Logo Passei Direto
Buscar
No que se refere à coesão textual, está correto o que se afirma, acerca do elemento marcado, em:

(A) [...] um jovem inventor se propôs a mostrar o funcionamento de sua última criação ao simpático monarca estrangeiro que se dirigira a ele [...]. Funciona como uma anáfora indireta.
(B) No mesmo instante, as palavras entraram pelos tímpanos do imperador: "To be or not to be...". Funciona como uma anáfora direta.
(C) Ao dizer a D. Pedro que pretendia comercializá-lo, o imperador respondeu [...]. Funciona como uma anáfora direta cujo referente é D. Pedro.
(D) D. Pedro não esperava por aquilo. Funciona como um elemento catafórico neutro.
(E) "Quando o senhor fizer isto, o Brasil será o seu primeiro cliente." Funciona como um elemento catafórico resumidor ou encapsulador.
User badge image
Matematicamente

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as opções apresentadas: (A) "[...] um jovem inventor se propôs a mostrar o funcionamento de sua última criação ao simpático monarca estrangeiro que se dirigira a ele [...]. Funciona como uma anáfora indireta." - Neste caso, o termo "ele" está se referindo ao "simpático monarca estrangeiro", o que caracteriza uma anáfora indireta. (B) "No mesmo instante, as palavras entraram pelos tímpanos do imperador: 'To be or not to be...'. Funciona como uma anáfora direta." - Aqui, o termo "imperador" é diretamente mencionado, não sendo uma anáfora. (C) "Ao dizer a D. Pedro que pretendia comercializá-lo, o imperador respondeu [...]. Funciona como uma anáfora direta cujo referente é D. Pedro." - Neste caso, "o imperador" se refere diretamente a D. Pedro, caracterizando uma anáfora direta. (D) "D. Pedro não esperava por aquilo. Funciona como um elemento catafórico neutro." - Não há referência anterior que justifique a classificação como catafórico. (E) "Quando o senhor fizer isto, o Brasil será o seu primeiro cliente." Funciona como um elemento catafórico resumidor ou encapsulador." - Neste caso, "isto" faz referência a algo mencionado anteriormente, caracterizando uma anáfora. Portanto, a opção correta é: (A) "[...] um jovem inventor se propôs a mostrar o funcionamento de sua última criação ao simpático monarca estrangeiro que se dirigira a ele [...]. Funciona como uma anáfora indireta."

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina