Logo Passei Direto
Buscar
Quanto à fraseologia inglesa empregada na execução de SID, ao receber a seguinte instrução do órgão ATC: “PT BCT, RADAR CONTACT ON DEPARTURE, CLIMB AND MAINTAIN FLIGHT LEVEL 240, RASA 1A DEPARTURE, XXX TRANSITION, CANCEL ALL LEVEL RESTRICTIONS”, o piloto deve prosseguir a subida

a) com proa direta para o fixo final da SID autorizada, desconsiderando todas as restrições publicadas na carta, mas respeitando o gradiente mínimo de subida do procedimento.
b) com proa direta para o fixo final da SID autorizada, desconsiderando o gradiente mínimo de subida do procedimento e as restrições de nível/altitude e/ou velocidade publicadas na carta.
c) para o nível autorizado, respeitando o perfil de navegação lateral, o gradiente mínimo de subida e as restrições de velocidade publicadas no procedimento, mas desconsiderando as restrições de nível/altitude constantes na carta.
d) para o nível autorizado, respeitando o perfil de navegação lateral e o gradiente mínimo de subida publicado no procedimento, mas desconsiderando as restrições de nível/altitude e as restrições de velocidade constantes na carta.
User badge image
Questões Para o Saber

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando a instrução do órgão ATC e as opções fornecidas, podemos identificar que o piloto deve prosseguir a subida respeitando o que foi autorizado, mas desconsiderando as restrições de nível/altitude e/ou velocidade publicadas na carta. Portanto, a alternativa correta é: b) com proa direta para o fixo final da SID autorizada, desconsiderando o gradiente mínimo de subida do procedimento e as restrições de nível/altitude e/ou velocidade publicadas na carta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

De acordo com o preconizado no Manual de Coordenação de Busca e Salvamento Aeronáutico, esse contato inicial realizado pelo SMC com o Oficial de Comando e Controle do COMDABRA indica que as aeronaves do
a) COMGAR serão engajadas, pelo COMDABRA.
b) COMDABRA serão engajadas, pelo COMGAR.
c) COMGAR não serão engajadas, pelo COMDABRA, pois o engajamento somente ocorre após o recebimento de autorização do COMDABRA.
a) COMGAR serão engajadas, pelo COMDABRA.
b) COMDABRA serão engajadas, pelo COMGAR.
c) COMGAR não serão engajadas, pelo COMDABRA, pois o engajamento somente ocorre após o recebimento de autorização do COMDABRA.

Considere o AD internacional SBXX, único aeródromo em um raio de 100NM, cujos designadores de pista são 03/21, com procedimento IFR convencional publicado e que não é de interesse estratégico do SDOP. O aeródromo mantém a seguinte característica nos últimos 10 anos: - cabeceira 03: 5100 aproximações IFR de aeronaves de grande ou médio porte; - cabeceira 21: 1200 aproximações IFR de aeronaves de grande ou médio porte; - do total de movimentos, 80% são voos de linha aérea regular; - não houve representatividade de condições meteorológicas adversas durante o período. Contando que o Órgão Regional recebeu a informação de que houve o início de operação de duas linhas aéreas regulares de voo internacional em SBXX, a partir deste momento, quais os equipamentos e/ou auxílios à navegação aérea e/ou órgãos operacionais deverão ser contemplados no planejamento para ser instalados no aeródromo?

a) TWR e ATIS.
b) APP e EMS-2.
c) D-ATIS e CMM-1.
d) ILS CAT I e EMS-1.

Sobre o METAR acima, é correto afirmar que

a) o tempo presente é chuva moderada.
b) a visibilidade horizontal predominante é de 2000 metros no setor Sul.
c) não há nebulosidade abaixo de 5000ft, ausência de CB e nenhuma restrição na visibilidade vertical.
d) a direção média do vento é 260°, com variação de 210° a 300°, em relação ao norte magnético, com velocidade de 09 nós.

Com relação aos mínimos meteorológicos desta carta para helicópteros, é correto afirmar que o(a)

a) teto será 500 pés e a visibilidade é 1200 metros.
b) visibilidade será 50% da estabelecida, ou seja, 600 metros.
c) teto será 100 pés abaixo do estabelecido, ou seja, 400 pés.
d) MDA será 100 pés abaixo da estabelecida, ou seja, 350 pés.

Com relação ao plano de voo repetitivo, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo. A seguir, marque a sequência correta.
( ) Aplica-se o RPL aos voos IFR, VFR e sujeitos a HOTRAN.
( ) Será obrigatório o preenchimento do formulário RPL para todo voo regular autorizado por meio de HOTRAN.
( ) O RPL deve ser apresentado à CPVR por meio de formulário eletrônico (encaminhado via Internet), via FAX ou pessoalmente, através de formulário apropriado, em duas vias.
( ) O RPL é o plano de voo apresentado pelo explorador, para retenção e uso repetitivo pelos Órgãos ATS, relativo a uma série de voos regulares, excetuando-se os voos charters e fretamentos.
( ) As empresas deverão apresentar à Central de Plano de Voos Repetitivos as correspondentes propostas de RPL, que deverão vigorar em cada um dos períodos estabelecidos de vigência, com antecedência mínima de 10 dias do início de cada período.
a) F – F – V – V – F
b) F – V – V – F – V
c) V – V – V – F – V
d) F – V – F – F – V

Gerenciamento de Risco à Segurança Operacional (GRSO) é o processo de identificação dos perigos, bem como da análise do risco, sua eliminação ou mitigação para atingir o Nível Aceitável de Desempenho da Segurança Operacional, em relação aos riscos que ameaçam a segurança e/ou as capacidades de uma organização. Uma das etapas do processo de GRSO é a realização da classificação dos riscos. Desta forma, os riscos são classificados, quanto à aceitabilidade, em

a) Alto Risco, Risco Inexistente e Risco Indeterminado.
b) Risco Indeterminado, Médio Risco e Baixo Risco.
c) Médio Risco, Risco Inexistente e Baixo Risco.
d) Alto Risco, Médio Risco e Baixo Risco.

Mais conteúdos dessa disciplina