Logo Passei Direto
Buscar
Em razão da eclosão de um grande escândalo relativo ao desvio de recursos públicos no Estado, foi instaurada, no âmbito da Assembleia Legislativa, comissão parlamentar de inquérito com o objetivo de apurar os fatos narrados. Entre outras medidas, foi deliberada: (a) a convocação do Governador do Estado para comparecer à Assembleia Legislativa e prestar esclarecimentos; (b) a quebra do sigilo fiscal dos envolvidos; (c) a determinação de interceptação telefônica de alguns servidores públicos estaduais; e (d) a decretação de indisponibilidade dos bens de dois servidores, cuja participação no esquema estava documentalmente comprovada. À luz da sistemática constitucional, deve-se afirmar que:
a) somente a medida descrita em (a) está correta;
b) somente a medida descrita em (b) está correta;
c) somente a medida descrita em (d) está correta;
d) somente as medidas descritas em (b) e (c) estão corretas;
e) todas as medidas estão corretas.
User badge image
Aprendendo Através de Exercícios

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Neste caso, estamos lidando com uma situação envolvendo uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) no âmbito da Assembleia Legislativa para apurar desvios de recursos públicos. Analisando as medidas deliberadas: a) Convocação do Governador do Estado para prestar esclarecimentos - Esta medida é uma prerrogativa da CPI para convocar autoridades para prestar esclarecimentos, portanto está correta. b) Quebra do sigilo fiscal dos envolvidos - A quebra de sigilo fiscal é uma medida que pode ser adotada em investigações, porém, no caso de CPI, a competência para essa medida é do Poder Judiciário, não da Assembleia Legislativa. Portanto, esta medida não está correta. c) Determinação de interceptação telefônica de servidores públicos - A interceptação telefônica é uma medida que também é competência do Poder Judiciário, não da Assembleia Legislativa. Portanto, esta medida não está correta. d) Decretação de indisponibilidade dos bens de servidores com participação comprovada - Esta medida é uma forma de garantir eventual ressarcimento aos cofres públicos em caso de condenação, e pode ser adotada pela CPI. Portanto, esta medida está correta. Assim, considerando a análise das medidas deliberadas, a alternativa correta é: d) somente as medidas descritas em (b) e (c) estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Bernardo, servidor público municipal, ajuizou ação ordinária em face do Município Alfa, perante a Justiça Estadual, pleiteando o recebimento de adicional noturno, vantagem essa que era assegurada pela lei que instituíra o regime jurídico único dos servidores municipais nos seguintes termos: “fica assegurada a percepção do adicional noturno, pelos servidores públicos municipais, nos mesmos termos em que é assegurado aos trabalhadores em geral pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT)”. Ao ser citado, o Município Alfa arguiu a incompetência do juízo. À luz da sistemática constitucional, é correto afirmar que a tese do Município está:
a) errada, já que a Justiça Estadual é competente para julgar toda e qualquer causa envolvendo os Municípios, incluindo a ação proposta por Bernardo;
b) certa, pois a Justiça Estadual não é competente para julgar nenhuma causa envolvendo os Municípios e os seus servidores, mas, sim, a Justiça do Trabalho;
c) errada, pois a Justiça Estadual deve julgar a ação ajuizada por Bernardo em razão do vínculo estatutário que mantém com o Município, ainda que haja remissão à CLT;
d) certa, pois, apesar de a Justiça Estadual ser competente, regra geral, para julgar as causas em que haja relação estatutária, no caso concreto há remissão à CLT;
e) errada, pois a Justiça Estadual é competente para julgar todas as ações propostas por servidores ou empregados municipais, regidos por regime estatutário ou pela CLT.

Mais conteúdos dessa disciplina