Logo Passei Direto
Buscar

Filosofia

Outros
3. (Ufsj 2013) A construção de uma cosmologia que desse uma explicação racional e sistemática das características do universo, em substituição à cosmogonia, que tentava explicar a origem do universo baseada nos mitos, foi uma preocupação da Filosofia a) medieval. b) antiga. c) iluminista. d) contemporânea.

a) medieval.
b) antiga.
c) iluminista.
d) contemporânea.
User badge image
Desvendando com Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Para responder a essa questão, precisamos entender as diferentes fases da filosofia e como cada uma delas abordou a cosmologia. - Filosofia medieval: Focava em questões teológicas e na relação entre fé e razão, mas não era predominantemente sobre a construção de uma cosmologia racional. - Filosofia antiga: Filósofos como Platão e Aristóteles já buscavam explicações racionais sobre o universo, tentando entender suas características de forma sistemática, em contraste com as explicações mitológicas. - Filosofia iluminista: Essa fase trouxe um foco na razão e na ciência, mas a construção de uma cosmologia já havia sido iniciada na filosofia antiga. - Filosofia contemporânea: Embora tenha abordado muitos temas, a construção de uma cosmologia racional já estava estabelecida antes dessa fase. Diante disso, a alternativa que melhor se encaixa na descrição de uma construção de cosmologia que substitui a cosmogonia mitológica é a b) antiga.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

A transição da cosmogonia para a cosmologia, buscando uma explicação racional e sistemática das características do universo, é um marco importante na história da Filosofia. Analisando as opções: a) medieval - Na Idade Média, a Filosofia estava mais ligada à teologia e à interpretação dos textos sagrados, não sendo o período mais propício para a construção de uma cosmologia racional. b) antiga - Na Filosofia Antiga, especialmente com os filósofos pré-socráticos e os pensadores clássicos como Platão e Aristóteles, houve um interesse crescente em compreender o universo de forma racional e sistemática, marcando o início da cosmologia. c) iluminista - O Iluminismo foi um movimento marcado pela valorização da razão, mas não foi o período principal para a construção da cosmologia, que já havia sido desenvolvida na Filosofia Antiga. d) contemporânea - Na Filosofia Contemporânea, a preocupação com a cosmologia é mais voltada para os avanços científicos e as teorias cosmológicas modernas, mas a transição da cosmogonia para a cosmologia ocorreu em períodos anteriores. Assim, a resposta correta é: b) antiga.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

As discussões iniciais sobre Lógica foram organizadas por Aristóteles no texto conhecido como “Organon”, onde o filósofo sistematiza e problematiza algumas das afirmacoes que tinham sido feitas pelos pré-socráticos (Parmênides, Heráclito) e por Platão. Sobre a lógica aristotélica é incorreto afirmar:

a) Aristóteles considera que a dialética não é um procedimento seguro para o pensamento, tendo em vista posições contrárias de debatedores, e a escolha de uma opinião contra a outra não garante chegar à essência da coisa investigada, por isso sugere a substituição da dialética pela lógica.
b) Entre as principais diferenças que existem entre a lógica aristotélica e a dialética platônica estão: a primeira é um instrumento para o conhecer que antecede o exercício do pensamento e da linguagem; a segunda é um modo de conhecer e pressupõe a aplicação imediata do pensamento e da linguagem.
c) A lógica aristotélica é um instrumento para trabalhar os contrários, e as contradições para superá-los e chegar ao conhecimento da essência das coisas e da realidade.
d) A lógica aristotélica sistematiza alguns princípios e procedimentos que devem ser empregados nos raciocínios para a produção de conhecimentos universais e necessários.
e) Contemporaneamente não se pode considerar a lógica aristotélica como plenamente formal, tendo em vista que Aristóteles não afasta por completo os conteúdos pensados, para ficar com formas vazias (como se faz na lógica puramente formal). Embora tenha avançado no sentido da lógica formal, se comparada com a dialética platônica, que dependia absolutamente do conteúdo dos juízos.

Mais conteúdos dessa disciplina