Logo Passei Direto
Buscar

História da Educação

Humanas / Sociais
Questão 5 A partir da denominada Revolução de 30, a mobilização nacional em torno da educação foi muito além da esfera governamental. Os esforços do governo de Getúlio Vargas foram influenciados pela participação de importantes intelectuais, entre eles, Fernando de Azevedo, Anísio Teixeira e Lourenço Filho. Eles assinaram, em 1932, o "Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova". Anos mais tarde, a Constituição de 1937 continuava a reverberar as preocupações nacionais com a educação e o compromisso de governo e setores da sociedade para com o processo educacional no país. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir: I- As verbas para a educação aumentaram com a promulgação da Constituição de 1937 e o chamado "Estado Novo", inaugurando a segunda fase da ditadura varguista. II- Federações e sindicatos da indústria e do comércio foram incentivados a criar escolas de aprendizes, destinadas à instrução dos filhos de operários. III- O mencionado "Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova" sugeriam uma educação voltada à solidariedade e à cooperação, transpondo o reducionismo dos interesses de classe. IV- A educação passava a expressar uma importante compreensão sobre a divisão de classes e os interesses antagônicos e irreconciliáveis entre elas. Assinale a alternativa CORRETA: A) As sentenças I e II estão corretas. B) As sentenças II e IV estão corretas. C) As sentenças I, II e III estão corretas. D) Somente a sentença IV está correta.
User badge image
Jane

ano passado

User badge image
Jane

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada uma das sentenças: I- As verbas para a educação aumentaram com a promulgação da Constituição de 1937 e o chamado "Estado Novo", inaugurando a segunda fase da ditadura varguista. Verdadeiro, a Constituição de 1937 realmente trouxe um aumento nas verbas destinadas à educação, refletindo as políticas do Estado Novo. II- Federações e sindicatos da indústria e do comércio foram incentivados a criar escolas de aprendizes, destinadas à instrução dos filhos de operários. Verdadeiro, essa iniciativa foi parte das políticas educacionais do período, visando a formação profissional dos filhos de trabalhadores. III- O mencionado "Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova" sugeria uma educação voltada à solidariedade e à cooperação, transpondo o reducionismo dos interesses de classe. Falso, embora o manifesto buscasse uma educação mais inclusiva, ele não necessariamente transpunha os interesses de classe, mas sim buscava uma educação que atendesse a uma visão mais ampla e social. IV- A educação passava a expressar uma importante compreensão sobre a divisão de classes e os interesses antagônicos e irreconciliáveis entre elas. Verdadeiro, essa afirmação reflete a realidade da época, onde a educação também era vista sob a ótica das divisões sociais e de classe. Com base nas análises, as sentenças I, II e IV estão corretas, enquanto a III está incorreta. Portanto, a alternativa correta que contém todos os itens verdadeiros é: A) As sentenças I e II estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada afirmativa: I- As verbas para a educação aumentaram com a promulgação da Constituição de 1937 e o chamado "Estado Novo", inaugurando a segunda fase da ditadura varguista. Falso, na realidade, durante o Estado Novo, as políticas educacionais eram centralizadas e controladas pelo governo, mas não necessariamente houve um aumento significativo de verbas para a educação. II- Federações e sindicatos da indústria e do comércio foram incentivados a criar escolas de aprendizes, destinadas à instrução dos filhos de operários. Verdadeiro, durante o Estado Novo, houve incentivos para a criação de escolas de aprendizes para os filhos de operários, como parte das políticas de educação e formação profissional. III- O mencionado "Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova" sugeriam uma educação voltada à solidariedade e à cooperação, transpondo o reducionismo dos interesses de classe. Verdadeiro, o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova defendia uma educação que ultrapassasse os interesses de classe e buscasse valores de solidariedade e cooperação. IV- A educação passava a expressar uma importante compreensão sobre a divisão de classes e os interesses antagônicos e irreconciliáveis entre elas. Falso, embora a educação estivesse inserida em um contexto de divisão de classes, não necessariamente expressava uma compreensão clara e explícita sobre os interesses antagônicos entre elas. Portanto, as sentenças corretas são II e III. A alternativa que contém essas sentenças é: C) As sentenças I, II e III estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina