Logo Passei Direto
Buscar
No recorte histórico da Antiguidade até a Idade Média, observa-se que os surdos eram tratados como seres desprovidos de inteligência, portanto, não tinham direitos legais, como a herança, em caso de falecimento dos genitores. Os estudos sobre a história da educação de surdos objetivaram olhar sobre essa a diferença apontada pela abordagem socioantropológica. Na atualidade, em relação à terminologia adequada, pode-se afirmar que:
I. Na concepção socioantropológica da surdez, o termo surdo se refere a uma pessoa que não ouve e não fala.
II. Na visão clínica da surdez, acredita-se que a única maneira de educar o surdo é por meio do uso da Libras.
III. Independentemente da concepção, o surdo sempre teve sua língua respeitada e direito à educação bilíngue.
IV. A concepção bilinguista acredita que o surdo deve aprender duas línguas, sendo a primeira sempre a língua de sinais.
I, II e III, apenas.
I e III, apenas.
I, II, III e IV.
I e IV, apenas.
IV, apenas.
User badge image
Questões sobre LIBRAS

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada afirmativa: I. Na concepção socioantropológica da surdez, o termo surdo se refere a uma pessoa que não ouve e não fala. Falso. Na concepção socioantropológica, o termo surdo se refere a uma pessoa que faz parte de uma comunidade surda e que se identifica culturalmente com a Língua de Sinais, independente de sua capacidade de fala. II. Na visão clínica da surdez, acredita-se que a única maneira de educar o surdo é por meio do uso da Libras. Falso. A visão clínica muitas vezes enfatiza a oralização e a leitura labial como métodos de educação para surdos, não necessariamente priorizando o uso da Libras. III. Independentemente da concepção, o surdo sempre teve sua língua respeitada e direito à educação bilíngue. Falso. Infelizmente, ao longo da história, a língua e cultura dos surdos nem sempre foram respeitadas, e o direito à educação bilíngue nem sempre foi garantido. IV. A concepção bilinguista acredita que o surdo deve aprender duas línguas, sendo a primeira sempre a língua de sinais. Verdadeiro. A concepção bilinguista defende a educação bilíngue para surdos, com a Língua de Sinais como primeira língua e a língua majoritária do país como segunda língua. Portanto, a única alternativa que contém um item verdadeiro é: d) I e IV, apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A partir da década de 1980 viu-se crescer no Brasil o movimento em favor da educação bilíngue para surdos. Esse movimento parte do pressuposto de que a Libras deve ser a primeira língua do surdo, e a Língua Portuguesa, sua segunda língua na modalidade escrita, sendo esta forma a mais eficaz para propiciar uma melhora em sua escolarização. Leia as afirmativas abaixo e assinale-as com V (verdadeiro) ou F (falso): ( ) A proposta da concepção bilíngue é valorizar a deficiência e compreender o surdo como um deficiente da linguagem. ( ) A Libras é uma língua complexa, com uma gramática própria e estrutura que propicia uma melhor comunicação pelos surdos. ( ) A comunidade surda pode ser considerada no país como uma minoria linguística e cultural. ( ) A Libras pode ser aprendida por todos os indivíduos, não existindo pré-requisito, e assim como o estudo da língua estrangeira, demanda dos indivíduos tempo e estudo. Assinale a alternativa que contenha a sequência correta de V e F:
( ) A proposta da concepção bilíngue é valorizar a deficiência e compreender o surdo como um deficiente da linguagem.
( ) A Libras é uma língua complexa, com uma gramática própria e estrutura que propicia uma melhor comunicação pelos surdos.
( ) A comunidade surda pode ser considerada no país como uma minoria linguística e cultural.
( ) A Libras pode ser aprendida por todos os indivíduos, não existindo pré-requisito, e assim como o estudo da língua estrangeira, demanda dos indivíduos tempo e estudo.
F – V – V – F.
F – F – F – V.
V – V – F – F
V – V – F – V.
F – V – F – F

Mais conteúdos dessa disciplina