Logo Passei Direto
Buscar

Medicina

Outros
Em relação aos critérios atuais para o diagnóstico de sepse, marque a assertiva correta:

A Um dos critérios diagnósticos de sepse é a identificação da disfunção orgânica por meio do quick-SOFA, utilizado por sua praticidade e sensibilidade e especificidade elevadas.
B A presença de disfunção em um único órgão ou sistema, mesmo que na suspeita de infecção, não fecha critério para o diagnóstico de sepse.
C O escore SOFA não deve ser utilizado em pacientes com disfunção orgânica prévia, devendo-se utilizar os critérios de síndrome de resposta inflamatória sistêmica.
D O critério operacional para definição de disfunção orgânica é a variação de dois pontos no escore SOFA, que leva em conta a disfunção respiratória, hematológica, hepática, cardiovascular, neurológica e renal.

User badge image
Questões para Estudantes

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as assertivas em relação aos critérios atuais para o diagnóstico de sepse: A) Um dos critérios diagnósticos de sepse é a identificação da disfunção orgânica por meio do quick-SOFA, utilizado por sua praticidade e sensibilidade e especificidade elevadas. - Esta assertiva está incorreta, pois o quick-SOFA é utilizado para identificar pacientes com risco de sepse, mas não é um critério diagnóstico definitivo. B) A presença de disfunção em um único órgão ou sistema, mesmo que na suspeita de infecção, não fecha critério para o diagnóstico de sepse. - Esta assertiva está correta, pois o diagnóstico de sepse requer a presença de disfunção orgânica em múltiplos órgãos ou sistemas. C) O escore SOFA não deve ser utilizado em pacientes com disfunção orgânica prévia, devendo-se utilizar os critérios de síndrome de resposta inflamatória sistêmica. - Esta assertiva está incorreta, pois o escore SOFA é utilizado para avaliar a gravidade da disfunção orgânica em pacientes com sepse. D) O critério operacional para definição de disfunção orgânica é a variação de dois pontos no escore SOFA, que leva em conta a disfunção respiratória, hematológica, hepática, cardiovascular, neurológica e renal. - Esta assertiva está correta, pois o escore SOFA considera a disfunção em diferentes sistemas orgânicos. Portanto, a assertiva correta em relação aos critérios atuais para o diagnóstico de sepse é a opção D) O critério operacional para definição de disfunção orgânica é a variação de dois pontos no escore SOFA, que leva em conta a disfunção respiratória, hematológica, hepática, cardiovascular, neurológica e renal.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Informou que tem observado cansaço e alguma perda de peso há, aproximadamente, um mês. No momento, Peso: 16,8Kg. Ao exame, Escore de Glasgow (modificado para crianças): 11; Oximetria de pulso: 99% em uso de O2 sob máscara; tempo de enchimento capilar: 3s; FC 140bpm; PA 90 50mmHg. Especifique as condutas terapêuticas essenciais para esse paciente, imediatamente após a avaliação inicial:
A Reposição volêmica e administração de dobutamina.
B Oxigenoterapia e administração de dobutamina.
C Reposição volêmica e administração de insulina.
D Monitorização do ECG e antibioticoterapia empírica.

A gravidez gera uma série de mudanças fisiológicas no organismo da mulher. O elemento básico que provoca tais mudanças é a implantação da placenta e sua ação de sustentação da vida do feto. Durante a gestação...
A A presença de sopro cardíaco pode ser um achado fisiológico na gestante, porém o mais frequente é a presença de sopro diastólico.
B A constipação é frequente em gestantes e está associada aos níveis hormonais de beta-hCG e tende a melhorar com a evolução da gravidez.
C Há uma tendência para a pressão arterial cair no primeiro trimestre, elevando-se fisiologicamente no final. Isso se deve ao fenômeno de vasoconstrição na gestação relacionada ao termo.
D Há um aumento fisiológico do débito cardíaco e da frequência cardíaca maternas. A gestante também pode apresentar uma “dispneia fisiológica” devido ao aumento do volume corrente.

Uma das principais ações no enfrentamento da pandemia de Covid-19 foi a implementação da vacinação. No Brasil, a primeira dose foi aplicada em 17/01/2021, iniciando por pessoas com risco elevado para forma grave da doença. A elaboração do calendário vacinal considerando os grupos prioritários foi uma decisão pautada no seguinte principio do Sistema Único de Saúde:

A equidade.
B integralidade.
C universalidade.
D hierarquização.

Homem 32 anos com histórico de tosse e chiado na infância com necessidade de inalações com broncodilatadores. Em consulta ambulatorial refere sintomas de tosse e chiado que ocorrem 1 a 2 vezes no mês, nega despertar noturno por sintoma, nega limitação de atividades do dia a dia, desde a infância não precisa procurar atendimento médico por crise, ultimamente tem feito treinos de corrida quando apresenta chiado e tosse seca leves. De acordo com as recomendações atuais para tratamento de asma, a melhor orientação terapêutica nesse caso é:
A Salbutamol spray 2 jatos 30 min antes do exercício e caso tenha sintomas.
B Formoterol 6 mcg / budesonida 200 mcg spray 1 jato 30 min antes do exercício e caso tenha sintomas.
C Formoterol 6 mcg / budesonida 200 mcg spray 1 jato de 12 /12h diariamente.
D Não necessita tratamento medicamentoso.

Uma criança em idade escolar está em antibioticoterapia há 48 horas, por pneumonia bacteriana. Ela é levada ao hospital para reavaliação, pois não teve melhora da curva térmica, está prostrada e com perda de apetite. Ao exame físico, apresenta diminuição do murmúrio vesicular em base esquerda e tem bom padrão respiratório, apesar de manter uma posição antálgica em escoliose. Qual, entre as seguintes, é a conduta mais indicada no momento?

A Realizar radiografia de tórax.
B Trocar antibiótico e reavaliar em 48 a 72 horas.
C Manter antibiótico e aguardar completar 72 horas de tratamento para uma reavaliação mais adequada.
D Realizar tomografia de tórax com contraste.
E Associar um segundo antibiótico ao esquema inicial, para cobertura de germes atípicos, e reavaliar em 48 horas.

Os conselhos de saúde, órgãos de controle social do Sistema Único de Saúde SUS, são compostos por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários. A participação dos usuários deve contar com o seguinte percentual das vagas desses conselhos:

A 25%.
B 30%.
C 40%.
D 50%.
E 100%.

Paciente de 65 anos, com história de prostatectomia há 1 mês, foi submetido a procedimento com anestesia geral para troca do cateter duplo J instalado em via urinária com sinais de obstrução. O procedimento foi realizado em 20 minutos, sem complicações. Na Sala de Recuperação, no pós-operatório imediato, apresentou redução) do sensório frequência cardíaca de 125 bpm, pressão arterial de 84/35 mmHg, frequência respiratória de 26 mpm, temperatura axilar de 37,89 C eSpO2 de 90%. Qual dos manejos abaixo é o mais apropriado?
A Acessar imediatamente via aérea definitiva com intubação e transferir o paciente para o CTI.
B Iniciar administração de cristaloide em bolo e de vasopressor, coletar material para exames culturais e prescrever antibiótico de amplo espectro.
C Iniciar analgesia eficiente com morfina e solicitar angiotomografia e dosagem de D-dimeros.
D Encaminhar imediatamente o paciente para tomografia computadorizada abdominal para descartar complicação relacionada ao procedimento.

Qual a conduta neste momento?

A Realização de tomografia computadorizada do crânio.
B Prescrição de medicação antiepiléptica profilática.
C Solicitação de exame eletroencefalográfico.
D Observação clínica em consultas pediátricas de rotina.

Mais conteúdos dessa disciplina