Logo Passei Direto
Buscar

Medicina

Outros
QUESTÃO 94 Resposta B
A) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa confunde a composição química da quitina, acreditando que essa seja um polipeptídeo, e equivoca-se também ao acreditar que os crustáceos seriam pescados apenas para o aproveitamento da sua carapaça, o que poderia causar redução dos estoques pesqueiros desses animais.
B) CORRETA. A quitina é um polissacarídeo estrutural encontrado no exoesqueleto de artrópodes, o que inclui a carapaça dos crustáceos, e sua exploração comercial apresenta a vantagem de utilizar um material que seria descartado, reduzindo o impacto ambiental causado pelo acúmulo de carapaças descartadas pela indústria pesqueira.
C) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa confunde a função biológica da quitina, acreditando que seja um carboidrato de reserva, quando, na verdade, tem função estrutural, e equivoca-se ao acreditar que crustáceos e fungos estejam sendo explorados com a única finalidade de obter esses recursos, desconhecendo que na verdade ele vem do aproveitamento das carapaças que são rejeitadas pela indústria pesqueira.
D) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa confunde a composição química da quitina, acreditando que essa seja uma proteína.
E) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa confunde a composição química da quitina, acreditando que essa seja um polipeptídeo.

User badge image
Testando o Conhecimento

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

A alternativa correta é a B) CORRETA. A quitina é de fato um polissacarídeo estrutural encontrado no exoesqueleto de artrópodes, incluindo a carapaça dos crustáceos. Sua exploração comercial apresenta a vantagem de utilizar um material que seria descartado, reduzindo o impacto ambiental causado pelo acúmulo de carapaças descartadas pela indústria pesqueira.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

QUESTãO 91 Resposta E
A) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa não sabe diferenciar o ácido destacado do álcool apresentado no texto-base. A substância apresentada na alternativa é o álcool, que reage com o ácido p-benzenodioico para formar o PET.
B) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa não sabe diferenciar o ácido destacado do hidrocarboneto apresentado no texto-base. A substância apresentada na alternativa é o hidrocarboneto (vinil-benzeno).
C) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa sabe identificar corretamente a função orgânica, mas não atenta para a nomenclatura do ácido, que é p-benzenodioico. O sufixo dioico, na nomenclatura de compostos orgânicos, indica um ácido carboxílico que possui dois grupos carboxilas (−COOH), e não apenas um, como apresentado na alternativa.
D) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa sabe identificar corretamente a função orgânica, mas não atenta para a nomenclatura do ácido, que é p-benzenodioico. O prefixo p (para), na nomenclatura de compostos orgânicos aromáticos, indica que grupamentos ou ramificações estão presentes nas posições 1 e 4. No entanto, a alternativa apresenta grupamentos nas posições 1 e 2, caracterizando uma posição orto.
E) CORRETA. O prefixo p (para), na nomenclatura de compostos orgânicos aromáticos, indica que grupamentos ou ramificações estão presentes nas posições 1 e 4; o sufixo dioico indica que há dois grupos carboxilas; e o nome “benzeno” é caracterizado pela presença de um anel aromático.

a) II and IV are correct.
b) II, III, and IV are correct.
c) I, III, and IV are correct.

QUESTÃO 95 Resposta D
A) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa não compreende o processo de separação que ocorre na etapa número I indicada pela imagem. Nesse processo, ocorre a etapa de separação de sólidos grosseiros, principalmente a areia. Dessa forma, o processo de separação de mistura que ocorre nessa etapa utiliza-se da gravidade, ou seja, da sedimentação. Os grãos de areia, em razão das maiores dimensões e densidades, vão para o fundo do tanque, ao passo que a matéria orgânica, coloides e partículas de gordura ficam em suspensão.
B) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa não identifica o tipo de partículas que sofre ação das substâncias coagulantes. A gordura, em razão de suas propriedades (como insolubilidade), praticamente não sofre ação dos coagulantes. Portanto, não compreende a função do processo que ocorre na etapa número II indicada pela imagem. Nessa etapa do processo, ocorre a adição de substâncias coagulantes, alcalinizantes e coadjuvantes, capazes de englobar partículas finas em suspensão ou dissolvidas, formando flocos que serão retirados por decantação ou filtração.
C) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa pensa que a gordura é retirada nesse processo; no entanto, grande parte dela não foi aglomerada na fase anterior. Portanto, não compreende a função do processo que ocorre na etapa número III indicada pela imagem. Nessa etapa do processo, ocorre o processo de separação de misturas chamado de decantação, processo de separação de misturas heterogêneas do tipo sólido-líquido. As partículas aglomeradas na fase anterior são depositadas no fundo do tanque, por isso é necessária a agitação lenta.
D) CORRETA. Na etapa IV, ocorre o processo de flotação, caracterizado de acordo com a imagem como sendo um processo de separação de mistura que remove partículas em suspensão por meio da injeção de bolhas de ar. Nesse caso, a densidade da fase dispersa (partículas) é menor do que a da fase contínua (líquido efluente), como é o caso das partículas de gordura. Elas são retiradas, pois se aderem às bolhas de ar formando uma espuma na parte superior, que é removida da solução.
E) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa pensa que a gordura é separada por um filtro, já que ela é insolúvel. No entanto, esse pensamento não é verdadeiro, já que a filtração é utilizada para separar sólidos de líquidos, e não líquidos de líquidos, como é o caso da gordura e líquido efluente. Assim, não compreende a função do processo que ocorre na etapa número V indicada pela imagem. Nessa etapa do processo, ocorre um processo de separação de misturas chamado de filtração, processo de separação de misturas heterogêneas do tipo sólido-líquido (no caso tratado). As partículas sólidas mais finas que não são aglomeradas na coagulação e floculação nem são retiradas por floculação; são passadas por um filtro onde ficam retidas.

QUESTÃO 96 Resposta D
A) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa utiliza a massa de SnO2 mundial em vez de considerar apenas os 24% equivalentes à reserva chinesa:
150 g (1 mol de SnO2) 2356,63 kJ
4,5 ? 109 g x
x 5 5 210,7 ? 109 kJ
B) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa calcula a variação de entalpia da reação sem considerar os coeficientes estequiométricos e inverte a fórmula:
SnO2 1 2 C → Sn 1 2 CO
ΔH 5 Hi 2 Hf 5 [H SnO2] 2 [H CO] 5 [2577,63] 2 [2110,5] 5 2467,13 kJ/mol
A massa de óxido de estanho que a China possui é 24% da reserva mundial (4,5 milhões de toneladas):
4,5 109 ? 0,24 5 10,8 ? 108 g de SnO2
Proporcionalmente, a energia envolvida na produção de estanho a partir de toda a reserva chinesa é:
150 g (1 mol de SnO2) 2467,13 kJ
10,8 ? 108 g x
x 5 23,4 ? 109 kJ
C) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa inverte a fórmula do cálculo de entalpia:
SnO2 1 2 C → Sn 1 2 CO
ΔH 5 Hf 2 Hi 5 [H SnO2] 2 2 ? [H CO] 5 [2577,63] 2 [2 ? (2110,5)] 5 2356,63 kJ/mol
A massa de óxido de estanho que a China possui é 24% da reserva mundial (4,5 milhões de toneladas):
4,5 ? 109 ? 0,24 5 10,8 ? 108 g de SnO2
Proporcionalmente, a energia envolvida na produção de estanho a partir de toda a reserva chinesa é:
150 g (1 mol de SnO2) 2356,63 kJ
10,8 ? 108 g x
x 5 22,5 ? 109 kJ
D) CORRETA. A energia liberada por 1 mol de SnO2 é:
SnO2 1 2 C → Sn 1 2 CO
ΔH 5 2 ? [H CO] 2 [H SnO2] 5 [2 ? (2110,5)] 2 [2577,63] 5 1356,63 kJ/mol
A massa de óxido de estanho que a China possui é 24% da reserva mundial (4,5 milhões de toneladas):
4,5 ? 109 ? 0,24 5 10,8 ? 108 g de SnO2
Proporcionalmente, a energia envolvida na produção de estanho a partir de toda a reserva chinesa é:
150 g (1 mol de SnO2) 1356,63 kJ
10,8 ? 108 g x
x 5 12,5 ? 109 kJ
E) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa calcula a variação de entalpia da reação sem considerar os coeficientes estequiométricos:
SnO2 1 2 C → Sn 1 2 CO
ΔH 5 Hf 2 Hi 5 [H CO] 2 [H SnO2] 5 [(2110,5)] 2 [2577,63] 5 1467,13 kJ/mol
A massa de óxido de estanho que a China possui é 24% da reserva mundial (4,5 milhões de toneladas):
4,5 ? 109 ? 0,24 5 10,8 ? 108 g de SnO2
Proporcionalmente, a energia envolvida na produção de estanho a partir de toda a reserva chinesa é:
150 g (1 mol de SnO2) 1467,13 kJ
10,8 ? 108 g x
x 5 13,4 ? 109 kJ

QUESTÃO 102 Resposta A
A) CORRETA. A máquina a vapor foi um dos principais responsáveis pelo aumento da poluição e do desmatamento durante a Revolução Industrial. Era acionada por carvão, um combustível fóssil que libera gases poluentes na atmosfera, como o dióxido de carbono e o óxido de nitrogênio. Além disso, o uso dessa tecnologia necessitou da derrubada de árvores para a construção de ferrovias e fábricas, impactando inclusive a vida das pequenas aldeias e povoados nos locais por onde as ferrovias foram construídas.

B) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa relaciona corretamente o desenvolvimento econômico proveniente do acelerado processo de industrialização, pelo uso das máquinas a vapor, ao aumento da natalidade, mas equivoca-se ao acreditar que ocorreu um crescimento desenfreado populacional nas sociedades europeias a ponto de se tornar uma característica negativa e com impactos problemáticos às nações.
C) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa não percebe que, embora este fenômeno não tenha ocorrido, a diminuição da desigualdade social seria algo positivo, contrariando o pedido pelo enunciado. Assim, apesar de elevar a qualidade de vida, a invenção e aplicação das máquinas a vapor afetou diretamente o enriquecimento e a criação de grupos que concentram poder e decisões na Europa, ampliando também a desigualdade social.
D) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa não percebe que o impacto no “encurtamento de distâncias” pela facilidade no acesso a locais afastados foi importante, mas não negativo, permitindo que o transporte de pessoas, produtos e informações fosse modernizado e facilitado.
E) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa desconsidera que, caso algum impacto significativo na industrialização de países tenha vindo em pequena parte pela criação da máquina a vapor, ainda não seria um aspecto negativo no contexto do texto-base e iria em desacordo com o enunciado da questão.

QUESTÃO 104 Resposta E
E) CORRETA. A acidificação do meio com HCl no primeiro passo, abaixando o valor de pH, promove a separação do corante sudan, o único dos corantes solúveis na fase orgânica (superior) em meio ácido. No segundo passo, com a neutralização do excesso de ácido e deixando o meio básico, o vermelho disperso 1 é atraído para a fase orgânica, separando-se do azul de metileno que em qualquer valor de pH só é solúvel em fase aquosa.

A) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa confunde o conceito de densidade e entende que os compostos orgânicos compõem a fase inferior de uma mistura aquosa com solvente orgânico. Com isso, ele identifica o azul de metileno, solúvel em meio ácido, como X. No passo seguinte, baseado na estrutura do vermelho disperso 1, entende que haverá a desprotonação do grupo hidroxila, facilitando a solubilidade em água dada a formação de carga negativa, sendo ele então o Y.
B) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa confunde o conceito de densidade e entende que os compostos orgânicos compõem a fase inferior de uma mistura aquosa com solvente orgânico. Com isso, ele identifica o azul de metileno, solúvel em meio ácido em água, como X. No passo seguinte, seguindo o mesmo raciocínio, entende que o meio básico favorece a solubilidade em fase superior, a água, sendo então Y o corante sudan, o único solúvel em água em meio básico.
C) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa entende que a acidificação do meio leva à solubilidade do corante Sudan na fase orgânica, que fica na fase superior dada a densidade menor do solvente orgânico. No entanto, no segundo passo, ele entende que a adição de base leva à neutralização das cargas do azul de metileno, deixando-o solúvel na fase superior, identificando-o como Y.
D) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa entende que a acidificação do meio leva à protonação do nitrogênio do vermelho disperso 1, o que levaria sua solubilização em água dado a criação das cargas. No entanto, identifica de forma incorreta que a fase superior seja a fase aquosa da mistura, identificando o vermelho disperso 1 como X. Da mesma maneira, ao basificar o meio com NaOH, o corante sudan teria desprotonações, criando cargas e facilitando a solubilização em água. Mas sendo essa entendida incorretamente como a fase superior, ele identifica o corante sudan como Y.

Mais conteúdos dessa disciplina