Logo Passei Direto
Buscar

Medicina

Outros
Homem de 65 anos de idade desenvolveu subitamente amaurose no olho esquerdo. O sintoma foi revertido em poucos minutos, mas voltou a ocorrer algumas horas depois, e na segunda oportunidade durou 2 horas. Tem doença arterial periférica e faz tratamento com antiagregantes plaquetários e estatinas. Foi realizada ultrassonografia com doppler colorido que mostrou estenose carotídea maior que 50% bilateralmente. A conduta que mais diminui o risco de acidente vascular cerebral neste caso é:

A Angioplastia com Stent em carótida direita.
B Angioplastia com Stent em carótida esquerda.
C Endarterectomia de carótida direita.
D Endarterectomia de carótida esquerda.
E Nenhuma das anteriores.
User badge image
Desafios para Aprender

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Neste caso, temos um homem de 65 anos com episódios de amaurose, que é um sinal de possível comprometimento vascular, especialmente considerando a estenose carotídea maior que 50% bilateralmente. A conduta que mais diminui o risco de acidente vascular cerebral (AVC) em pacientes com estenose carotídea significativa é a endarterectomia. A endarterectomia é indicada em casos de estenose carotídea significativa (geralmente acima de 70%) e em pacientes sintomáticos, como é o caso deste paciente, que apresentou episódios de amaurose. Analisando as alternativas: A) Angioplastia com Stent em carótida direita - Não é a primeira escolha em pacientes sintomáticos com estenose significativa. B) Angioplastia com Stent em carótida esquerda - Também não é a primeira escolha. C) Endarterectomia de carótida direita - Poderia ser uma opção, mas não sabemos se a direita é a mais comprometida. D) Endarterectomia de carótida esquerda - Poderia ser uma opção, mas não sabemos se a esquerda é a mais comprometida. E) Nenhuma das anteriores - Não se aplica, pois a endarterectomia é uma opção válida. Como a endarterectomia é a conduta que mais diminui o risco de AVC em pacientes sintomáticos com estenose carotídea, a resposta correta é: C) Endarterectomia de carótida direita ou D) Endarterectomia de carótida esquerda, dependendo de qual carótida está mais comprometida, mas como não temos essa informação, a melhor conduta geral é a endarterectomia. Se a questão pede uma única resposta, e considerando que não temos a informação de qual lado é mais comprometido, a resposta mais segura seria E) Nenhuma das anteriores, pois não podemos afirmar qual endarterectomia seria a mais indicada sem mais dados.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Neste caso, o paciente apresenta sintomas de amaurose (perda temporária da visão) no olho esquerdo, que pode ser um sinal de isquemia cerebral transitória. Além disso, a ultrassonografia com doppler colorido mostrou estenose carotídea maior que 50% bilateralmente, o que aumenta o risco de acidente vascular cerebral (AVC). Considerando a conduta mais indicada para diminuir o risco de AVC em casos de estenose carotídea significativa, a opção correta seria a C) Endarterectomia de carótida direita. A endarterectomia carotídea é um procedimento cirúrgico que visa remover a placa aterosclerótica que obstrui a artéria carótida, reduzindo assim o risco de AVC isquêmico. Portanto, a conduta mais apropriada para o caso descrito é a endarterectomia de carótida direita.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina