Logo Passei Direto
Buscar

Inglês

Outros
justamente por problematizarem a constituição das sociedades a partir da compreensão acerca da existência ou mesmo necessidade de um contrato social que condicionaria os sujeitos a agirem da forma determinada pelos Estados. Dentre os autores mencionados, é correto afirmar que

a. Dentre os autores contratualistas, Karl Marx se destaca por sua defesa veemente do comunismo, em que trata do contrato social questionando a luta de classes produzida pelo modo de produção capitalista.
b. Segundo a concepção liberal de John Locke o mercado seria uma espécie de mão invisível que garantiria o equilíbrio das forças econômicas diante da ameaça marxista.
c. O contrato social foi inaugurado com o positivismo de Auguste Comte que defendia a ordem e o progresso como princípios organizadores do Estado.
d. Foi Jean-Jacques Rousseau quem primeiro defendeu a propriedade, a liberdade e a vida como princípios do liberalismo.
e. Thomas Hobbes presumia que a natureza humana era a natureza de um lobo e que para que pudessem superar esse estado os seres humanos deveriam abrir mão de sua liberdade e entregá-la ao soberano que prometeria a garantia da segurança.
User badge image
Questões para Estudantes

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as informações fornecidas, podemos identificar as seguintes afirmações sobre os autores contratualistas mencionados: a. Karl Marx não é considerado um autor contratualista, mas sim um pensador socialista e comunista que criticava o capitalismo e a luta de classes. Sua abordagem não se encaixa na teoria do contrato social. b. John Locke é de fato um autor contratualista, porém a afirmação sobre a mão invisível e a ameaça marxista não condiz com suas ideias. A referência à mão invisível é mais associada a Adam Smith, autor da Economia Política. c. Auguste Comte não é conhecido por sua teoria do contrato social, mas sim por ser o fundador da corrente filosófica do positivismo. d. Jean-Jacques Rousseau é um autor contratualista que defendeu a ideia do contrato social em sua obra "O Contrato Social", porém a afirmação sobre propriedade e liberalismo não corresponde às suas ideias. e. Thomas Hobbes é um autor contratualista que defendeu a ideia de um contrato social para garantir a segurança e a ordem social, argumentando que os seres humanos abririam mão de parte de sua liberdade em troca de proteção pelo soberano. Portanto, a alternativa correta é: e. Thomas Hobbes presumia que a natureza humana era a natureza de um lobo e que para que pudessem superar esse estado os seres humanos deveriam abrir mão de sua liberdade e entregá-la ao soberano que prometeria a garantia da segurança.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

As diferenças culturais têm sido o principal objeto de estudo da antropologia social, disciplina essa que compõem com a sociologia e a ciência política as chamadas ciências sociais. Não obstante, a palavra cultura tem sido alvo de constantes modificações, implicando no estudo sobre o processo de desenvolvimento das mais distintas sociedades. Sobre essa questão, é correto afirmar que:
a. A corrente evolucionista da antropologia inaugurada por Edward Tylor presumia uma crítica veemente à possibilidade de comparação de diferentes sociedades a partir de uma escala unilinear, conforme sustentava Clifford Geertz ao propor sua antropologia estruturalista.
b. Segundo Edward Tylor, para se poder comparar o nível de desenvolvimento das sociedades é imprescindível o uso da pesquisa de campo, também conhecida como etnografia ou observação participante, conforme mostrou em seu livro intitulado “Os argonautas do pacífico ocidental”.
c. A corrente evolucionista da antropologia inaugurada por Edward Tylor presumia uma crítica veemente à possibilidade de comparação de diferentes sociedades a partir de uma escala unilinear, conforme sustentava Clifford Geertz ao propor sua antropologia estruturalista.
d. No final do século XVIII e no princípio do XIX, o termo germânico Kultur era utilizado para simbolizar todos os aspectos espirituais de uma comunidade, enquanto a palavra francesa Civilization referia-se principalmente às realizações materiais de um povo. Ambos os termos foram sintetizados por Edward Tylor (1832-1917) no vocábulo inglês, em que Culture passa a ser “este todo complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade”.
e. A principal corrente da antropologia no século XXI e que nasce no século XIX é o evolucionismo, corrente esta que trouxe o principal método para esse campo do conhecimento, com a elaboração da chamada de etnografia..

Mais conteúdos dessa disciplina