Logo Passei Direto
Buscar
8. (Vunesp) Quanto aos princípios constitucionais que regem o Direito Penal, é correto afirmar que a Constituição da República de 1988 consagrou expressamente que:

a) a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, em qualquer horário, salvo em caso de flagrante delito ou determinação judicial.
b) é assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, que exclusivamente para fins de investigação penal pode ser afastado por determinação judicial.
c) não constitui crime a livre expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, sendo necessárias licenças para o exercício de algumas atividades, na forma da lei.
d) são invioláveis e serão punidas mediante a lei penal ofensas à intimidade, à vida privada, à honra e à imagem das pessoas, assegurado, também, o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação.
e) é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal.
User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 12 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 12 meses

Analisando as opções apresentadas: a) A opção a) trata do princípio da inviolabilidade do domicílio, previsto no artigo 5º, XI, da Constituição Federal de 1988. Este princípio estabelece que a casa é asilo inviolável do indivíduo, podendo apenas ser penetrada sem consentimento do morador em casos excepcionais, como flagrante delito ou determinação judicial. b) A opção b) menciona o acesso à informação e o sigilo da fonte, que não estão diretamente relacionados aos princípios constitucionais que regem o Direito Penal. c) A opção c) aborda a liberdade de expressão, que é um princípio constitucional, mas não especificamente ligado ao Direito Penal. d) A opção d) trata do princípio da inviolabilidade da intimidade, vida privada, honra e imagem das pessoas, previsto no artigo 5º, X, da Constituição Federal. Este princípio também está relacionado ao Direito Penal, pois protege os direitos fundamentais das pessoas. e) A opção e) menciona o sigilo das comunicações, que também é um princípio constitucional importante para o Direito Penal, garantindo a privacidade e a proteção das comunicações dos cidadãos. Portanto, a alternativa correta que expressa um princípio constitucional relacionado ao Direito Penal é a letra d) são invioláveis e serão punidas mediante a lei penal ofensas à intimidade, à vida privada, à honra e à imagem das pessoas, assegurado, também, o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

5. (Instituto AOCP – Adaptada) No tocante ao Direito Penal, assinale a alternativa correta.
a) É vedada a edição de medidas provisórias sobre matéria relativa a Direito Penal (art. 62, § 1º, b, CF/88). Nada obstante, o STF firmou jurisprudência no sentido de que as medidas provisórias podem ser utilizadas na esfera penal, desde que benéficas ao agente.
b) O fundamento político do princípio da reserva legal revela a aceitação pelo povo, representado pelo Congresso Nacional, da opção legislativa no âmbito criminal.
c) Com a evolução da sociedade e a modificação dos seus valores, determinados comportamentos, inicialmente típicos, podem deixar de interessar ao Direito Penal. Nesse caso, pode-se afirmar que ocorreu a chamada desmaterialização (liquefação) de bens jurídicos no Direito Penal.
d) O princípio da fragmentariedade se projeta no plano concreto, isto é, em sua atuação prática, o Direito Penal somente se legitima quando os demais meios disponíveis já tiverem sido empregados, sem sucesso, para proteção do bem jurídico.
e) A primeira manifestação do princípio da personalidade da pena no Brasil ocorreu já no período republicano, com o advento do Código Penal de 1890.

a) É vedada a edição de medidas provisórias sobre matéria relativa a Direito Penal (art. 62, § 1º, b, CF/88). Nada obstante, o STF firmou jurisprudência no sentido de que as medidas provisórias podem ser utilizadas na esfera penal, desde que benéficas ao agente.

Mais conteúdos dessa disciplina