Logo Passei Direto
Buscar

História

Outros
A razão para as perseguições aos sábios humanistas, mencionadas no trecho acima, pode ser encontrada, em suas linhas gerais,

A no conceito aberto com a Igreja católica, provocado pelo ateísmo dos pensadores humanistas, que identificavam, na sujeição do homem a Deus, um obstáculo ao seu desenvolvimento pleno.
B no choque entre, de um lado, o conservantismo de homens e de instituições ligados à cultura e aos valores tradicionais e do outro, o alento renovador daqueles que, inspirados em modelos da Antiguidade, buscavam novas formas de interpretar o homem e o mundo.
C no temor que tomou conta da nobreza e do clero ante o perigo de perder suas terras e riquezas, vistas pelos humanistas como a causa da miséria geral, e, por isso, alvo das pregações revolucionárias.
D no perigo que representavam para os reis absolutistas as obras políticas dos humanistas, como Dante e Maquiavel, que defendiam um modelo de Estado democrático, não monárquico e laico.
E no confronto entre os dogmas cristãos (católicos e reformados) e o paganismo antigo, sendo este considerado pelos humanistas como uma religião superior, e que deveria, por consequência, substituir o cristianismo.
User badge image
Discussões sobre Licenciatura em História

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as opções apresentadas: A) No conceito aberto com a Igreja católica, provocado pelo ateísmo dos pensadores humanistas, que identificavam, na sujeição do homem a Deus, um obstáculo ao seu desenvolvimento pleno. - Esta opção não condiz com a realidade histórica, pois os humanistas não eram necessariamente ateus e não buscavam a abolição da religião, mas sim uma nova interpretação da mesma. B) No choque entre, de um lado, o conservantismo de homens e de instituições ligados à cultura e aos valores tradicionais e do outro, o alento renovador daqueles que, inspirados em modelos da Antiguidade, buscavam novas formas de interpretar o homem e o mundo. - Esta opção reflete bem o conflito entre os valores tradicionais e a busca por uma renovação inspirada na Antiguidade, caracterizando o embate entre os humanistas e as instituições conservadoras. C) No temor que tomou conta da nobreza e do clero ante o perigo de perder suas terras e riquezas, vistas pelos humanistas como a causa da miséria geral, e, por isso, alvo das pregações revolucionárias. - Esta opção aborda a questão econômica e social envolvida nas perseguições aos humanistas, destacando a crítica destes às desigualdades e injustiças da época. D) No perigo que representavam para os reis absolutistas as obras políticas dos humanistas, como Dante e Maquiavel, que defendiam um modelo de Estado democrático, não monárquico e laico. - Esta opção destaca a ameaça que as ideias políticas dos humanistas representavam para os monarcas absolutistas, que viam suas autoridades questionadas por propostas mais democráticas. E) No confronto entre os dogmas cristãos (católicos e reformados) e o paganismo antigo, sendo este considerado pelos humanistas como uma religião superior, e que deveria, por consequência, substituir o cristianismo. - Esta opção aborda um aspecto religioso que não é central para as perseguições aos humanistas, focando mais em questões políticas e sociais. Assim, a opção que melhor explica a razão para as perseguições aos sábios humanistas é a alternativa C) no temor que tomou conta da nobreza e do clero ante o perigo de perder suas terras e riquezas, vistas pelos humanistas como a causa da miséria geral, e, por isso, alvo das pregações revolucionárias.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina