Ed
ano passado
Analisando as afirmativas em relação ao conceito de "ser social": a. Marx afirma que a sociedade era anterior e exterior ao indivíduo e que a ordem natural dos fatos não pode ser alterada por ele. - Correta. Marx defendia que a sociedade é anterior e exterior ao indivíduo, e que a estrutura social influencia a vida e a consciência dos indivíduos. b. A educação tem como finalidade preparar o homem para ser produtivo na sociedade, não devendo ser entendida como um meio de ensiná-lo costumes, tradição e valores éticos. - Incorreta. A educação também tem o papel de transmitir valores éticos e culturais, não apenas preparar para a produtividade. c. Na concepção da ontologia marxiniana, o desenvolvimento das forças produtivas foi o que nos possibilitou a evolução e a transformação da organização social que herdamos de nossos primatas. - Incorreta. O desenvolvimento das forças produtivas é importante para Marx, mas não é o único fator que possibilitou a evolução social. d. Marx foi o primeiro filósofo a descrever o homem como um animal social, um animal político, incapaz de existir sem o outro. - Incorreta. Essa descrição é mais associada a Aristóteles, não a Marx. e. O filósofo Aristóteles afirmava que o homem é, por natureza, um animal social, um animal político, incapaz de existir sem o outro. - Correta. Aristóteles de fato descreveu o homem como um animal social e político. f. Durkheim afirma que a sociedade é anterior e exterior ao indivíduo e que a ordem natural dos fatos não pode ser alterada por ele. - Incorreta. Essa afirmação está mais alinhada com a visão de Marx do que de Durkheim. g. Na concepção do materialismo, produzir além do necessário para a sobrevivência própria ou do grupo é o que possibilitou ao homem se distinguir dos demais animais e organizar a sociedade. - Correta. O materialismo histórico de Marx considera a produção como um fator central na organização social. h. A educação tem como finalidade preparar o homem para a sociedade, o que inclui ensiná-lo os costumes, tradição e valores éticos vigentes. - Correta. A educação tem o papel de preparar o indivíduo para a sociedade, incluindo a transmissão de valores éticos e culturais. Portanto, as alternativas corretas são: a) Marx afirma que a sociedade era anterior e exterior ao indivíduo e que a ordem natural dos fatos não pode ser alterada por ele. e) O filósofo Aristóteles afirmava que o homem é, por natureza, um animal social, um animal político, incapaz de existir sem o outro. g) Na concepção do materialismo, produzir além do necessário para a sobrevivência própria ou do grupo é o que possibilitou ao homem se distinguir dos demais animais e organizar a sociedade. h) A educação tem como finalidade preparar o homem para a sociedade, o que inclui ensiná-lo os costumes, tradição e valores éticos vigentes.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade
Bethania Prado
há 9 meses
Em relação ao conceito de “ser social”, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.
Questão 5
Resposta
a.
Marx foi o primeiro filósofo a descrever o homem como um animal social, um animal político, incapaz de existir sem o outro.
b.
A educação tem como finalidade preparar o homem para a sociedade, o que inclui ensiná-lo os costumes, tradição e valores éticos vigentes.
c.
o filósofo Aristóteles afirmava que o homem é, por natureza, um animal social, um animal político, incapaz de existir sem o outro;
d.
Marx afirma que a sociedade era anterior e exterior ao indivíduo e que a ordem natural dos fatos não pode ser alterada por ele.
e.
Na concepção da ontologia marxiniana, o desenvolvimento das forças produtivas foi o que nos possibilitou a evolução e a transformação da organização social que herdamos de nossos primatas.
f.
Na concepção do materialismo, produzir além do necessário para a sobrevivência própria ou do grupo é o que possibilitou ao homem se distinguir dos demais animais e organizar a sociedade.
g.
Durkheim afirma que a sociedade é anterior e exterior ao indivíduo e que a ordem natural dos fatos não pode ser alterada por ele;
h.
A educação tem como finalidade preparar o homem para ser produtivo na sociedade, não devendo ser entendida como um meio de ensiná-lo costumes, tradição e valores éticos.