Logo Passei Direto
Buscar

Sociologia

Colégio Objetivo
(Uncisal 2012) A Escola Marxista tem na teoria do conflito um dos seus fundamentos mais importantes em termos sociológicos. Tal teoria, pela óptica marxista, defende que:
A) os conflitos sociais são culturais, sendo expressões do embate entre a tradição e a inovação.
B) os conflitos nascem das contradições, sendo estas resultantes do acesso desigual aos meios de produção.
C) as sociedades mais avançadas são aquelas que melhor se adaptaram ao longo do processo histórico, sendo as menos aptas extintas.
D) os conflitos sociais são observados apenas nas sociedades anteriores à Revolução Industrial.
E) todas as relações sociais estão desvinculadas da esfera econômica, sendo os conflitos políticos o alicerce da vida em sociedade.
a) Na teoria do conflito, no que é tocante à escola marxista, os embates sociais não são frutos de aspectos culturais e nem de avanço ou atraso evolutivo. O conflito ocorre devido à má distribuição das riquezas e dos meios de produção, sempre que há desigualdade e subjugação social o conflito acontece, como forma de defesa e afirmação da classe oprimida. O conceito de ação social desempenha papel fundamental no conjunto teórico construído por Max Weber.
User badge image
Questões de Sociologia

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando a descrição da teoria do conflito pela ótica marxista, podemos identificar que, de acordo com essa perspectiva, os conflitos sociais nascem das contradições resultantes do acesso desigual aos meios de produção. Isso significa que a desigualdade na distribuição de recursos e meios de produção gera conflitos entre as classes sociais, sendo a luta de classes um elemento central nessa teoria. Portanto, a alternativa correta é: B) os conflitos nascem das contradições, sendo estas resultantes do acesso desigual aos meios de produção.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

(Uff 2012) A grande contribuição de Tomás de Aquino para a vida intelectual foi a de valorizar a inteligência humana e sua capacidade de alcançar a verdade por meio da razão natural, inclusive a respeito de certas questões da religião. Discorrendo sobre a “possibilidade de descobrir a verdade divina”, ele diz que há duas modalidades de verdade acerca de Deus. A primeira refere-se a verdades da revelação que a razão humana não consegue alcançar, por exemplo, entender como é possível Deus ser uno e trino. A segunda modalidade é composta de verdades que a razão pode atingir, por exemplo, que Deus existe. A partir dessa citação, indique a afirmativa que melhor expressa o pensamento de Tomás de Aquino.
A) A fé é o único meio do ser humano chegar à verdade.
B) O ser humano só alcança o conhecimento graças à revelação da verdade que Deus lhe concede.
C) Mesmo limitada, a razão humana é capaz de alcançar certas verdades por seus meios naturais.
D) A Filosofia é capaz de alcançar todas as verdades acerca de Deus.
E) Deus é um ser absolutamente misterioso e o ser humano nada pode conhecer d’Ele.
a) Esta alternativa não pode ser considerada verdadeira, uma vez que ela contraria a noção de verdades naturais.
b) Esta alternativa estaria correta se o autor em questão fosse Santo Agostinho, mas, como se trata de Tomás de Aquino, ela contraria a noção de verdades naturais.
c) A filosofia é uma atividade da razão humana, e, como a razão não pode conhecer tudo acerca de Deus, a filosofia também não.
d) O homem pode conhecer a existência de Deus através das verdades naturais e pode ter acesso ao seu mistério através da revelação.

Mais conteúdos dessa disciplina