Logo Passei Direto
Buscar
Segundo Martins (2001) no período da Pré-história para se colocar em prática o objetivo informacional de guarda de memória qual suporte foi utilizado: Escolha uma opção: a. Pergaminho b. Tabletes argila c. Papiro d. Paredes e. Papel
User badge image
Augusto mUgnai

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

A utilização de suportes para guardar memória e informações remonta a períodos antigos da história da humanidade. No contexto da Pré-história, antes do desenvolvimento de materiais como o papel, o suporte mais comum para registrar informações era o tablete de argila. Portanto, de acordo com o período da Pré-história e considerando o suporte utilizado para guardar memória, a opção correta é: b. Tabletes de argila.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

De acordo com Grogan (1995, p. 60) as qualidades necessárias a um bom bibliotecário de referência, incluem os seguintes atributos pessoais:
Escolha uma opção:
a. Segurança, cortesia, tato, interesse pelas pessoas, imaginação, adaptabilidade, iniciativa, diligência e falta de paciência, superando em muito as habilidades profissionais.
b. Segurança, cortesia, tato, interesse pelas pessoas, imaginação, falta de adaptabilidade, iniciativa, diligência e paciência, superando em muito as habilidades profissionais.
c. Segurança, cortesia, tato, interesse pelas pessoas, falta de imaginação, adaptabilidade, iniciativa, diligência e paciência, superando em muito as habilidades profissionais.
d. Segurança, cortesia, tato, interesse pelas pessoas, imaginação, adaptabilidade, iniciativa, diligência e paciência, superando em muito as habilidades profissionais.
e. Segurança, cortesia, tato, desinteresse pelas pessoas, imaginação, adaptabilidade, iniciativa, diligência e paciência, superando em muito as habilidades profissionais.

Quais os processos históricos relacionados aos serviços informacionais citados por Silveira, Karpinski e Varvakis (2020):
a. Desenvolvimento social, Aspecto histórico, Aspecto econômico e Aspecto tecnológico.
b. Desenvolvimento histórico, Aspecto social, Aspecto psicológico e Aspecto emocional.
c. Desenvolvimento histórico, Aspecto social, Aspecto econômico e Aspecto tecnológico.
d. Desenvolvimento regional, Aspecto social, Aspecto econômico e Aspecto tecnológico.
e. Desenvolvimento histórico, Aspecto social, Aspecto sociológico e Aspecto tecnológico.

Segundo Martins (2001) a evolução dos serviços de informação em bibliotecas foi marcada pela indústria editorial, durante a idade:
Escolha uma opção:
a. Moderna
b. Laicização
c. Contemporaneidade
d. Média
e. Pré-história

De qual tipo de biblioteca são esses serviços de informação mediados pelas tecnologias: Auto Empréstimo; Renovação on-line; Reserva on-line; Emissão de nada consta on-line; Visita orientada virtual e Catálogo on-line e via sistema:
Escolha uma opção:
a. Biblioteca comunitária
b. Biblioteca universitária
c. Biblioteca pública
d. Biblioteca escolar
e. Biblioteca especializada

As pesquisadoras Carvalho e Lucas (2022) reforçam a importância de se ofertar serviços de referências de acordo com o perfil, a satisfação e as necessidades dos usuários de cada unidade de informação, antecipando a oferta, quais exemplos são citados no material didático por elas:
Escolha uma opção:
a. Provisão de documentos, Provisão de auxílio bibliográfico, Serviço de alerta e estudo de usuário.
b. Provisão de documentos, Provisão de auxílio bibliográfico, Serviço de empregabilidade e Orientação ao usuário.
c. Provisão de documentos, Provisão de auxílio bibliográfico, Serviço de alerta e Orientação ao usuário.
d. Provisão de documentos, compra de material bibliográfico, Serviço de alerta e Orientação ao usuário.
e. Escrita de documentos, Provisão de auxílio bibliográfico, Serviço de alerta e Orientação ao usuário.

Quais foram os os 3 tipos de bibliotecas apresentadas com os exemplos de serviços informacionais:
a. Biblioteca universitária, pública e linguística.
b. Biblioteca setorial, pública e escolar.
c. Biblioteca universitária, pública e jurídica.
d. Biblioteca privada, pública e escolar.
e. Biblioteca universitária, pública e escolar.

A biblioteca universitária ajuda a movimentar o mercado informacional; aprimora-se na pesquisa e aprendizagem; tem como missão de se voltar para:
Escolha uma opção:
a. As necessidades educacionais, culturais, sociais e tecnológicas.
b. As necessidades educacionais, culturais, científicas e tecnológicas.
c. As necessidades informacionais, culturais, científicas e tecnológicas.
d. As necessidades educacionais, não culturais, científicas e tecnológicas.
e. As necessidades educacionais, culturais, científicas e geográficas.

Mais conteúdos dessa disciplina