Logo Passei Direto
Buscar
Qual a é a Lei que torna obrigatória a inclusão do ensino da História da África e da Cultura Afro-Brasileira em todo o currículo escolar dos estabelecimentos públicos e particulares da educação básica?

10639/96
10639/03
10739/96
10739/03
Nenhuma das alternativas está correta, pois esta Lei não existe.
User badge image
Didaticamente

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

A Lei que torna obrigatória a inclusão do ensino da História da África e da Cultura Afro-Brasileira em todo o currículo escolar dos estabelecimentos públicos e particulares da educação básica é a Lei 10639/03.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Gabarito metodologia e prática

1 - Métodos e práticas estão relacionados ao currículo... Método é o processo para se atingir um determinado fim ou para:

se chegar ao conhecimento.

se chegar a lugar algum.

se chegar a formatura.

se distanciar do conhecimento.

se distanciar da aprendizagem.
2 - Como educadores, ao planejar nossas aulas devemos sempre ter em mente as seguintes questões: Qual conhecimento ou saber é considerado importante ou válido ou essencial para merecer ser considerado parte do currículo? Por que “esses conhecimentos” e não “aqueles”? Entretanto a pergunta “ O quê?” nunca deve estar separada de outra importante pergunta:

“ O que eles ou elas devem ser?” O que eles ou elas devem se tornar?”

“Isso serve para alguma coisa?”

“Isso atende os modelos neoliberais de educação?”

“Com isso eles ou elas serão aprovados no vestibular?”

“ Com isso eles e elas estarão ajustados aos ideais de cidadania do modelo estado-nação?”
3 - O Ensino de Arte no Brasil possui três grandes tendências conceituais: Ensino de Arte Pré-Modernista- Tradicional - Arte como Técnica;- Ensino de Arte Modernista- Livre expressão – Arte como Expressão;E o:

Ensino de Arte Pós- Modernista ou Pós-Moderno- Tecnocentrista - Arte como Conhecimento.

Ensino de Arte Pós- Modernista ou Pós-Moderno- Sociointeracionista - Arte como Diversão.

Ensino de Arte Pós- Modernista ou Pós-Moderno- Sociointeracionista - Arte como Conhecimento.

Ensino de Arte Pós- Modernista ou Pós-Moderno- Capitalista - Arte como Consumo.

Ensino de Arte Pós- Modernista ou Pós-Moderno- Pragmático - Arte como Técnica.
4 - Após incessantes discussões e debates, em 20 de dezembro de 1996, a legislação educacional brasileira foi revogada com a Lei nº 9.394/96, e a arte passou a ser considerada obrigatória na educação básica: “O ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos” (artigo 26, parágrafo 2º) (Parâmetros Curriculares Nacionais, 1998, p. 28). Reconhece-se, assim, a importância da arte na formação e desenvolvimento de crianças e jovens, passando a vigorar, no ensino básico, como:

área de conhecimento e trabalho somente com Artes Visuais.

área de conhecimento e trabalho somente com Artes Visuais e Teatro.

área de conhecimento e trabalho somente com Música e Dança.

área de conhecimento e trabalho com as várias linguagens artísticas: Artes Visuais, Teatro, Música e Dança.

área de entretenimento e trabalho com as várias linguagens artísticas: Artes Visuais, Teatro,Música e Dança.
5 - A Arte-Educadora Ana Mae Barbosa foi de vital importância para a forma de ensinar arte no Brasil. Comprometida com a democratização do saber em arte, com a possibilidade de tornar acessível a todos os alunos - da rede pública e particular - os conteúdos artísticos, passou a estudar formas de conduzir um trabalho conectado com as realidades pessoais e sociais dos alunos. Assim, desenvolveu a "Metodologia Triangular”, proposta metodológica que enfoca de forma integrada três pontos diferentes:

FAZER; FLUIR; CONTEXTUALIZAR.

FAZER; FRUIR; CONTEXTUALIZAR.

FAZER; FRUIR; APRECIAR.

FAZER; FLUIR; APRECIAR.

Nenhuma das alternativas está correta, pois a Metodologia triangular nunca existiu.
6 - Apreciação significativa da Arte e do universo a ela relacionado, é a apreciação estética é o próprio ato de perceber, ler, analisar, interpretar, criticar sobre um texto sonoro, pictórico, visual, corporal. Supõe a decodificação dos signos das linguagens da arte, o estudo de seus elementos, sua composição, técnica, organização formal, qualidades, etc. É uma “conversa” entre o apreciador e a obra, em que estão presentes também a intuição, a imaginação, a percepção. Dentro da Metodologia Triangular, trata-se de :

Fluição.

Fruição.

Contextualização.

Produção.

Enrolação.
7 - De acordo com as Diretrizes curriculares Nacionais, analise as afirmacoes abaixo sobre os objetivos da escolarização como falsa (F) ou verdaeira (V):( ) Desenvolver a capacidade de aprender para dominar leitura, escrita e cálculo; ( ) Compreender o ambiente natural, social, político, das artes, das tecnologias e dos valores que fundamentam uma sociedade. ( ) Adquirir instrumentos e conhecimentos para se obter uma visão crítica de mundo; ( ) Fortalecer vínculos com a família e com a comunidade, vislumbrando a solidariedade e a tolerância.

F F F F

F V F V

V V V V

V F V F

V F F V
8 - O Currículo no Ensino Fundamental é constituído pelas experiências escolares em torno do conhecimento e só terão concretude por meio de ações educativas que envolvem os alunos: Conhecimento Científico; Relações Sociais; Vivências e Saberes; Conhecimentos Acumulados. Sobre o Currículo no Ensino Fundametal ciclos I e II, analise as afirmações abaixo:I - É parte explicita do currículo e contribui para parte implícita as experiências escolares que envolvem normas de convívio, rituais, rotinas, festividades, recreio, organização do tempo e do espaço escolar; II - Os conhecimentos escolares são aqueles que os professores selecionam, transformam para serem ensinados e aprendidos. Servem de elementos para formação ética, política e estética do aluno.III - História e culturas indígena e afro-brasileira devem estar presentes obrigatoriamente nos conteúdos do currículo somente em: Arte, Literatura e História do Brasil.IV - Em Artes, a Música constitui conteúdo obrigatório, mas não exclusivo, que deverá compreender artes visuais, teatro e dança.

Todas as afirmações estão corretas.

Todas as afirmações estão erradas.

Apenas as afirmações I, II e III estão corretas.

Apenas as afirmações I, II e IV estão corretas.

Apenas as afirmações III e IV estão corretas.
11 - No transcorrer do ensino fundamental, espera-se que os alunos, progressivamente,adquiram competências de sensibilidade e de cognição em Artes Visuais, Dança, Música eTeatro, diante da sua produção de arte e no contato com o patrimônio artístico, exercitandosua cidadania cultural com qualidade. O aluno poderá desenvolver seu conhecimento estético e competência artística nasdiversas linguagens da área de Arte (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro), tanto paraproduzir trabalhos pessoais e grupais como para que possa, progressivamente, apreciar, desfrutar, valorizar e emitir juízo sobre os bens artísticos de distintos povos e culturasproduzidos ao longo da história e na contemporaneidade.Nesse sentido, o ensino de Arte deverá organizar-se de modo que, ao longo do ensinof undamental, os alunos sejam capazes de: I- experimentar e explorar as possibilidades de cada linguagemartística;

Uma proposta multicultural em uma Perspectiva Intercultural, propõe um multiculturalismo aberto e interativo, que acentua a interculturalidade por considerá-la mais adequada para a construção de sociedades democráticas, pluralistas e inclusivas, que articulem políticas de igualdade com políticas de identidade. A partir desta premissa, analise as afirmações abaixo em relação ao multiculturalismo intercultural:
I - Característica básica, é a promoção deliberada da inter-relação entre diferentes grupos culturais presentes em uma determinada sociedade.
II - Favorece que todos/ as se integrem na sociedade e sejam incorporados à cultura hegemônica.
III - Concebe as culturas em contínuo processo de elaboração, de construção e reconstrução. Certamente cada cultura tem suas raízes, mas estas são históricas e dinâmicas. Não fixam as pessoas em determinado padrão cultural engessado.
IV - A hibridização cultural é um elemento importante para se levar em consideração na dinâmica dos diferentes grupos socioculturais.
V - Para garantir a expressão das diferentes identidades culturais presentes num determinado contexto afirma ser necessário garantir espaços próprios e específicos em que estas se possam expressar com liberdade, coletivamente.
Todas as afirmações estão corretas.
Todas as afirmações estão erradas.
Apenas as afirmações I, II, III e IV estão corretas.
Apenas as afirmações I, III e IV estão corretas.
Apenas as afirmações I, II, III e V estão corretas.

Desenvolver habilidades de interpretação crítica de obras de artes é considerado por muitos teóricos e educadores a principal meta do ensino em Arte hoje, princípio este válido tanto para a arte erudita quanto para as tendências e impactos da cultura popular e da arte do cotidiano (EFLAND, 1998). Segundo Sueli Franz (FRANZ, 2003), levar a cabo esta tarefa, no entanto, nem sempre é fácil. O problema consiste no fato de que os professores são desafiados a ensinar aos seus alunos algo que muitas vezes: eles próprios compreendem, resultado das históricas barreiras criadas em torno deste campo, assim como da crença de que ao professor de Arte cabe apenas ensinar crianças a desenhar, pintar, cantar e encenar.

eles próprios não compreendem, o que é também resultado das históricas barreiras criadas em torno deste campo, assim como da crença de que ao professor de Arte cabe apenas ensinar crianças a desenhar, pintar, cantar e encenar.
eles próprios compreendem, resultado das históricas barreiras criadas em torno deste campo, assim como da crença de que ao professor de Arte cabe apenas ensinar crianças a desenhar, pintar, cantar e encenar.
eles próprios compreendem, o que é também resultado das históricas barreiras criadas em torno deste campo, assim como da crença de que não cabe ao professor de Arte ensinar crianças a desenhar, pintar, cantar e encenar.
já foi ensinado pelo professor de Educação Física.
Nenhuma das alternativas está correta, pois levar a cabo esta tarefa,é sim sempre muito fácil.

Mais conteúdos dessa disciplina