Um cão da raça pug foi levado à clínica para realização de exame oftalmológico. O paciente foi diagnosticado com a doença ceratoconjuntivite seca. O tratamento foi realizado por um longo período, mas o veterinário sugeriu um procedimento cirúrgico, a transposição do ducto parotídeo, pois isso resolveria o problema do paciente. Para esse procedimento é necessário acessar a região da órbita. Então, em cima de qual estrutura o ducto vai desembocar e, posteriormente, escoar a substância que irá lubrificar o bulbo do olho?
Ed
há 4 meses
O ducto parotídeo, após a transposição, vai desembocar na conjuntiva do olho, especificamente na região do saco conjuntival. Isso permite que a saliva, que é utilizada como lubrificante, escoe e ajude a manter a umidade do bulbo ocular, aliviando os sintomas da ceratoconjuntivite seca.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade
Ed
ano passado
A transposição do ducto parotídeo em um cão da raça pug vai desembocar e escoar a substância que irá lubrificar o bulbo do olho sobre a terceira pálpebra, também conhecida como membrana nictitante.