Logo Passei Direto
Buscar

QUESTÃO 3  Em seu primeiro dia de trabalho em uma fábrica de camisetas, você, alertado pelo gerente da fábrica de que precisariam de mais emprega...

QUESTÃO 3

 Em seu primeiro dia de trabalho em uma fábrica de camisetas, você, alertado pelo gerente da fábrica de que precisariam de mais empregados, levou consigo seu amigo Pedro Empenhado, para que pudesse também ser contratado para o trabalho. Lá chegando, vocês foram recebidos pelo gerente que, informado da presença de Pedro, indicou-lhes o local de trabalho, informando que ele trabalharia nas mesmas condições de horário e salário estabelecidos para você. Após 15 dias de trabalho, o gerente informa a Pedro que ele não pode mais continuar trabalhando e que ele não possui contrato de trabalho, não tendo, portanto, direitos trabalhistas a receber.

Diante dessa situação, marque a alternativa que contém a resposta correta para o caso:

a) O gerente está inteiramente certo, visto que, apesar de trabalhando, Pedro em momento algum assinou contrato de trabalho.
b) Como não existe contrato de trabalho e o contrato é a condição para os direitos, Pedro não tem direitos como os demais trabalhadores.
c) Existe sim um contrato de trabalho, com garantia de direitos a Pedro, visto que a CLT admite o contrato verbal de trabalho.
d) O contrato verbal, apesar de existente, não garante a Pedro os mesmos direitos que são garantidos pelo contrato escrito.
e) Nenhuma das anteriores.
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar as alternativas uma a uma, considerando a legislação trabalhista brasileira, especialmente a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). a) O gerente está inteiramente certo, visto que, apesar de trabalhando, Pedro em momento algum assinou contrato de trabalho. - Incorreto. O fato de não haver um contrato escrito não significa que não exista um contrato de trabalho. A relação de trabalho pode ser reconhecida mesmo sem um contrato formal. b) Como não existe contrato de trabalho e o contrato é a condição para os direitos, Pedro não tem direitos como os demais trabalhadores. - Incorreto. Mesmo sem um contrato escrito, a relação de trabalho pode ser reconhecida, e Pedro pode ter direitos. c) Existe sim um contrato de trabalho, com garantia de direitos a Pedro, visto que a CLT admite o contrato verbal de trabalho. - Correto. A CLT reconhece a possibilidade de um contrato de trabalho verbal, e, portanto, Pedro tem direitos trabalhistas. d) O contrato verbal, apesar de existente, não garante a Pedro os mesmos direitos que são garantidos pelo contrato escrito. - Incorreto. O contrato verbal garante os mesmos direitos que um contrato escrito, desde que a relação de trabalho esteja configurada. e) Nenhuma das anteriores. - Incorreto, pois a alternativa c) está correta. Portanto, a alternativa correta é: c) Existe sim um contrato de trabalho, com garantia de direitos a Pedro, visto que a CLT admite o contrato verbal de trabalho.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando a situação apresentada, é importante considerar que, de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o contrato de trabalho pode ser estabelecido de forma verbal, não necessariamente por escrito. Assim, mesmo que não haja um contrato formal assinado por Pedro, ele ainda pode ter direitos trabalhistas garantidos. Dessa forma, a alternativa correta para o caso apresentado é: c) Existe sim um contrato de trabalho, com garantia de direitos a Pedro, visto que a CLT admite o contrato verbal de trabalho.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

ATIVIDADE DE ESTUDO - O DIREITO DO TRABALHO E AS RELAÇÕES DE TRABALHO - 43_2024

QUESTÃO 1

 Sobre as teorias explicativas do contrato de trabalho, assinale a alternativa correta:

Alternativa 1: A teoria anticontratualista considera a relação entre um empregador e um empregado, ainda que com limitações à autonomia da vontade, como um contrato.
Alternativa 2: A teoria anticontratualista é dividida em teoria da imprevisão, que sustenta que a relação do empregado com o empregador é de natureza institucional.
Alternativa 3: De acordo com a teoria contratualista, a relação empregador- empregado será sempre um contrato, independentemente da manifestação da vontade.
Alternativa 4: ( correta ) A teoria contratualista, majoritária considera que a relação empregador–empregado é contratual, pois implica vontade das partes de estabelecer tal relação.
Alternativa 5: Nenhuma das anteriores.

a) A teoria anticontratualista considera a relação entre um empregador e um empregado, ainda que com limitações à autonomia da vontade, como um contrato.
b) A teoria anticontratualista é dividida em teoria da imprevisão, que sustenta que a relação do empregado com o empregador é de natureza institucional.
c) De acordo com a teoria contratualista, a relação empregador- empregado será sempre um contrato, independentemente da manifestação da vontade.
d) A teoria contratualista, majoritária considera que a relação empregador–empregado é contratual, pois implica vontade das partes de estabelecer tal relação.
e) Nenhuma das anteriores.

Mais conteúdos dessa disciplina