Logo Passei Direto
Buscar
Considerando as informações apresentadas e o conteúdo do texto-base sobre os direitos e prerrogativas do contrato individual de trabalho, analise as afirmativas a seguir e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
I. ( ) O contrato por prazo indeterminado não possui data final ajustada e pode ser combinado de forma verbal, escrita ou tácita.
II. ( ) O contrato individual de trabalho por prazo indeterminado é o tipo de contrato mais comum, sendo exceções aqueles com prefixação de prazo.
III. ( ) O contrato individual de trabalho por prazo indeterminado pode ser ajustado verbalmente, por escrito ou de forma tácita.
IV. ( ) Se o contrato de experiência for prorrogado, ainda que dentro do seu prazo máximo previsto em lei, passará a ser considerado um contrato por prazo indeterminado.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: RESP.: V, V, V, F.
User badge image
Testando o Conhecimento

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as afirmativas sobre os direitos e prerrogativas do contrato individual de trabalho: I. ( ) O contrato por prazo indeterminado não possui data final ajustada e pode ser combinado de forma verbal, escrita ou tácita. Verdadeiro (V). O contrato por prazo indeterminado não possui uma data final estipulada, podendo ser estabelecido de forma verbal, escrita ou tácita. II. ( ) O contrato individual de trabalho por prazo indeterminado é o tipo de contrato mais comum, sendo exceções aqueles com prefixação de prazo. Verdadeiro (V). O contrato por prazo indeterminado é o mais comum, sendo a regra geral, enquanto os contratos com prazo determinado são exceções. III. ( ) O contrato individual de trabalho por prazo indeterminado pode ser ajustado verbalmente, por escrito ou de forma tácita. Verdadeiro (V). O contrato por prazo indeterminado pode ser estabelecido de diversas formas, seja verbalmente, por escrito ou de forma tácita. IV. ( ) Se o contrato de experiência for prorrogado, ainda que dentro do seu prazo máximo previsto em lei, passará a ser considerado um contrato por prazo indeterminado. Falso (F). A prorrogação do contrato de experiência não o transforma em um contrato por prazo indeterminado, ele continua sendo um contrato de experiência. Portanto, a sequência correta é: V, V, V, F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

PERGUNTA 11
Leia atentamente o excerto a seguir.
“O Direito do Trabalho tem como um dos postulados fundamentais o princípio da intangibilidade salarial. O mencionado princípio mostra a natureza alimentar do salário, ao evidenciar a proteção jurídica dispensada àquele, de modo a limitar a possibilidade de descontos abusivos feitos pelo empregador. É o previsto no art. 462 da CLT, ao dispor que ‘ao empregador é vedado efetuar qualquer desconto nos salários do empregado, salvo quando resultar de adiantamentos, de dispositivo de lei ou de contrato coletivo’”.
Com base no princípio em referência e nas demais regras relacionadas ao salário, analise as afirmativas a seguir e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
I. ( ) Em caso de danos causados pelo empregado por culpa sua, ou seja, por negligência, imprudência ou imperícia, o prejuízo poderá ser descontado do empregado, desde que tenha sido combinado no contrato de trabalho.
II. ( ) Em caso de situações envolvendo máquinas e equipamentos, o empregado não é responsabilizado se agiu com culpa, pois se trata de um risco próprio da atividade empresarial.
III. ( ) Se ocorreu o dano por culpa do empregado, mas não há como provar, o empregador não poderá efetuar o desconto.
IV. ( ) Em caso de prejuízos causados pelo empregado com dolo, ou intenção de causar o dano, o empregador depende de previsão no contrato de trabalho para ser possível o desconto.
A seguir, marque a alternativa correta:
V, V, V, F.

PERGUNTA 12
A Lei n. 13.146/2015, que instituiu o Estatuto da Pessoa com Deficiência, determina:
“Art. 4.o – Toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades com as demais pessoas e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação.
§ 1º Considera-se discriminação em razão da deficiência toda forma de distinção, restrição ou exclusão, por ação ou omissão, que tenha o propósito ou o efeito de prejudicar, impedir ou anular o reconhecimento ou o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais de pessoa com deficiência, incluindo a recusa de adaptações razoáveis e de fornecimento de tecnologias assistivas [sic]”.
Considerando as informações apresentadas e o conteúdo abordado pelo texto-base, analise as afirmativas a seguir, referentes à proteção fornecida aos deficientes ou pessoas com necessidades especiais, e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas:
I. ( ) Deve ser garantida a igualdade de condições de trabalho e de oportunidades.
II. ( ) Deve ser garantido pelo empregador e por todos tratamento digno ao deficiente, idêntico aos demais empregados.
III. ( ) Devem ser reconhecidas as diferenças e aceitas as pessoas com deficiência.
IV. ( ) Devem ser separados dos demais empregados em respeito às diferenças.
V. ( ) A empresa deve se adequar para providenciar o que for necessário às pessoas com deficiência e, com isso, terá mais percepção em relação às necessidades de todos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
V, V, V, F, V.

PERGUNTA 15
Leia atentamente o excerto a seguir:
“O trabalhador eventual vai ser aquela pessoa que trabalha de vez em quando para o mesmo tomador de serviços, ao contrário do empregado, que trabalha habitualmente. [...] O avulso é uma espécie de trabalhador eventual, pois presta serviços esporádicos ao mesmo tomador de serviços. Distingue-se, porém, o avulso do trabalhador eventual, pois o primeiro tem todos os direitos previstos na legislação trabalhista, enquanto o eventual só tem direito ao preço avançado no contrato e à multa pelo inadimplemento do pacto, quando for o caso. O avulso é arregimentado pelo sindicato, enquanto ao eventual não tem essa característica”.
Com relação ao tema de trabalhadores eventuais e avulsos e o empregado com vínculo empregatício, analise as afirmativas a seguir:
I. O trabalhador avulso presta serviços de duração curta para diversos tomadores, sob intermédio da entidade ou sindicato com a qual mantém vínculo de emprego nos termos previstos na legislação.
II. Uma relação de emprego diz respeito à prestação de serviços não eventuais e pessoais a um empregador, ao qual o trabalhador está subordinado por meio do salário.
III. O trabalho prestado ocasionalmente é considerado eventual. O trabalhador normalmente atua em atividades que não fazem parte dos objetivos sociais da empresa, que o contrata, em geral, para a realização de um evento específico.
IV. A sindicalização do trabalhador avulso não é obrigatória. Ele presta serviços para vários empregadores e mantém vínculo empregatício com o órgão gestor de mão de obra ou com o sindicato, quando é filiado.
Estão corretas:
RESPOSTA: Somente as afirmativas II e III.

Mais conteúdos dessa disciplina