Logo Passei Direto
Buscar
Quais são os principais transtornos específicos de aprendizagem?

a. Transtorno Bipolar.
b. TDAH - Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade.
c. Transtorno com prejuízo na leitura, escrita e na matemática.
d. Deficiência Intelectual.
e. TEA - Transtorno do Espectro Autista.
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Os principais transtornos específicos de aprendizagem são aqueles que afetam diretamente a capacidade de aprendizagem de um indivíduo. Vamos analisar as opções: a. Transtorno Bipolar - O Transtorno Bipolar não é considerado um transtorno específico de aprendizagem, mas sim um transtorno do humor. b. TDAH - Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade - O TDAH é um dos principais transtornos específicos de aprendizagem. c. Transtorno com prejuízo na leitura, escrita e na matemática - Este transtorno é conhecido como Dislexia, que é um dos transtornos específicos de aprendizagem. d. Deficiência Intelectual - A Deficiência Intelectual não é considerada um transtorno específico de aprendizagem, mas sim uma condição que afeta o funcionamento intelectual global. e. TEA - Transtorno do Espectro Autista - O TEA não é um transtorno específico de aprendizagem, mas sim um transtorno do neurodesenvolvimento. Portanto, os principais transtornos específicos de aprendizagem listados nas opções são: b. TDAH - Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade e c. Transtorno com prejuízo na leitura, escrita e na matemática.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Como devem ser feitas as avaliações de crianças que possuem TDAH?
a. Seguir o currículo pré estabelecido, não se valendo de atividades extra para avaliar o aluno, pois o mesmo deve alcançar os mesmos objetivos que os demais.
b. Devem ser como as das demais crianças, não tendo nenhuma adaptação específica.
c. Devem ser feitas de forma contínua, por meio de trabalhos, pesquisas, e em alguns casos, em salas separadas.
d. Devem ser feitas somente individual, em uma sala separada, não tendo contato com os demais colegas durante a avaliação.
e. Deve-se utilizar metodologias tradicionais.

O que são as estratégias intermediárias?
a. São estratégias montadas para desenvolver o paciente no início da sua terapia.
b. São estratégias de processo de retenção-compreensão e recuperação-utilização.
c. São estratégias de avaliação do sujeito após algumas semanas de intervenção.
d. São estratégias que visam desenvolver habilidades secundárias nos pacientes, paralelas ao problema principal.
e. São estratégias montadas como segundo plano, se caso as primeiras não deram certo, parte-se para as intermediárias.

De acordo com o DSM-V o TDAH apresenta três categorias diferentes. Quais são elas e quais são suas principais características?
a. Do tipo desatento: fala demais com frequência e deixa escapar uma resposta antes que a pergunta tenha sido concluída; do tipo hiperativo: com frequência parece não escutar quando alguém lhe dirige a palavra diretamente; do tipo combinado: ocorre sintomas tanto da desatenção quanto da hiperatividade.
b. Do tipo desatento: tem dificuldade para esperar a sua vez em uma fila, por exemplo; do tipo hiperativo: tem dificuldade para organizar tarefas e atividades; do tipo combinado: ocorre sintomas tanto da desatenção quanto da hiperatividade.
c. Do tipo desatento: com frequência interrompe jogos e brincadeiras ou se intromete em conversas; do tipo hiperativo: apresenta dificuldades de seguir instruções até o fim e não consegue terminar trabalhos escolares e demais tarefas; do tipo combinado: ocorre sintomas tanto da desatenção quanto da hiperatividade.
d. Do tipo desatento: com frequência é incapaz de brincar ou se envolver em atividades de lazer calmamente; do tipo hiperativo: com frequência não se atenta a detalhes ou comete erros por descuido em tarefas escolares ou demais atividades; do tipo combinado: ocorre sintomas tanto da desatenção quanto da hiperatividade.
e. Do tipo desatento: apresenta dificuldade de manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas; do tipo hiperativo: levanta da cadeira em situações em que se esperaria que permanecesse sentado; do tipo combinado: ocorre sintomas tanto da desatenção quanto da hiperatividade.

Mais conteúdos dessa disciplina