Logo Passei Direto
Buscar
O ar que inicialmente ocupa 0,140 m3 à pressão manométrica de 103,0 kPa se expande isotermicamente até atingir a pressão de 101,3 kPa e, em seguida, é resfriado à pressão constante até voltar ao volume inicial. Calcule o trabalho realizado pelo ar. Pressão manométrica é a diferença entre a pressão real e a pressão atmosférica.

User badge image
Aprimorando com Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Para calcular o trabalho realizado pelo ar durante a expansão isotérmica e o resfriamento à pressão constante, vamos seguir os passos: 1. Expansão Isotérmica: - A pressão inicial (P1) é 103,0 kPa (manométrica), então a pressão absoluta (P1) = 103,0 kPa + 101,3 kPa (atmosférica) = 204,3 kPa. - A pressão final (P2) após a expansão é 101,3 kPa (absoluta). - O trabalho (W) realizado durante a expansão isotérmica é dado pela fórmula: \[ W = nRT \ln\left(\frac{V_f}{V_i}\right) \] - Como não temos a quantidade de mols (n) e a temperatura (T), podemos usar a relação de pressão e volume: \[ W = P \Delta V \] - O volume final (V_f) pode ser encontrado usando a relação de pressão e volume: \[ P_1 V_1 = P_2 V_f \implies V_f = \frac{P_1 V_1}{P_2} \] - Substituindo os valores: \[ V_f = \frac{204,3 \, \text{kPa} \times 0,140 \, \text{m}^3}{101,3 \, \text{kPa}} \approx 0,284 \, \text{m}^3 \] - O trabalho realizado durante a expansão é: \[ W = P_2 (V_f - V_i) = 101,3 \, \text{kPa} \times (0,284 - 0,140) \, \text{m}^3 \] \[ W \approx 101,3 \times 0,144 \approx 14,6 \, \text{kJ} \] 2. Resfriamento à Pressão Constante: - Durante o resfriamento à pressão constante, o trabalho realizado é zero, pois não há variação de volume. Portanto, o trabalho total realizado pelo ar durante o processo é aproximadamente 14,6 kJ.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para calcular o trabalho realizado pelo ar nesse processo, podemos utilizar a fórmula do trabalho em uma expansão isotérmica de um gás ideal: W = nRT * ln(Vf/Vi) Onde: W = trabalho realizado pelo gás n = quantidade de matéria (em mols) R = constante dos gases ideais (8,31 J/(mol·K)) T = temperatura (em Kelvin) Vf = volume final Vi = volume inicial Primeiramente, precisamos encontrar a quantidade de matéria (n) do ar. Para isso, podemos utilizar a equação dos gases ideais: P1V1 = nRT1 Onde: P1 = pressão inicial (em Pa) V1 = volume inicial (em m³) T1 = temperatura inicial (em Kelvin) Com os valores fornecidos: P1 = 103,0 kPa = 103.000 Pa V1 = 0,140 m³ T1 = temperatura inicial (como a transformação é isotérmica, a temperatura se mantém constante) A pressão final (P2) é de 101,3 kPa = 101.300 Pa. Após encontrar a quantidade de matéria (n), podemos calcular o trabalho realizado pelo ar.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mostre que as seguintes relações são válidas para uma transformação reversível adiabática, ???????????? = c????????????????., de um gás ideal: ????????????−1 = ????????????????????., ???? ????1−1/???? = ????????????????????.

Uma panela de pressão é cheia de água até a metade e sua tampa a veda de modo a impedir a saída de vapor d' água de seu interior.
Esse processo é reversível ou irreversível? Por quê?

Forneça dois exemplos de processos reversíveis e dois exemplos de processos irreversíveis em sistemas puramente mecânicos, como blocos escorregando em planos, molas, roldanas e fios.
Explique o que faz o processo ser reversível ou irreversível.

Você tenta esfriar a cozinha de sua casa deixando a porta da geladeira aberta. O que ocorrerá? Por quê?
Esse resultado seria o mesmo que o obtido se você deixasse aberta a tampa de uma caixa de isopor cheia de pedras de gelo?
Caso os resultados sejam diferentes, explique a razão dessas diferenças.

Converter energia mecânica em calor completamente é uma violação da segunda lei da termodinâmica? E converter calor em trabalho completamente? Explique suas respostas.

Em máquinas térmicas reais, como o motor a gasolina de um carro, há sempre algum atrito entre as partes móveis, embora os óleos lubrificantes reduzam o atrito a um valor mínimo.
Se o atrito entre as partes móveis da máquina fosse completamente eliminado, sua eficiência seria igual a 100%? Justifique sua resposta.
Sua resposta depende do fato de a máquina seguir ou não um ciclo de Carnot? Novamente, justifique.

Explique por que cada um dos processos seguintes é um exemplo do aumento da desordem ou aleatoriedade: mistura de água quente com água fria, expansão livre de um gás, fluxo de calor irreversível e produção de calor pelo atrito mecânico.
Existe aumento de entropia em todos esses casos? Justifique sua resposta.

A Terra e o Sol estão em equilíbrio térmico? Existe variação de entropia associada à transmissão de energia do Sol para a Terra?
A radiação difere dos outros modos de transferência de calor no que diz respeito a variações de entropia? Explique seu raciocínio.

O motor de um avião recebe um calor de 9.000 J e rejeita 6.400 J em cada ciclo.
(a) Qual é o trabalho realizado pela máquina em cada ciclo?
(b) Qual é a eficiência térmica da máquina?

Mais conteúdos dessa disciplina