Logo Passei Direto
Buscar

Direito

Outros
No que pertine ao valor do IPI majorado, considerando que a Fazenda Pública não adotou qualquer providência quanto ao lançamento do imposto devido durante o trâmite da ação judicial, tem-se que

A) o IPI é devido e coincide com o valor depositado.
B) o IPI é devido no valor cobrado pela Fazenda Pública.
C) o IPI não é devido, uma vez que ocorreu a prescrição.
D) o IPI não é devido, em razão da decadência.
User badge image
Aprendendo com Desafios

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Para analisar a questão sobre o IPI majorado e a Fazenda Pública, precisamos considerar os conceitos de lançamento do imposto, prescrição e decadência. - A) O IPI é devido e coincide com o valor depositado. - Essa opção sugere que o valor depositado é o que deve ser pago, mas não considera a falta de providências da Fazenda Pública. - B) O IPI é devido no valor cobrado pela Fazenda Pública. - Essa opção implica que a Fazenda Pública pode cobrar o valor que considera devido, mas não leva em conta a falta de ação durante o trâmite judicial. - C) O IPI não é devido, uma vez que ocorreu a prescrição. - A prescrição se refere ao prazo para a Fazenda Pública cobrar o imposto, mas não é necessariamente aplicável sem mais informações sobre o prazo. - D) O IPI não é devido, em razão da decadência. - A decadência se refere ao prazo que extingue o próprio direito de lançar o imposto, o que pode ser relevante se a Fazenda Pública não tomou providências. Diante disso, a opção que melhor se encaixa na situação apresentada, considerando que a Fazenda Pública não adotou providências quanto ao lançamento do imposto devido, é a D) o IPI não é devido, em razão da decadência.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando a situação apresentada, em que a Fazenda Pública não realizou o lançamento do imposto devido durante o trâmite da ação judicial, é importante considerar os princípios relacionados à prescrição e decadência. A prescrição refere-se à perda do direito de ação do Estado para cobrar um tributo, devido ao decurso do prazo legal. Já a decadência é a perda do direito de constituir ou exigir o crédito tributário, também devido ao decurso do prazo legal. Considerando o cenário descrito, em que não houve providências da Fazenda Pública quanto ao lançamento do imposto devido, podemos concluir que o prazo para a cobrança do tributo pode ter sido atingido. Dessa forma, a alternativa correta é: C) o IPI não é devido, uma vez que ocorreu a prescrição.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina