O termo ludicidade é utilizado e debatido por várias pessoas, em especial por professores pesquisadores da Educação Infantil. Segundo o dicionário Aurélio, ludicidade significa “qualidade do que é lúdico”. A ludicidade está presente nas atividades de caráter livre, portanto para que uma brincadeira seja considerada lúdica deve ser de escolha da criança participar ou não dela. A ludicidade não se delimita apenas aos jogos, às brincadeiras e aos brinquedos, ela está relacionada a toda atividade livre e prazerosa, podendo ser realizada em grupo ou individual.
HUIZINGA, J. Homo Ludens. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 1996 (adaptado).
Sobre a ludicidade na Educação Infantil, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. O lúdico na Educação Infantil tem sido uma das estratégias mais bem sucedidas no que concerne à estimulação do desenvolvimento cognitivo e de aprendizagem de uma criança.
PORQUE
II. A atividade lúdica é significativa no desenvolvimento das capacidades de atenção, memória, percepção, sensação e de todos os aspectos básicos referentes à aprendizagem.
Ed
há 10 meses
Vamos analisar as asserções: I. O lúdico na Educação Infantil tem sido uma das estratégias mais bem-sucedidas no que concerne à estimulação do desenvolvimento cognitivo e de aprendizagem de uma criança. Verdadeira, pois o lúdico é amplamente reconhecido como uma abordagem eficaz para estimular o desenvolvimento cognitivo e a aprendizagem na infância. II. A atividade lúdica é significativa no desenvolvimento das capacidades de atenção, memória, percepção, sensação e de todos os aspectos básicos referentes à aprendizagem. Verdadeira, já que a atividade lúdica realmente contribui para o desenvolvimento dessas capacidades essenciais para a aprendizagem. Ambas as asserções são verdadeiras e a relação entre elas é adequada, pois a primeira afirma que o lúdico é uma estratégia eficaz e a segunda explica como isso ocorre através do desenvolvimento de várias capacidades. Portanto, a alternativa correta que contém todas as informações verdadeiras é: ambas as asserções I e II são verdadeiras e estão relacionadas.
Libere respostas sem pagar
Ajude estudantes
Ed
há 2 anos
Vamos analisar as asserções: I. O lúdico na Educação Infantil tem sido uma das estratégias mais bem sucedidas no que concerne à estimulação do desenvolvimento cognitivo e de aprendizagem de uma criança. Verdadeiro, o uso de atividades lúdicas na Educação Infantil tem se mostrado eficaz na estimulação do desenvolvimento cognitivo e na aprendizagem das crianças. II. A atividade lúdica é significativa no desenvolvimento das capacidades de atenção, memória, percepção, sensação e de todos os aspectos básicos referentes à aprendizagem. Verdadeiro, as atividades lúdicas contribuem para o desenvolvimento de diversas habilidades cognitivas e sensoriais nas crianças, sendo significativas para a aprendizagem. Portanto, ambas as asserções são verdadeiras e a relação entre elas é de causa e efeito, onde a asserção II justifica a asserção I. A alternativa correta que contém ambas as asserções verdadeiras e a relação entre elas é: a) As duas proposições são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.