I, II, III e IV são verdadeiras. B) Somente a afirmativa II é verdadeira. C) Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras. D) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras. E) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.

006 Modalidades de luta como o judô necessitam de um grande equilíbrio corporal, pois se o oponente aplicar o “ippon”, por exemplo, que é o golpe que acontece na projeção com queda, o atleta cai com as costas por completo no tatame e perde a luta. Lembrando que o equilíbrio corporal está relacionado com a altura do centro de gravidade acima da base de sustentação, do tamanho da base de sustentação, da localização da linha da gravidade na base de sustentação e com a massa corporal. Assinale a alternativa correta acerca das características relacionadas ao equilíbrio corporal. A) Quanto mais alto é o centro de gravidade e mais pesado é o atleta, mais estável ele ficará. Ao manter o seu centro de gravidade alto, ele conseguirá se mover mais rapidamente para fora da sua base de sustentação e, desse modo, aplicar o golpe rapidamente, além de ter um maior equilíbrio. X B) O atleta terá um maior equilíbrio se antecipar uma força do oponente vindo em sua direção anteroposterior posicionando os pés nessa direção, com um pé na sua frente e o outro atrás, ajudando assim a manter o seu centro de massa dentro da base de sustentação. C) Se o oponente aplicar uma força direcionada lateralmente, ele deverá abaixar o seu centro de gravidade, flexionando os joelhos e o quadril, e deixar os pés próximos um do outro, assim ele manterá a linha da gravidade dentro de uma base de sustentação mais ampla. D) Quando a linha do centro de gravidade do atleta se move para fora da base de sustentação, a estabilidade é perturbada e o centro de gravidade poderá cair em direção ao solo caso o equilíbrio não seja retomado rapidamente, por isso, ter um alto centro de gravidade aprimora o equilíbrio. E) Quanto mais próxima à localização do CG do limite da base de sustentação, menor será o equilíbrio. Por isso, lutadores que lutam com as pernas estendidas têm um maior equilíbrio, além de uma maior velocidade para mover o seu centro de gravidade para fora da base de sustentação.

O exercício representado na figura baseia-se no sistema de alavancas classificado como interfixa, indicado para trabalhar o tríceps braquial. PORQUE Nesse exercício, a resistência do movimento ocorre de baixo para cima nas mãos do executante, o eixo de rotação é representado pelo cotovelo, e a força, pelo ponto de inserção do tríceps. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições falsas.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Mais conteúdos dessa disciplina