Logo Passei Direto
Buscar
4. (FGV) Observando as afirmacoes sobre os princípios constitucionais penais, marque a alternativa incorreta:
a) O princípio da legalidade veda a existência de crime sem lei que o defina e impede a existência de pena sem cominação legal.
b) O princípio da anterioridade permite que o fato praticado anteriormente à vigência da lei penal que o define como crime seja punido.
c) O princípio da legalidade ou da reserva legal impede a criação de crimes e a cominação de penas por medidas provisórias.
d) O princípio da lesividade ou da exclusiva proteção de bens jurídicos impede que a lei consagre como crime fato que não acarrete lesão ou perigo de lesão a bem jurídico de terceiro.
e) Tipos penais que não definem com clareza o fato proibido, tornando-o evidente, violam o princípio da legalidade.

B.
User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 12 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a incorreta: a) O princípio da legalidade veda a existência de crime sem lei que o defina e impede a existência de pena sem cominação legal. - Correta, pois reflete o princípio da legalidade (nullum crimen, nulla poena sine lege). b) O princípio da anterioridade permite que o fato praticado anteriormente à vigência da lei penal que o define como crime seja punido. - Incorreta, pois o princípio da anterioridade (nullum crimen, nulla poena sine lege) proíbe punir fatos que ocorreram antes da vigência da lei que os define como crime. c) O princípio da legalidade ou da reserva legal impede a criação de crimes e a cominação de penas por medidas provisórias. - Correta, pois a criação de crimes e penas deve ser feita por lei formal, não por medidas provisórias. d) O princípio da lesividade ou da exclusiva proteção de bens jurídicos impede que a lei consagre como crime fato que não acarrete lesão ou perigo de lesão a bem jurídico de terceiro. - Correta, pois esse princípio exige que haja uma lesão a um bem jurídico para que haja crime. e) Tipos penais que não definem com clareza o fato proibido, tornando-o evidente, violam o princípio da legalidade. - Correta, pois a falta de clareza nos tipos penais pode violar o princípio da legalidade. Portanto, a alternativa incorreta é: b) O princípio da anterioridade permite que o fato praticado anteriormente à vigência da lei penal que o define como crime seja punido.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 12 meses

Analisando as afirmativas sobre os princípios constitucionais penais apresentadas na questão, podemos identificar que todas estão corretas, exceto a alternativa b) O princípio da anterioridade permite que o fato praticado anteriormente à vigência da lei penal que o define como crime seja punido. Na verdade, o princípio da anterioridade estabelece que ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei. Ou seja, a lei penal só pode retroagir para beneficiar o réu, não podendo punir um fato praticado antes da vigência da lei que o defina como crime. Portanto, a alternativa correta, que foi solicitada, é a letra b) O princípio da anterioridade permite que o fato praticado anteriormente à vigência da lei penal que o define como crime seja punido.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

5. (Instituto AOCP – Adaptada) No tocante ao Direito Penal, assinale a alternativa correta.
a) É vedada a edição de medidas provisórias sobre matéria relativa a Direito Penal (art. 62, § 1º, b, CF/88). Nada obstante, o STF firmou jurisprudência no sentido de que as medidas provisórias podem ser utilizadas na esfera penal, desde que benéficas ao agente.
b) O fundamento político do princípio da reserva legal revela a aceitação pelo povo, representado pelo Congresso Nacional, da opção legislativa no âmbito criminal.
c) Com a evolução da sociedade e a modificação dos seus valores, determinados comportamentos, inicialmente típicos, podem deixar de interessar ao Direito Penal. Nesse caso, pode-se afirmar que ocorreu a chamada desmaterialização (liquefação) de bens jurídicos no Direito Penal.
d) O princípio da fragmentariedade se projeta no plano concreto, isto é, em sua atuação prática, o Direito Penal somente se legitima quando os demais meios disponíveis já tiverem sido empregados, sem sucesso, para proteção do bem jurídico.
e) A primeira manifestação do princípio da personalidade da pena no Brasil ocorreu já no período republicano, com o advento do Código Penal de 1890.

a) É vedada a edição de medidas provisórias sobre matéria relativa a Direito Penal (art. 62, § 1º, b, CF/88). Nada obstante, o STF firmou jurisprudência no sentido de que as medidas provisórias podem ser utilizadas na esfera penal, desde que benéficas ao agente.

Mais conteúdos dessa disciplina