Logo Passei Direto
Buscar

Inglês

Outros
As diferenças culturais têm sido o principal objeto de estudo da antropologia social, disciplina essa que compõem com a sociologia e a ciência política as chamadas ciências sociais. Não obstante, a palavra cultura tem sido alvo de constantes modificações, implicando no estudo sobre o processo de desenvolvimento das mais distintas sociedades. Sobre essa questão, é correto afirmar que:
a. A corrente evolucionista da antropologia inaugurada por Edward Tylor presumia uma crítica veemente à possibilidade de comparação de diferentes sociedades a partir de uma escala unilinear, conforme sustentava Clifford Geertz ao propor sua antropologia estruturalista.
b. Segundo Edward Tylor, para se poder comparar o nível de desenvolvimento das sociedades é imprescindível o uso da pesquisa de campo, também conhecida como etnografia ou observação participante, conforme mostrou em seu livro intitulado “Os argonautas do pacífico ocidental”.
c. A corrente evolucionista da antropologia inaugurada por Edward Tylor presumia uma crítica veemente à possibilidade de comparação de diferentes sociedades a partir de uma escala unilinear, conforme sustentava Clifford Geertz ao propor sua antropologia estruturalista.
d. No final do século XVIII e no princípio do XIX, o termo germânico Kultur era utilizado para simbolizar todos os aspectos espirituais de uma comunidade, enquanto a palavra francesa Civilization referia-se principalmente às realizações materiais de um povo. Ambos os termos foram sintetizados por Edward Tylor (1832-1917) no vocábulo inglês, em que Culture passa a ser “este todo complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade”.
e. A principal corrente da antropologia no século XXI e que nasce no século XIX é o evolucionismo, corrente esta que trouxe o principal método para esse campo do conhecimento, com a elaboração da chamada de etnografia..
User badge image
Questões para Estudantes

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada alternativa: a. A corrente evolucionista da antropologia inaugurada por Edward Tylor presumia uma crítica veemente à possibilidade de comparação de diferentes sociedades a partir de uma escala unilinear, conforme sustentava Clifford Geertz ao propor sua antropologia estruturalista. Falso. Edward Tylor era um defensor do evolucionismo e acreditava na comparação entre sociedades em uma escala unilinear, enquanto Clifford Geertz é conhecido por sua abordagem interpretativa, não estruturalista. b. Segundo Edward Tylor, para se poder comparar o nível de desenvolvimento das sociedades é imprescindível o uso da pesquisa de campo, também conhecida como etnografia ou observação participante, conforme mostrou em seu livro intitulado “Os argonautas do pacífico ocidental”. Falso. Embora Tylor tenha enfatizado a importância da etnografia, ele não a considerava imprescindível para a comparação de sociedades em seu modelo evolucionista. c. A corrente evolucionista da antropologia inaugurada por Edward Tylor presumia uma crítica veemente à possibilidade de comparação de diferentes sociedades a partir de uma escala unilinear, conforme sustentava Clifford Geertz ao propor sua antropologia estruturalista. Falso. Esta afirmação é repetida da alternativa "a" e é incorreta pelas mesmas razões. d. No final do século XVIII e no princípio do XIX, o termo germânico Kultur era utilizado para simbolizar todos os aspectos espirituais de uma comunidade, enquanto a palavra francesa Civilization referia-se principalmente às realizações materiais de um povo. Ambos os termos foram sintetizados por Edward Tylor (1832-1917) no vocábulo inglês, em que Culture passa a ser “este todo complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade”. Verdadeiro. Esta afirmação está correta e reflete a síntese que Tylor fez sobre cultura. e. A principal corrente da antropologia no século XXI e que nasce no século XIX é o evolucionismo, corrente esta que trouxe o principal método para esse campo do conhecimento, com a elaboração da chamada de etnografia. Falso. O evolucionismo não é a principal corrente da antropologia contemporânea, que é mais diversificada e inclui várias abordagens, como a antropologia cultural, interpretativa e crítica. Com base na análise, a alternativa correta que contém todos os itens verdadeiros é: d) No final do século XVIII e no princípio do XIX, o termo germânico Kultur era utilizado para simbolizar todos os aspectos espirituais de uma comunidade, enquanto a palavra francesa Civilization referia-se principalmente às realizações materiais de um povo. Ambos os termos foram sintetizados por Edward Tylor (1832-1917) no vocábulo inglês, em que Culture passa a ser “este todo complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade”.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada afirmativa: a. A corrente evolucionista da antropologia inaugurada por Edward Tylor presumia uma crítica veemente à possibilidade de comparação de diferentes sociedades a partir de uma escala unilinear, conforme sustentava Clifford Geertz ao propor sua antropologia estruturalista. Falso, a corrente evolucionista da antropologia, liderada por Edward Tylor, buscava justamente comparar diferentes sociedades em uma escala evolutiva, enquanto Clifford Geertz é conhecido por sua abordagem interpretativa e não estruturalista. b. Segundo Edward Tylor, para se poder comparar o nível de desenvolvimento das sociedades é imprescindível o uso da pesquisa de campo, também conhecida como etnografia ou observação participante, conforme mostrou em seu livro intitulado “Os argonautas do pacífico ocidental”. Verdadeiro, Edward Tylor foi um dos pioneiros na utilização da pesquisa de campo e da etnografia para comparar sociedades. c. A corrente evolucionista da antropologia inaugurada por Edward Tylor presumia uma crítica veemente à possibilidade de comparação de diferentes sociedades a partir de uma escala unilinear, conforme sustentava Clifford Geertz ao propor sua antropologia estruturalista. Falso, como mencionado anteriormente, a corrente evolucionista liderada por Tylor buscava comparar sociedades em uma escala evolutiva. d. No final do século XVIII e no princípio do XIX, o termo germânico Kultur era utilizado para simbolizar todos os aspectos espirituais de uma comunidade, enquanto a palavra francesa Civilization referia-se principalmente às realizações materiais de um povo. Ambos os termos foram sintetizados por Edward Tylor (1832-1917) no vocábulo inglês, em que Culture passa a ser “este todo complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade”. Verdadeiro, essa afirmativa está correta ao explicar a origem e definição do termo "cultura" por Edward Tylor. e. A principal corrente da antropologia no século XXI e que nasce no século XIX é o evolucionismo, corrente esta que trouxe o principal método para esse campo do conhecimento, com a elaboração da chamada de etnografia. Falso, o evolucionismo foi uma corrente importante, mas não é a principal no século XXI, e a etnografia não foi elaborada pelo evolucionismo. Portanto, a alternativa que contém todas as afirmativas verdadeiras é: b) II e IV.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina