Logo Passei Direto
Buscar

Sociologia

Colégio Objetivo
Para explicar os fenômenos sociais, Weber propôs um instrumento de análise que chamou de tipo ideal. Esse instrumento pode ser definido como:
I. uma construção do pensamento que permite identificar na realidade observada as manifestações dos fenômenos e compará-las.
II. uma construção do pensamento que permite conceituar fenômenos e formações sociais.
III. um modelo perfeito a ser buscado pelas formações sociais históricas e qualquer realidade observável.
IV. um modelo que tem a ver com as espécies sociais de Durkheim, exemplos de sociedades observadas em diferentes graus de complexidade.
V. uma construção teórica abstrata a partir de casos particulares analisados.
a) I, II e V estão corretas.
b) I, II e III estão corretas.
c) II, III e V estão corretas.
d) II, III e IV estão corretas.
User badge image
Questões de Sociologia

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada afirmativa: I. uma construção do pensamento que permite identificar na realidade observada as manifestações dos fenômenos e compará-las. Correto, essa é uma definição adequada de tipo ideal, pois ele serve como um modelo abstrato para comparação com a realidade observada. II. uma construção do pensamento que permite conceituar fenômenos e formações sociais. Correto, essa também é uma definição válida de tipo ideal, pois ele auxilia na conceituação e compreensão de fenômenos sociais. III. um modelo perfeito a ser buscado pelas formações sociais históricas e qualquer realidade observável. Incorreto, o tipo ideal não é um modelo perfeito a ser buscado, mas sim uma construção teórica abstrata para análise e compreensão da realidade. IV. um modelo que tem a ver com as espécies sociais de Durkheim, exemplos de sociedades observadas em diferentes graus de complexidade. Incorreto, o tipo ideal não está relacionado às espécies sociais de Durkheim, mas sim é uma ferramenta de análise proposta por Weber. V. uma construção teórica abstrata a partir de casos particulares analisados. Correto, essa definição também está correta, pois o tipo ideal é uma construção abstrata a partir da análise de casos particulares. Portanto, as afirmativas corretas são I, II e V. A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é: a) I, II e V estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

(Uff 2012) A grande contribuição de Tomás de Aquino para a vida intelectual foi a de valorizar a inteligência humana e sua capacidade de alcançar a verdade por meio da razão natural, inclusive a respeito de certas questões da religião. Discorrendo sobre a “possibilidade de descobrir a verdade divina”, ele diz que há duas modalidades de verdade acerca de Deus. A primeira refere-se a verdades da revelação que a razão humana não consegue alcançar, por exemplo, entender como é possível Deus ser uno e trino. A segunda modalidade é composta de verdades que a razão pode atingir, por exemplo, que Deus existe. A partir dessa citação, indique a afirmativa que melhor expressa o pensamento de Tomás de Aquino.
A) A fé é o único meio do ser humano chegar à verdade.
B) O ser humano só alcança o conhecimento graças à revelação da verdade que Deus lhe concede.
C) Mesmo limitada, a razão humana é capaz de alcançar certas verdades por seus meios naturais.
D) A Filosofia é capaz de alcançar todas as verdades acerca de Deus.
E) Deus é um ser absolutamente misterioso e o ser humano nada pode conhecer d’Ele.
a) Esta alternativa não pode ser considerada verdadeira, uma vez que ela contraria a noção de verdades naturais.
b) Esta alternativa estaria correta se o autor em questão fosse Santo Agostinho, mas, como se trata de Tomás de Aquino, ela contraria a noção de verdades naturais.
c) A filosofia é uma atividade da razão humana, e, como a razão não pode conhecer tudo acerca de Deus, a filosofia também não.
d) O homem pode conhecer a existência de Deus através das verdades naturais e pode ter acesso ao seu mistério através da revelação.

Mais conteúdos dessa disciplina